À medida que a tecnologia ganhou espaço nas indústrias, abriu-se margem para a chamada transformação digital. Assim, a forma como as empresas fabricavam e gerenciavam as operações passou por mudanças.

E, como ninguém faz nada sozinho, reforçou-se a necessidade de investir em serviços de terceirização para agregar ainda mais valor aos processos. Deste modo, investir em parcerias tornou-se uma solução viável para as companhias que almejam avançar a transformação digital.

Dentre as diversas tecnologias e serviços, destacam-se o BPO (Business Process Outsourcing), que permite que as empresas concentrem seus esforços nas suas competências principais, e o RPA (Robotic Process Automation), que aplica a utilização de maquinários para investir na automatização dos processos.

A combinação de um ou mais recursos ajuda a garantir o melhor resultado viável, bem como a inserção da empresa no cenário de transformação e digitalização dos serviços.

Contudo, é importante entender como cada um dos serviços funciona e entender seus benefícios para a empresa. E é isso que iremos abordar ao longo deste texto.

Confira os tópicos:

  • O que é BPO e RPA?
  • Implementar o BPO e RPA na empresa é vantajoso?
  • Como o BPO e o RPA contribuem para a transformação digital?

Boa leitura.

 

O que é BPO e RPA?

Diariamente, vemos diversas siglas do universo da tecnologia que são correspondentes a algum tipo de serviço que pode ser adquirido. Desta forma, é fundamental conhecer cada uma delas para identificar se a organização deve ou não aderir.

Começando pelo BPO, a sigla é correspondente ao Business Process Outsourcing, que traduzido do inglês significa “Terceirização de Processos de Negócios”.

A modalidade surgiu na década de 90, como um modelo de terceirização de serviços dos processos empresariais. Porém, foi nos anos 2000, com o boom tecnológico e digital, que as organizações sentiram a necessidade de investir na terceirização.

Assim, o BPO atua com o objetivo de otimizar os processos das empresas, ofertando recursos de TI para aumentar a produtividade. A ideia central do serviço é de que tudo aquilo que não faz parte da atividade principal da organização, seja terceirizado para fornecedores externos.

Já o RPA (Robotic Process Automation), que traduzido do inglês significa “Automação Robótica de Processos”, se trata de um método para automatizar os processos transacionais, tendo como base regras específicas.

O RPA surgiu a partir da soma de diversos processos ao longo das décadas. Isso porque, desde a segunda revolução industrial, a ideia de automação e fluxo de trabalho já era interiorizada.

Contudo, o conceito só ganhou força e popularidade na década de 90 com os primórdios da internet. Cada avanço tecnológico que foi conquistado contribuiu com a consolidação do RPA.

Cabe destacar que a automação não deve ser confundida com a robotização. Isso é, os robôs do RPA são utilizados para programar dados e aplicativos da mesma forma que a mão de obra humana faria – algo extremamente eficiente, já que as ferramentas possuem a habilidade de reconhecer padrões e realizar a comunicação interna.

O fato do RPA e o BPO terem em sua base a aplicação da tecnologia, torna favorável a migração da empresa ao cenário de transformação digital – que favorecem o desempenho da companhia.

 

Implementar o BPO e RPA na empresa é vantajoso?

Sim. Contar com o apoio do BPO e RPA é vantajoso, uma vez que as organizações sentem cada vez mais a necessidade de ingressarem na era digital.

A combinação de dois serviços, operando de forma conjunta na empresa, pode contribuir com ganhos significativos para a companhia. Não à toa, as modalidades já vêm despertando interesse por serem um mercado altamente promissor.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela instituição Reportlinker.com, até 2028, o valor de mercado  só do RPA estimado para as Américas do Sul e Central é de mais de 1 bilhão de dólares.

Vislumbrando o potencial interesse do uso dessas tecnologias, cabe destacar quais são as vantagens de conciliar a aplicação tanto do RPA quanto do BPO na companhia.

Confira os cinco principais benefícios.

Redução de custos

Diversas companhias almejam encontrar maneiras de reduzir gastos e atribuírem estratégias que tragam rendimentos significativos. Ao aderir ao uso do BPO e do RPA, são eliminados potenciais gastos desnecessários.

Isso porque as ferramentas passam a atribuir para si funções burocráticas e manuais, dando para os colaboradores tempo para se dedicarem a outras tarefas que tragam ganhos reais para a companhia.

Produtividade

Como citado, os sistemas passam a ficar responsáveis por aquilo que demanda tempo e esforço do colaborador. Uma vez que isso esteja suprido, o funcionário pode se empenhar em outra estratégia, sem que tenha que haver uma escolha de priorizar isso ou aquilo.

Custo-benefício

Ter acesso a serviços terceirizados não é um gasto, mas um investimento. Deste modo, o BPO e RPA ajudam a proporcionar para os clientes o acesso a uma estrutura sólida para a prestação de serviços – que passam a ser executados com máxima excelência.

Especialização de serviços

A partir da utilização da tecnologia dos processos, torna-se mais prático analisar métricas de resultados. Essa ação permite que a empresa identifique o andamento da produção, bem como busque se aprimorar e especializar ainda mais no seu segmento.

Foco no negócio

Ter o apoio de ferramentas tecnológicas ajuda a empresa a direcionar o seu foco e energia produtiva àquilo que gera lucro e maior rentabilidade para a organização, de forma eficiente e prática.

Cabe destacar que cada vantagem não acontece isoladamente, mas em conjunto – o que garante o desempenho saudável e promissor da companhia como um todo.

Outro ponto que destaca a vantagem na utilização dos serviços de BPO e RPA está na ampla versatilidade e aplicação do seu uso nas mais diversas áreas e segmentos.

Ou seja, os serviços podem ser implantados em diversos setores da empresa, como administrativo e RH, área contábil, comercial, transporte, logística, compliance e TI.

 

Como o BPO e o RPA contribuem para a transformação digital?

É importante ressaltar que tanto o BPO como o RPA não são tecnologias que surgiram do dia para noite. Cada uma delas é resultado de uma jornada de transformação digital que foi aprimorada ao longo das décadas.

Este fato, por si só, ilustra a ideia de que são ferramentas com total capacidade de adaptação e acompanhamento da empresa em toda a jornada rumo à digitalização.

Levando em consideração o mercado cada vez mais competitivo e desafiador, aqueles que não exercem autonomia e posição em adquirir os recursos da tecnologia, poderão ficar para trás.

Certamente, o caminho da transformação digital é um desafio. No Brasil, esse obstáculo é ainda maior. A grande maioria das empresas foram formadas a partir do núcleo familiar e que, ainda hoje, mantém ávido os padrões operacionais manuais, que não condizem mais com o cenário atual.

Deste modo, contar com o recurso do RPA e BPO é uma grande oportunidade para prosperar nos negócios. As ferramentas em si automatizam e desburocratizam processos, dando liberdade para que o colaborador execute sua função livre de amarras e atividades pouco produtivas.

Além disso, os componentes presentes nesses serviços ajudam a companhia a identificar os principais aspectos que precisam ser melhorados, com base nos índices de desempenho e crescimento.

Assim, é válido afirmar que investir em recursos de automatização e terceirização de funções é mais do que melhorar um pequeno aspecto da empresa, é liderar um caminho rumo ao uso da inteligência artificial para realização de tarefas.

Essa união de ações de BPO e RPA ajuda a empresa se tornar mais competitiva no mercado e ganhar desempenho para realizar com eficiência e agilidade, desde tarefas mais simples até as mais complexas, com mínima interferência humana.

Contudo, dúvidas podem surgir nesse caminho, e contar com o apoio de uma consultoria especializada nessa área fará toda diferença.

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Conclusão

A tecnologia já é uma realidade nas empresas. Aquelas que não se adaptarem poderão sofrer os impactos de um cenário cada vez mais competitivo, liderado pelo surgimento de mais e mais recursos.

Neste cenário, o RPA e o BPO são serviços práticos que garantem a expansão da transformação digital nas empresas. Ambos são munidos de tecnologias e sistemas que ajudam na construção de um desempenho favorável para a companhia.

Além disso, benefícios positivos são intrínsecos em sua aplicação, que garantem resultados promissores para toda a equipe. O mundo não para, e estar pronto, é mais do que opção, e sim uma necessidade.

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