Visão Geral


  • Empresa

    Nidec – Global Appliance (EMBRACO)

  • Indústria

    Motores e Compressores

  • País

    Áustria (planta recém adquirida)


A Empresa

Com mais de 15 mil colaboradores distribuídos em 9 países, a Nidec Global Appliance fabrica e comercializa produtos para aplicações comerciais e residenciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça, assim como componentes para sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.

É focada em entregar um portfólio completo e inovador com altos padrões de qualidade, confiabilidade, competitividade e eficiência energética. A divisão é parte da Nidec Corporation, líder global na fabricação de motores e componentes para uma ampla variedade de indústrias, com sede no Japão.

A unidade de negócios produz e comercializa as soluções de refrigeração Embraco, que desde 1971 tem sido referência global em tecnologia para a cadeia completa do frio com equipamentos que atendem os setores domésticos e comerciais.

OBJETIVO

No ano de 2019, a Embraco foi adquirida pela Nidec Global Appliance, uma divisão da Nidec Corporation – empresa japonesa líder global e uma das maiores fabricantes mundiais de pequenos motores de precisão para uma ampla variedade de aplicações. O movimento fortaleceu seu posicionamento institucional por meio da ampliação da sua atuação de mercado, abrindo um novo capítulo de crescimento na história da empresa, possibilitando a combinação de sinergias entre marcas e produtos para aplicações domésticas e comerciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lava-louças, além de componentes para sistemas de aquecimento, ventilação, condicionador de ar e refrigeração (HVAC). Enquanto as plantas que fabricam compressores estavam com o SAP ativo, herdado pela aquisição da Embraco, as demais encontravam-se fora do sistema, devendo ser rapidamente integradas, tendo como prioridade a implementação na Áustria e logo na sequência, Itália, Romênia, México, China e um upgrade S4-HANA.

Desafios

A Nidec Global Appliance adquiriu a planta da Áustria em Junho deste ano. Devido ao processo de aquisição, alguns desafios se tornaram a base deste business case:

  • O rollout tinha data fixa para o go-live que deveria caber em 5 meses.

  • Business espalhados entre Áustria, Eslováquia, Itália e Brasil.

  • Restrição de viagem para Áustria por conta da pandemia.

  • Workshop de BBP foi organizado de maneira remota.

  • Testes organizados para serem feitos remotamente.

  • Processos core foram alterados ao longo do projeto (Venda, Financeiro, Materiais e Produção).

  • Produção não existia um key-user com inglês (falava somente alemão).

  • Por conta do acordo de compra e detalhes burocráticos, uma série de pontos precisaram ser detalhados em relação à integração e ao uso do SAP.


Soluções

  • Com a restrição de datas, algumas fases tiveram que ser otimizadas como: priorizar testes de funcionalidades core e de alto impacto, treinamentos gravados via hangout, agenda com horário determinado para cada usuário/processo e suporte monitorado pós go-live no horário Europa para capturar qualquer problema que impedisse o business de operar.

  • Em razão do acordo de aquisição, foi necessário que o backoffice fosse ao ar em uma primeira onda, juntamente com conversão de dados e, em uma outra onda de produção, foram muitas mudanças e interações no planejamento para se adequar à data de entrega.

  • Pelo fato de não haver Key-User (Nidec) a operação foi distribuída entre Itália (compra de diretos, vendas de motores e parte de customer care), Eslováquia Centro de Serviço (Faturamento) e Eslováquia (Spiska) com parte de planejamento de vendas e logística e Brasil dando suporte em processos corporativos.


Implementação

  • Como mencionado, o processo de implementação foi otimizado ao extremo em termos de teste, fit-to-standard (Nidec Corporativo), criação de roles e conversão de dados. Enxugando o escopo no que era essencial para a planta operar.

  • O time altamente qualificado e engajado, com muita sinergia foi chave para alcançar o resultado esperado e conseguir com que a operação fosse movida para a Nidec no tempo determinado pelo “Service Agreement”.

  • E em todo esse processo de implementação incorporamos também a parte de infra que afetava interfaces bem como o controle das migrações de domínio, servidores etc.


Resultados

  • Quebra de paradigmas no tempo de entrega de rollout.

  • Flexibilidade e adaptação às necessidades do cliente sempre com senso de urgência.

  • A aquisição e o “service agreement” que possuíam data estipulada foi alcançado.

  • Confiança do cliente e parceria.

  • Operação de BackOffice estabilizada em tempo recorde com melhores controles de gestão de estoque, inventário e parte global da consolidação financeira.


A implementação do SAP Austria trouxe desafios até então inéditos para toda a equipe do projeto e também para os usuários devido ao cenário de crise global causada pela pandemia, o que ocasionou a necessidade de desenvolvimento, implantação, treinamento e suporte de forma totalmente remota. Apesar das dificuldades considero que a entrega foi muito bem sucedida e a chave disso foi a atitude positiva da equipe perante o desafio, sentimento de dono e sinergia entre o time de TI NIDEC GA, consultores da CAST e os usuários das áreas de negócio corporativo e local.

Luís Felipe Sad Grossi - IT Manager – Digital Solutions

O cenário: pandemia global, usuários de quatro países diferentes e um processo de M&A. O Objetivo: Implementar o SAP na nova fábrica com diferente processo. Colocando a saúde de todos como premissa básica, vamos a estratégia. Abordagem MVP, flexibilidade e senso de propriedade foram os três fatores chaves de sucesso neste projeto. E o time de tecnologia, negócio e parceiro foram hábeis na execução. Parabéns a todos. Agradeço a Cast por comprar esta estratégia e, principalmente, estar junto na execução. Fez a diferença.

Luiz Gustavo de Oliveira - Head of IT

Converse com nossos especialistas