Considerando todos os avanços tecnológicos, a chegada da rede 5G, sem dúvidas, abre margem para um novo conceito de conectividade.

Isso porque, a rede parte da premissa de fazer uma verdadeira revolução na capacidade de alcance da transmissão e interação de dados. Não à toa que o 5G eleva as expectativas quanto à propagação da Internet das Coisas (IOT), de modo que seja uma realidade em todos os segmentos.

Por sua vez, as indústrias fazem parte do núcleo que pode se beneficiar dessa nova rede. Afinal, diante do elevado movimento da modernização e digitalização dos processos, o 5G torna-se um importante recurso nessa jornada.

Tendo em vista a utilização das redes sem fio como um meio de aprimorar os conceitos de eficiência, produtividade e gestão, o 5G pode ser um grande percussor — já que possui, enraizado na sua composição, o que há de mais tecnológico e inovador.

Uma vez que estamos diante da chegada de mais uma ferramenta altamente capacitada para atribuir melhorias nos sistemas de gestão, cabe às indústrias a tarefa de entenderem qual o papel da tecnologia 5G e como se preparar para este momento.

E é sobre isso que iremos falar ao longo desse texto. Antes, confira os tópicos que serão abordados:

  • Afinal, o que é a rede 5G?
  • Como o 5G impactará as indústrias?
  • Investir no 5G será vantajoso para as indústrias?
  • Como a empresa pode se preparar para a chegada do 5G?

Boa leitura!

Afinal, o que é a rede 5G?

A quinta geração de internet, popularmente conhecida como 5G, se trata de uma nova rede de cobertura móvel, dando sequência às gerações anteriores. Mas, que promete realizar operações de downloads e uploads mais rápidas do o 4Ga geração anterior.

O 5G garante uma maior cobertura e transferência de dados, aumentando significativamente as possibilidades de conexões simultâneas. Outro ponto que se destaca é o fato da rede propor que mais dispositivos operem conectados, estimulando assim a propagação da IOT.

Por sua vez, a rede se difere das redes anteriores, justamente, pelo fato de visar proporcionar experiências, até então, nunca experienciadas pelos dispositivos, de forma rápida e a um menor consumo de energia.

Como o 5G impactará as indústrias?

Levando em conta o cenário da transformação motivado pelo avanço da Indústria 4.0, a rede 5G se configura como mais um importante adendo nessa jornada.

Afinal, com a utilização da quinta geração, torna-se ainda mais favorável implantar diversas melhorias na companhia. Isso é, ter um melhor desempenho na automação dos processos, aperfeiçoar as rotinas de trabalho, bem como obter e fazer o uso da realidade aumentada e sensores inteligentes — já adentrando no conceito do metaverso.

Além disso, o 5G poderá contribuir para a indústria levando maior conectividade, uma vez que, em determinados setores, é inviabilizado o alcance do sinal do Wi-Fi. Ademais, a rede móvel pode ampliar a conexão entre objetos e equipamentos inteligentes, facilitando a troca de informações.

Vale enfatizar que todos esses aspectos ocorrem de maneira rápida e eficaz. Na prática, sua aplicação impactará as indústrias por trazer uma nova perspectiva nos modelos de produção — embasados no que há de mais tecnológico e inovador.

Sendo assim, as indústrias têm muito a se beneficiar mediante aos impactos que a rede 5G irá acarretar, na medida em que constitui um novo cenário da aplicação da tecnologia no dia a dia.

Investir no 5G será vantajoso para as indústrias?

Sim. Investir no 5G é considerado extremamente vantajoso, por ser uma rede que amplia o alcance e eficiência da conectividade, a um baixo custo acessível. Deste modo, a partir da consolidação da tecnologia, embasada na IOT, cria-se um cenário de fábricas inteligentes.

Tendo em vista todos os aspectos do aperfeiçoamento em termos de gestão e praticidade, abre-se margem para diversas vantagens nas organizações. Confira as principais que se destacam nesse meio.

Oferta de novos serviços e produtos

Considerando a chegada da rede em todas as regiões no país, a quantidade de usuários adeptos a essa nova tecnologia, certamente, irá aumentar gradativamente.

Desta forma, será possibilitada a criação de novos tipos de serviços e produtos, com foco em abranger esse público, independentemente do local em que estejam.

Flexibilidade e redução de custos

A flexibilidade do 5G se configura como mais uma importante vantagem nesse meio. O alcance da rede permite que seja equiparada ao desempenho das redes de fibra óptica, tendo, como diferencial, o fato de ser em Wireless. Deste modo, é obtida maior redução de custos de infraestrutura e energia no processo.

Melhor visão computacional

Ao invés de ser necessário conectar diversos aplicativos e sistemas para uma ampla visão computacional, com o 5G, isso deixa de ser necessário. Isso é, a alta velocidade da tecnologia contém uma maior capacidade de armazenamento e transmissão de dados, sem a necessidade de aplicar o uso de diversos recursos.

Agilidade das operações

Com a utilização da rede 5G, ganha-se maior agilidade nas operações, considerando sua alta potência e conectividade. Na medida em que os colaborares fazem uso do mesmo recurso, tornam-se mais fáceis o acompanhamento e o monitoramento de cada etapa, a fim de ter um maior controle.

Certamente, para além dessas vantagens, a segurança de dados também ganha destaque. Afinal, levando em conta a digitalização do segmento, investir em uma tecnologia eficiente eleva a eficiência de manusear sistemas de forma segura e ampla.

Como a empresa pode se preparar para a chegada do 5G?

Embora a rede 5G já seja uma realidade, ainda estamos vivenciando o processo de passo a passo, rumo à expansão da tecnologia em todo o país. Todavia, isso não é sinônimo de ficar de braços cruzados, mas de utilizar esse período para adaptar a empresa rumo a sua chegada.

Segundo uma pesquisa da KPMG Brasil, 56% da cadeia produtiva nacional já tem o 5G como parte da sua agenda estratégica. Entretanto, 27% dessas empresas não tem um cronograma definido, e o restante acredita que levará até dois anos para realizar os investimentos.

Tais fatos reforçam a dificuldade que o meio industrial ainda possui para adotar novas tecnologias — principalmente, as consideradas mais complexas. E, em se tratando da rede 5G, cabe às indústrias a missão de estarem prontas para quando o alcance da rede chegar.

Deste modo, o primeiro passo nessa jornada é, justamente, garantir que tanto os recursos de TI quanto a conectividade ganhem mais espaço na organização, a fim de consolidar novas medidas eficientes e promissoras.

Não à toa que a rede 5G se configura como uma excelente oportunidade nestes aspectos, uma vez que, sendo a tecnologia mais rápida, estável, confiável e de baixa latência, logo tem a capacidade de transformar a automação e a informatização industrial.

Assim, para as empresas que querem se preparar para a chegada do 5G, é fundamental estruturar os processos e identificar pontos de atenção que precisam ser solucionados.

Isso é, analisar de qual forma a organização tem investido em ações que visem facilitar e implementar medidas que tragam ganhos significativos para o time, bem como prepará-los para manusearem uma rede conectada a uma alta velocidade e alcance.

Considerando que ainda há diversas vertentes que o 5G poderá adentrar, além das variadas aplicações, certamente, definir um foco e uma estratégia devem fazer parte do cronograma da indústria.

Isso facilitará visualizar os ganhos e benefícios e criar projeções assertivas quanto a sua adesão. Ficou interessado em saber mais sobre as vantagens do 5G para a organização? A Cast Group pode te ajudar!

Com 30 anos de mercado, a Cast Group é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologia e automação, atuando com consultorias e soluções de TI a TA e outsourcing de desenvolvimento, aplicações e infraestrutura, sendo uma das principais parceiras da empresa alemã SAP — uma referência mundial do tema.

Visite o site da Cast e saiba mais sobre os nossos serviços.

Conclusão

A chegada da rede 5G impactará a vida de todos. Até porque, a alta tecnologia embarcada em sua criação abre margem para diversos cenários de aplicação e uso.

Nesse cenário, o meio corporativo também faz parte do núcleo que deverá estar preparado para o que está por vir e seus leques de oportunidades — o qual tem muito a se beneficiar com a implantação da quinta geração.

Isso é, a eficiência, a agilidade e a segurança são aspectos favoráveis para suprir uma dor latente no mercado, que é o fato de lidar com limitações no processo de conexão e controle entre empresa e colaborador.

Deste modo, estar atendo aos impactos da rede 5G é, sem dúvidas, uma maneira de sair na frente, levando em conta a ampla competividade. Assim, preparar e estruturar as empresas e capacitar as equipes se tornam ações valiosas nesse processo.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.

Leave a Reply