A Internet das Coisas (IoT) é uma grande tendência que pode gerar novas oportunidades de negócios, transformando a maneira como os humanos e as máquinas funcionam. Segundo a McKinsey, a IoT terá um impacto econômico total de US $ 4 a 11 trilhões por ano até 2025. Porém, buscando acompanhar essa tendência, muitas organizações estão vendo seus projetos de IoT falharem.

Segundo a pesquisa IoT Signals da Microsoft, publicada em 2019, um terço dos projetos IoT falham ainda na fase de prova de conceito. Mas por que será que isso acontece? Quais são os fatores que levam os projetos de IoT falharem?

Ainda de acordo com a pesquisa IoT Signals, 38% dos decisores de IoT incluem como principal desafio a complexidade técnica das soluções, 29% a falta de conhecimento e outros 29% a falta de orçamento ou recursos.

A verdade é que a Internet das Coisas é uma tecnologia de alta complexidade que ainda está evoluindo, e as empresas ainda buscam se adaptar a essa realidade. Porém, compreender quais são os principais fatores que podem fazer os projetos de IoT falharem é essencial para minimizar os riscos.

QUE TIPO DE PROBLEMAS A IOT RESOLVE?

Dentre os diferentes problemas, a IoT pode melhorar a segurança e a produtividade da força de trabalho e economizar tempo, fornecendo acesso aos dados certos no momento certo. O acesso a dados críticos, quando necessário, é uma grande vantagem para qualquer empresa progredir mais rapidamente e ter um desempenho maior.

Para que isso funcione na prática, os dispositivos IoT têm sensores, software e tecnologias incorporados para capturar dados em tempo real de locais com envolvimento humano limitado ou nenhum. A maioria dos dispositivos IoT são usados para coleta automática de dados que ajuda os humanos a ajustar e melhorar a eficiência do processo.

Veja como funciona um sistema IoT:

  • Os dispositivos IoT são fixados em máquinas / equipamentos / ativos e os sensores do dispositivo começam a coletar os dados da superfície.

  • Os dados capturados são repassados para a nuvem via Bluetooth ou por meio de algum tipo de conectividade.

  • Os dados são processados na nuvem. A plataforma IoT analisa os dados e os mapeia com métricas ou valores pré-configurados. Se houver uma incompatibilidade de dados ou qualquer desvio, um alerta imediato é enviado aos usuários. Os usuários podem então agir sobre o problema e resolvê-lo rapidamente. Isso melhora a eficiência do processo.

 

IoT

 

6 FATORES QUE FAZEM PROJETOS DE IOT FALHAREM

1. Custos de conectividade

A expectativa geral em TI é que a largura de banda seja muito barata. A maioria das operadoras de celular não oferece planos de dados ilimitados? Mas quase nada disso é verdade para a conectividade remota, onde uma mistura de satélite e 4G / LTE estendido deve tomar o lugar das redes de fibra.

O custo mais alto pressiona o ROI do projeto de IoT. Além disso, isso também cria uma necessidade de otimizar o tráfego e gerenciar a largura de banda de forma proativa – o que pode mudar o orçamento do projeto.

2. Gerenciamento do fluxo de dados

O produto de qualquer projeto de IoT são os dados, cuja análise rende valor: redução do tempo de inatividade por meio de manutenção preditiva, melhor gerenciamento de riscos ou maior produtividade.

Coletar dados do mundo físico e torná-los digitais é o primeiro passo fundamental. Os dados, no entanto, vêm de uma infinidade de sensores físicos e, na maioria dos sites, integrá-los é o maior desafio. Esses sensores e dispositivos precisam se conectar e operar em uma ampla variedade de canais, de LTE e Wi-Fi privados a LORA e Bluetooth.

Essa complexidade no gerenciamento do fluxo de dados leva muitos projetos de IoT falharem, pois representa passos adicionais no projeto e aumenta os custos previstos. Além disso, eleva o tempo necessário para tirar o planejamento do papel e pode causar falhas operacionais.

3. Integração de sistemas

É necessário um alto nível de sofisticação em engenharia de sistemas e integração em locais distantes para fazer a solução de ponta a ponta funcionar conforme o esperado e garantir o fluxo desses dados. Um processo eficaz de IoT deve considerar os seguintes componentes:

  1. Coisas: são as “coisas” que queremos medir ou atuar de forma remota. Podem ser máquinas ou equipamentos, pessoas, ambientes ou qualquer outra coisa que precise ser monitorada de alguma forma.

  2. Sensores e atuadores: são os dispositivos que serão utilizados para coletar e enviar informações das “coisas” que serão monitoradas.

  3. Redes de comunicação: são os meios pelos quais os sensores e atuadores enviam e recebem as informações coletadas ou comandos para executar alguma ação. Os meios de comunicação podem ser redes como a rede celular, WiFi, Bluetooth, ou as voltadas para IoT – como rede LORAWAN, Sigfox ou NB-IoT.

  4. Internet: são as aplicações que tem como objetivo analisar os dados recebidos e transformá-los em informação entendível para o usuário final, possibilitando a tomada de decisão e até a atuação remota em muitos casos.

Cada um desses componentes possui características distintas, com desafios característicos e que exigem conhecimento especializado em cada um deles. Se eles não forem integrados corretamente, a consequência é um aumento das chances dos projetos de IoT falharem.

4. Falta de compreensão dos riscos de segurança cibernética da IoT

Quando se trata de qualquer implementação de tecnologia, o foco na segurança de dados e dispositivos é fundamental. Relatórios de ciberataques crescentes e violações de dados devido a dispositivos IoT inseguros estão aumentando.

Muitas empresas que não percebem a profundidade e amplitude dos riscos de segurança cibernética estão enfrentando a ira dos clientes, fazendo-os perder a confiança na marca.

5. Implementação de IoT para solucionar um único problema

Outro grande erro que leva os projetos de IoT falharem é criar um projeto para resolver um ou dois problemas isolados. Isso gera um impacto negativo quando sua empresa precisar dimensionar as implementações de IoT para outros processos / áreas.

O planejamento holístico para a implementação de IoT é necessário para identificar os pontos de integração entre os processos, utilizando a infraestrutura de IoT de forma eficaz para ter uma implementação bem-sucedida em toda a organização.

6. Falta de profissionais qualificados

Segundo a pesquisa IoT Signals, apenas 33% das empresas que usam IoT acham que suas empresas têm trabalhadores e recursos adequados para ver seus projetos até a realização. Essa falta de profissionais capacitados é outro fator determinante para vermos projetos de IoT falharem.

Ter conhecimento limitado de IoT geralmente leva a complicações no desenvolvimento do projeto. Especialmente, as pequenas empresas que não podem envolver sua equipe para trabalhar em um projeto de IoT, pois têm prioridades e funções em mudança para desempenhar todos os dias.

Você já conhecia os principais fatores que fazem projetos de IoT falharem? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Fale com nossos especialistas!