Aconteceu no último fim de semana, o NASA Space Apps Challenge 2019: o Hackathon da NASA. O NASA Space Apps Challenge é uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo! Os participantes recebem desafios reais desenvolvidos pela Agência Espacial Americana e, para solucionar as questões, recebem acesso a dados da NASA! No Hackathon da NASA, os participantes formam suas equipes e trabalham de forma intensiva para criar uma solução dentro do tema escolhido em 48 horas. Este tipo de evento é uma verdadeira maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e que têm em comum o desejo de criar soluções de impacto mundial.

Leopoldo Rezende, Designer e Front End da Cast Group Belo Horizonte, participou junto aos colegas Rafael Borges, Rafael Pires e Kevin Peró da edição de 2019, propondo a construção de um aplicativo para que deficientes visuais possam contemplar o céu através da música.

O app apresenta uma música ambiente, orquestrada em baixo volume. Foram mapeados todos os planetas e cada planeta foi relacionado a um instrumento musical da orquestra. Ao apontar o celular para o céu, um determinado instrumento musical tem seu som aumentado de acordo com a aproximação do planeta correspondente com o objetivo de elevar a experiência do usuário a um nível de contemplação emocional. Através desta solução, o deficiente visual poderá contemplar e encontrar cada planeta na imensidão do nosso sistema solar.

A solução garantiu ao time o 4º lugar no ranking de BH.
Parabéns ao time pela idealização do projeto!