O setor de tecnologia da informação (TI) está cada vez mais presente nas organizações, e seus profissionais são altamente requisitados. Afinal, com o crescimento do movimento de transformação digital nas empresas, a área torna-se essencial.

Por sua vez, o setor de TI ainda possui divergências em relação a sua atuação, tendo em vista que, para muitos, se trata apenas de uma área de suporte. No entanto, o TI pode contribuir estrategicamente para a empresa, impactando positivamente nos processos internos e na relação com os clientes.

Ou seja, o TI tem a capacidade de realizar uma performance atingindo todos os departamentos da companhia, agindo em conjunto com as necessidades e prioridades estabelecidas.

No entanto, para chegar nesse ponto, é crucial que haja um alinhamento estratégico, visando potencializar o protagonismo e alcance do setor em prol do desempenho da companhia.

Neste texto, vamos abordar como a área de TI pode contribuir estrategicamente para a empresa, desde a automação de processos até a otimização dos serviços.

Antes, confira os tópicos:

  • Qual a importância do setor de TI para a empresa?
  • Como a área de TI pode contribuir estrategicamente para a empresa?
  • Quais os benefícios em transformar o TI em estratégico?
  • Como soluções tecnológicas podem auxiliar a área de TI na sua atuação estratégica?

Vamos começar.

 

Qual a importância do setor de TI para a empresa?

A área de TI é fundamental para o sucesso de qualquer empresa nos dias de hoje. Principalmente, tendo em vista o atual cenário da economia global cada vez mais competitiva, em que as companhias precisam de soluções tecnológicas que lhes deem vantagem competitiva.

Deste modo, as empresas precisam adaptar-se ao rápido ritmo da tecnologia e às tendências de mercado para se manterem à frente de seus concorrentes. Neste aspecto, o setor de TI tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento estratégico de um negócio – contribuindo de várias maneiras.

Em primeiro lugar, a área pode ajudar a organização aumentar sua eficiência, otimizando seus processos que envolvem gerenciamento de dados, armazenamento e conectividade, bem como aumentando a produtividade.

Nesse cenário, o uso de sistemas de automação também pode melhorar o serviço de atendimento ao cliente, permitindo que aproveitem o tempo de seus funcionários de forma eficiente.

Outra área em que a TI pode contribuir é a análise de dados e tendências, com a qual as companhias podem tomar decisões assertivas baseadas nas informações obtidas.

Além disso, a área de TI também desempenha um papel essencial na proteção de dados. Estamos cada vez mais nos tornando dependentes da tecnologia para realizar tarefas cotidianas, e isso cria uma necessidade cada vez maior de proteger os dados confidenciais da empresa.

Com isso, o TI pode desenvolver e implantar medidas de segurança eficazes para ajudar a garantir que as informações da empresa estejam protegidas contra ameaças externas.

A área de TI também pode contribuir para o crescimento e o sucesso de uma empresa por meio do desenvolvimento de novas ferramentas que permitem que as empresas explorem novos mercados. E, ao aproveitar os recursos de tecnologia para melhorar os serviços e produtos, as empresas podem aumentar o alcance de seus negócios e construir uma base de clientes mais ampla.

Levando em conta como a tecnologia continua se desenvolvendo, torna-se cada vez mais importante que as empresas utilizem a área de TI para seu próprio benefício estratégico, tendo a chance de elevar sua eficiência, desempenho, e aumentando assim suas chances de sucesso e vantagem competitiva.

 

Como a área de TI pode contribuir estrategicamente para a empresa?

Na era atual, a tecnologia da informação tem sido fundamental para as empresas em todos os setores de mercado. Isso porque a área de TI possui diversos recursos importantes, entre eles a capacidade de gerar estratégias de inovação que ajudam as organizações a criarem sólidas vantagens competitivas.

Além disso, o setor de TI contribui diretamente para o sucesso da empresa ao oferecer aos seus clientes soluções tecnológicas inovadoras e exclusivas.

Neste contexto, a área pode contribuir estrategicamente para a organização, primeiramente por ajudar a identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio.

Entretanto, é importante que as empresas compreendam que a TI não é apenas uma área de suporte, mas também uma área de criação de valor para o negócio.

Afinal, ela tem o potencial de apoiar a execução de estratégias de negócios, como a implementação de recursos digitais que ajudam a aumentar a competitividade no mercado.

Um exemplo é a implantação de um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente ou o uso de processos de automação para a transformação digital do negócio.

O setor de TI também pode ajudar as empresas a melhorarem a sua eficiência, reduzindo a redundância dos processos. Isso é possível através da implantação de soluções tecnológicas que facilitam o acesso a recursos e informações, que ao automatizar processos, a empresa obtém resultados mais rápidos, com menos custos e mais eficiência.

Deste modo, a área de TI é uma importante aliada da estratégia da empresa. O setor em si tem o potencial de influenciar drasticamente o desempenho de uma organização. Portanto, é fundamental que ela seja vista como uma parte importante de sua estratégia global.

 

Quais os benefícios em transformar o TI em estratégico?

A área de TI é importante para as empresas – isso já sabemos. Por sua vez, é preciso ter conhecimento acerca dos benefícios que o setor oferece para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, e contribuir de forma efetiva para a implementação de estratégias de negócios mais eficazes.

Conheça quais são as principais vantagens de transformar o TI em estratégico:

Redução de custos

Esse é, sem dúvidas, o desejo de toda organização. Através do setor de TI atuando estrategicamente, torna-se possível reduzir custos de diversas maneiras. Entre elas está a aquisição de novos equipamentos, levando em conta a usabilidade de cada colaborador.

Ou seja, a performance e necessidade de uso são garantidas, mantendo um investimento menor do que padronizar aqueles desse tipo.

Acompanhamento das novas tecnologias

A todo instante, surgem novas mudanças no campo da inovação. Com a área de TI detendo de maior liberdade operacional, o setor conseguirá estar inteirado daquilo que é novidade no mercado e traçar metas de incorporá-las na companhia.

Ambiente seguro

As informações são algo precioso para as organizações e requerem cuidados e segurança. Essa é uma missão da área de TI, que torna-se mais fácil de garantir a eficiência tendo em vista que passarão a utilizar softwares e ferramentas com base nas necessidades da empresa.

Melhor comunicação da equipe

Considerando que a área de TI transita por todos os departamentos, seu uso estratégico ajuda no melhor monitoramento e sinergia entre as equipes. Isso é, ao colocar o setor nos moldes de definição do planejamento estratégico, facilita o acesso às informações e dados, permitindo a maior colaboração entre si.

Todos esses benefícios resultam na agilidade de integração dos aspectos da inovação e tecnologia, o que garante que as empresas alcancem resultados promissores por meio do TI.

 

Como soluções tecnológicas podem auxiliar a área de TI na sua atuação estratégica?

É inegável que a área de TI tem tido um papel cada vez mais relevante na gestão das empresas nos dias de hoje. A tecnologia e o controle dos processos têm sido extremamente úteis para otimizar o trabalho e aumentar a eficiência das organizações.

Por essas razões, se faz necessário que as empresas estejam sempre antenadas nas novidades tecnológicas, e que as soluções de TI sejam analisadas estrategicamente com o intuito de levar a empresa para o próximo nível.

E como as soluções tecnológicas podem auxiliar nessa jornada? Primeiro, é preciso entender e mapear as necessidades da organização.

É importante ter conhecimento do contexto do negócio e entender que nem toda solução tecnológica encontrada no mercado se encaixa na realidade da empresa. Isso significa que, antes de adquirir qualquer solução, as organizações devem avaliar se essa tecnologia trará melhores resultados à empresa.

Além disso, é importante que a área de TI entenda que o uso da tecnologia vai além de hardware e softwares, e até mesmo das soluções de armazenamento. É fundamental que a equipe compreenda que aquisições de recursos tecnológicos devem estar alinhadas com a estratégia de longo prazo da empresa.

A utilização de serviços na nuvem, tanto para armazenamento quanto para processamento de dados, tem se mostrado uma ótima solução para as empresas. Essa abordagem pode ajudar a economizar tempo e reduzir custos, pois não é necessário a compra de equipamentos, nem a contratação de serviços especializados para o gerenciamento da infraestrutura.

A tecnologia também pode ajudar a melhorar a experiência dos clientes, seja no processo de compra ou na entrega de produtos. As organizações podem aproveitar soluções como analytics para entender o comportamento dos usuários no seu site ou em sua loja e saber o que pode ser melhorado.

Além disso, a automatização de processos é outra grande tendência na área de TI que tem ajudado muitas empresas a aumentarem a eficiência de suas operações.

O setor de TI é capaz de contribuir de forma estratégica para a empresa, trazendo não somente benefícios operacionais, mas também impactos significativos, como melhoria da reputação, da segurança dos dados, da produtividade, da rentabilidade e da competitividade, tudo para o crescimento orgânico da empresa.

Para que tudo isso seja possível, é necessário contar com uma equipe qualificada, que tenha conhecimento em Tecnologia da Informação e que entenda como devem ser avaliadas e implementadas as soluções de TI com o objetivo de solucionar problemas e trazer resultados positivos para a empresa.

E, nisso, a Cast group pode te ajudar!

Com 30 anos de mercado, a Cast group é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologia e automação, atuando com consultorias e soluções de TI a TA e outsourcing de desenvolvimento, aplicações e infraestrutura, sendo uma das principais parceiras da empresa alemã SAP — uma referência mundial do tema.

Visite o site da Cast e saiba mais sobre os nossos serviços.

 

Conclusão

Não há mais como separar a importância da tecnologia no dia a dia das organizações. Assim, é fundamental envolver a área de TI nos processos, a fim de obter resultados promissores.

Isso é, mais do que um setor de suporte, o TI tem a habilidade de agregar em pontos favoráveis no desempenho da companhia, partindo do princípio que está constantemente atrelado nos pilares da inovação.

Por isso, se o seu setor de TI ainda não é estratégico, está na hora de mudar isso no seu planejamento anual.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.

Leave a Reply