Hoje o mundo da tecnologia já se beneficia com a análise de dados, principalmente quando se trata da mudança de cultura para se tornar uma empresa orientada aos dados. O cenário empresarial em constante mudança requer decisões comerciais importantes e o embasamento necessário para esta tomada de decisão vem de uma aquisição de dados eficiente.

Uma empresa que se preocupa com uma tomada de decisão eficiente deve pensar em ir além de uma análise de dados, surgindo então o conceito de análise de insights. Esta mudança consegue proporcionar maior relevância para os indicadores do negócio e com isso transformar de fato a cultura da empresa, se tornando orientada aos insights.

Quer saber mais do porque mudar a análise de dados da empresa para uma análise de insights? Continue acompanhando a nossa publicação!

O QUE SIGNIFICA UMA ANÁLISE DE INSIGHTS?

Os dados estão em todos os lugares e as empresas que se preocupam em se manter ativas no mercado reconhecem este fato, coletando dados de diversas fontes e diversos negócios. As decisões não são mais tomadas com base apenas na intuição e pensamento de um grupo seleto de diretores e os dados influenciam diretamente na criação de uma estratégia empresarial que se mostre sustentável ao negócio.

Mas e o que significa de fato uma análise de insights? É ir além da análise de dados? Sim, uma análise de insights vai além do que somente processar os dados.

Estas empresas que já passaram pela transformação digital e já enxergam impactos positivos nestes dados agora estão buscando agregar mais valor ainda ao negócio com a geração de insights e realizam estas análises de forma mais avançada. Ao se preocupar com os insights, proporcionam uma melhor orientação nas decisões empresariais e melhoram a forma como entendem os seus dados.

Uma empresa que se preocupa em realizar análises de insights consegue criar modelos operacionais que se baseiam nos seus dados, mas vão além de simplesmente analisar o dado em si. Consegue melhorar também a qualidade e integração entre as fontes dos dados, indo além dos indicadores atuais com base nestes dados desconexos.

Quais os desafios da evolução para uma análise de insights

As empresas que já evoluíram de uma análise de dados para uma análise de insights passaram por alguns desafios e o primeiro que pode ser pontuado é a falta de ação com base nos dados que foram coletados. Ter muito dado não necessariamente se transforma em tomar muitas decisões acertadas, onde as empresas lutam para ter ações efetivas com base nestes dados.

Outro desafio que pode ser pontuado é com base na lentidão na coleta dos dados e na demora da análise para a geração de indicadores que serão utilizados pelo negócio. Além disso, algumas empresas coletam os dados simplesmente por coletar, criando os famosos “Data Lakes” para que num futuro incerto tudo isso seja analisado e processado para gerar benefícios.

Tomar e suportar decisões comerciais com base nos dados é um dos desafios que devem ser vencidos para que o negócio possa construir as vantagens competitivas necessárias e mudar de vez a visão na tomada da decisão. É uma mudança de paradigma de fato, onde os modelos operacionais são baseados nos insights e não somente nos dados coletados, permitindo uma melhor visão do que está ocorrendo com a empresa e com os seus indicadores.

E EXISTEM BENEFÍCIOS PARA A EVOLUÇÃO DA ANÁLISE DE DADOS PARA UMA ANÁLISE DE INSIGHTS?

Este tipo de evolução, mesmo com alguns desafios que podem ser superados, oferece um número maior de benefícios e impacta diretamente em melhores análises preditivas e prescritivas. A análise de insights se mostra mais eficaz ao negócio e permite um grande benefício que é a adoção do aprendizado contínuo com base nos dados e nos insights.

Os insights também permitem que as ações sejam efetivamente tomadas e gerando uma colaboração maior entre os clientes e o negócio, além de uma camada maior de automação no sistema empresarial. Esta camada de automação melhora a velocidade de adoção de melhores práticas ao negócio, além das práticas ágeis.

A integração dos dados e a melhora na coleta destes dados e posterior gerenciamento também permite que uma equipe multidisciplinar seja criada, integrando ainda mais os times e os setores responsáveis pelos dados. Estes resultados se tornam claros com a melhora no alcance dos objetivos da empresa e a transversalidade da informação em todo o ambiente empresarial.

Os insights e a eficiência ao se trabalhar com dados

Um dos benefícios e também um dos desafios ao se evoluir o trabalho com os dados para a análise de insights é a inconsistência na qualidade dos dados e na conexão com as diferentes fontes de dados. E aqui é explicado a razão da dualidade de benefício e desafio – este desafio quando superado, gera muito mais eficiência ao negócio e insights muito mais valiosos, frente a integração com os silos de dados.

Um tipo de eficiência ao se trabalhar com uma análise de insights é a concretização rápida do que se está coletando e permitir que esta análise de insights possam ser o mais contextual possível, além de abranger o maior número de cenários possível. Esta eficiência também permite que o investimento em insights seja mais fácil e se torne um pilar estratégico da empresa, principalmente num mercado tão competitivo quanto o atual.

Outro ponto de ganho com a eficiência é através do melhor gerenciamento de dados, sendo capaz de acessar e trabalhar com o dado de forma rápida, adotando novas tecnologias como as da SAP para auxiliar neste tipo de trabalho. A SAP consegue auxiliar também na unificação dos dados em torno de uma plataforma única, melhorando a visibilidade do dado e a eficiência ao fornecer uma plataforma consolidada para o trabalho e para geração definitiva de insights.

Veja o infográfico abaixo com o estudo encomendado pela SAP (How To Become An Insights-Driven Business – 2017) e desenvolvido pela Forrester Research e conheça um pouco mais da importância deste tema:

Infográfico - Dados x Insights

SAIBA MAIS!

Trabalhar com uma análise de insights é um ótimo ponto para a melhora de eficiência e o gerenciamento do dado em si quando se compara com uma análise de dados, principalmente em empresas que possuem um grande volume de informação. A SAP pode auxiliar diretamente na criação de uma cultura e adoção de uma análise de insights, acarretando em benefícios diretos para a empresa. Continue acompanhando as nossas publicações e caso tenha interesse em mais informações neste tema, mande-nos uma mensagem.

Leave a Reply