O investimento em inovação na indústria definitivamente tem rendido bons frutos. Os executivos que apostaram na tecnologia para modernizar seus negócios viram seu capital retornar de forma definitiva e galgaram ainda mais competitividade.

O aperfeiçoamento sempre faz sucesso no mercado: seja impulsionar o aumento da qualidade de entrega entre players do mesmo segmento ou por considerar a preferência dos consumidores, construindo relevância.

Devemos lembrar que, em meio a tantas ofertas, as companhias inovadoras se destacam no mercado e chamam mais a atenção do público. Por sua vez, este começa a responder em um processo que começa na pura curiosidade, mas que pode se estender, transformando-se em confiança e fidelização.

De acordo com a abordagem trabalhada, (ou seja, foco no cliente, qualidade das entregas ou diferenciação dos produtos), o que é positivamente diferente salta aos olhos e quebra barreiras.

A partir de informações do IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) constatou que empresas que investem em itens antes inexistentes no mercado podem precificar até 30% a mais que seus concorrentes, pois os clientes estariam realmente dispostos a pagar a diferença.

É por isso que os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) crescem em importância nas grandes manufaturas brasileiras, que começam a entender o quanto o avanço tecnológico pode ser muito mais uma questão de lucratividade do que investimento.

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA

Embora a indústria 4.0 ainda esteja caminhando à passos lentos no Brasil devido à desinformação, já é possível notar uma mudança de mentalidade entre os donos de fábricas.

Sobretudo, pelas novas formas de consumo que a maior crise sanitária que já enfrentamos criou e os impactos que as mudanças repentinas trouxeram.

Cabe citar, por exemplo, que com as medidas de cautela adotadas pelo governo devido à disseminação do vírus e o cuidado com o distanciamento social, as indústrias que tinham parte da sua produção feita por robôs ou aprimoradas pela tecnologia conseguiram manter um bom nível de entrega. Mesmo com a redução de carga horária ou afastamento de seus funcionários.

Por outro lado, muitos setores sofreram com a falta de matéria prima ou tiveram o custo de produção muito elevado por conta de sistemas analógicos. Com isso, toda a cadeia de produção perdeu, influenciando diretamente na economia.

Inclusive, já citamos anteriormente dados da consultoria McKinsey que  revelam que a inovação industrial tende a reduzir os custos de manutenção de equipamentos em cerca de 40%, além de tornar o trabalho entre 10% e 25% mais produtivo.

Inovação na indústria brasileira e em outras partes do globo

Vislumbrar esse futuro (próximo) é a chave para alcançar uma maior fatia de market share em seu nicho.

A OCDE, por exemplo, conta com países que investem cerca de 2% do PIB em Pesquisa e Desenvolvimento. Já na Coréia do Sul, que abriga gigantes como a Samsung, por exemplo, esse investimento ultrapassa os 4%.

Não é à toa, então, que os países mais competitivos mundialmente estejam entre os que mais se preocupam e oferecem verba para  o novo.

Por aqui, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que indústrias que utilizaram tecnologias como Big Data, impressão 3D, realidade aumentada e simulações digitais apresentaram lucro igual ou maior em 2020 – mesmo em um cenário de crise.

Ainda com dados da CNI, 83% dos empresários brasileiros entrevistados entendem que precisarão investir massivamente em inovação para sobreviver, principalmente no setor produtivo. Destes, 31% citam que o capital direcionado para essa finalidade será alto ou muito alto nos próximos cinco anos.

Dentre os que já investem, 55% reconhecem que o aperfeiçoamento aumentou exponencialmente a produtividade. Sobretudo no agronegócio, onde os empresários mencionam ganhos de cerca de 69% em relação a esse fator.

A Gerdau, por exemplo, entendeu a importância da cadeia de valor e incentiva e colabora para que micro e pequenas empresas fornecedoras se aprimorem na entrega de seus produtos e serviços. Obviamente, quanto maior o nível de qualidade dos prestadores, maior a relevância do produto final que a gigante entrega para o cenário brasileiro.

São visões inovadoras como essa que formam instituições líderes no mercado e com grande capacidade de exportação e expansão.

COMO INVESTIR EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA?

Primeiramente, é preciso identificar quais são os gargalos produtivos. Os executivos precisam observar os resultados e conversar com os colaboradores para entender o que pode e deve ser melhorado. As oportunidades podem estar em todos os lugares: em atualizar o maquinário, gerando menos custos ou atrasos, na automatização de processos, monitoramento eficiente, desenvolvimento de linhas diferenciadas, entre outras.

Cabe pesquisar o que outras empresas têm feito, buscar por cases de sucesso e conversar com engenheiros, profissionais da TI e mesmo quem lida com a operação no dia a dia. Entenda as dificuldades e trace um paralelo com as potencialidades para entender qual o tipo ideal de investimento.

Porém, algo é certo: se a sua indústria ainda conta com um sistema de gestão empresarial arcaico, é bem provável que você esteja subaproveitando os seus recursos.

Contar com um ERP que comporte todas as peculiaridades fabris e sua devida administração, contando com soluções que efetivamente podem transformar e evoluir a sua companhia é essencial.

Através do melhor sistema de gestão de mercado, os processos se tornam mais simples, integrados e ágeis. E nunca o contrário.

Portanto, a Cast group, que há anos supre as necessidades das melhores e maiores empresas brasileiras, oferece o SAP S/4Hana, que integra cada mínima etapa do dia a dia e traz relatórios precisos e cheios de insights valiosos para melhor tomada de decisão.

Além de poder ser hospedado na nuvem (e assim, ser acessado de qualquer dispositivo, em tempo real), ele fará com que haja aproveitamento total dos insumos e de tempo, gerando economia e também muito mais eficiência.

Conheça o nosso trabalho e veja como podemos ajudar a colocar a inovação no centro do seu negócio, tornando-o potencialmente mais valioso.