Não há como negar as constantes transformações no mundo corporativo. Os impactos da inovação e tecnologia colocaram à prova a necessidade de as empresas buscarem ajuda e, mais do que isso, contar com o apoio de uma consultoria estratégica.

É importante destacar que a consultoria estratégica ajuda a analisar e colocar em prática os objetivos traçados pela organização, com foco em aproveitar as oportunidades, realizar investimentos e expandir o negócio.

Na maioria das vezes, o serviço é contratado após a empresa já ter definido as estratégias e o planejamento. E, a partir disso, inicia-se o processo de busca e avaliação no mercado quanto ao serviço que melhor se adequa às necessidades da companhia.

Por sua vez, a consultoria estratégica não atua seguindo exatamente um modelo único, mas tem a capacidade de se adequar de acordo com as características e demandas da organização.

Mas, quais são os benefícios da consultoria estratégica e qual a importância de as empresas aderirem ao seu uso? É sobre isso que iremos falar ao longo desse texto. Confira os tópicos que serão abordados.

  • O que é consultoria estratégica?
  • Aderir ao serviço de consultoria estratégica é vantajoso?
  • Como identificar se sua empresa precisa de uma consultoria estratégica?
  • O que diferencia uma consultoria estratégica no mercado?

Boa leitura.

 

O que é consultoria estratégica?

Para entender o conceito de consultoria estratégica, cabe uma analogia que retrata com precisão a importância de sua utilização.

Quando construímos uma ligação forte com algo, fica difícil enxergar com clareza pontos que precisam ser melhorados e evoluídos. Por sua vez, um olhar externo é capaz de apontar e identificar a raiz de algum problema que precisa ser resolvido.

E, justamente, esse é o papel da consultoria estratégica. Basicamente, o serviço conta com uma equipe de profissionais que tem a função de analisar a empresa e o seu mercado de atuação, com o intuito de avaliar as suas diretrizes estratégicas.

Nesse conjunto, são analisados se estão alinhados, de forma consistente, os tópicos de missão, visão, valores, posicionamento, público-alvo, metas, cadeia de valor e objetivos. Essa análise prevê identificar se cada elemento garante resultados promissores a longo prazo, agregando em maior geração de valor.

Certamente, ver um “estranho” apontando prováveis erros em algo que tenha um valor sentimental, é difícil. É importante deixar claro que a consultoria estratégica tem como alvo indicar o caminho para que sejam alcançados resultados promissores em nível de eficiência.

Assim, o serviço destina-se a auxiliar na remodelagem do negócio, a fim de garantir maior notoriedade da empresa e solidez nos processos até então executados.

 

Aderir ao serviço de consultoria estratégica é vantajoso?

Sim. Contar com o apoio da consultoria estratégica é vantajoso, ainda mais porque o serviço irá ajudar a impulsionar a organização a alcançar melhores resultados.

Ademais, este serviço possibilita determinar objetivos sensatos e que são praticáveis levando em conta a realidade e situação atual da empresa. Desta forma, cria-se a autonomia de criar metas de curto, médio e longo prazo.

Logicamente, mudar não é algo fácil, mas ter a ajuda de uma equipe profissional ajuda e muito nesse processo. Isso porque a consultoria estratégica colabora em todo o processo de planejamento, guiando os gestores e dirigentes em toda essa jornada.

Além disso, a visão de uma pessoa externa, que não participou da definição de cada processo da empresa, ajuda efetivamente a avaliar as estratégias com mais facilidade, agregando em um olhar diferente e único.

Deste modo, a consultoria estratégica é vantajosa partindo do pressuposto de que, mais do que ajudar a organização etapa por etapa, o serviço ajuda a simplificar todo o processo de maneira mais assertiva.

Isso é, a modalidade prevê identificar os aspectos que precisam de melhorias e aprimorar as ideias.

 

Como identificar se sua empresa precisa de uma consultoria estratégica?

Reconhecer que a sua empresa precisa de uma consultoria estratégica não é da noite para o dia. É preciso analisar o conjunto de ações da organização, a fim de buscar agregar melhorias efetivas no planejamento.

Porém, nesse processo, existem algumas perguntas que ajudam a identificar se está na hora ou não da sua empresa aderir ao serviço de consultoria estratégica. Confira as sete principais:

A empresa está tendo prejuízos?

Se a empresa teve um ou dois períodos de perdas, não necessariamente está na hora de acionar uma consultoria estratégica.

Entretanto, é importante avaliar se o contexto econômico está favorável ou não, bem como se os concorrentes estão tendo lucros. A partir desse critério de avaliação, é possível definir se está na hora ou não de reformular os processos.

Como está a participação no mercado?

Se a empresa estiver tendo perda no mercado, esse é um sinal alarmante. Mas, ainda assim, esse não deve ser o único ponto a determinar a necessidade da consultoria estratégica. Mas sim, um aspecto importante que ajude a definir se está na hora de pedir a ajuda externa.

A liderança da empresa tem mudado frequentemente?

Na maioria das companhias, é normal que, ao longo dos anos, haja mudanças no cargo de liderança, a fim de renovar as práticas de gestão e estratégicas.

Porém, se os líderes não conseguirem se manter no cargo por muito tempo, esse pode ser mais um indicativo de que a empresa está sem um direcionamento estratégico.

A empresa está perdendo executivos?

Cada executivo tem uma história com a empresa. Afinal, somam-se anos de experiência e atuação, frente aos interesses da companhia. Por sua vez, se eles se sentem motivados e incentivados a executarem os seus projetos, a permanência na instituição será mais provável.

Contudo, se começa o movimento de saídas por razões de outras ofertas e oportunidades, pode ser um sinal de que não estão satisfeitos com os rumos que a organização está tomando.

Há conflitos na hora de tomar decisões estratégicas?

Atritos e discordâncias são normais no processo de tomadas de decisões, uma vez que há diferentes pessoas reunidas nesse momento. Entretanto, se há conflitos e confusões, é mais um indicativo de que as coisas não vão bem.

Até porque, se há aumento do nível de estresse e discordância, certamente, isso será refletido na disseminação das estratégias e planejamento.

A empresa faz pesquisas de satisfação com os clientes?

É fundamental que a empresa realize pesquisas de satisfação com os clientes para, justamente, mensurar o índice de satisfação do atendimento. Por sua vez, se a organização não faz uso dessa ferramenta, é algo a ser discutido.

Isso porque, sem ter uma métrica que aponte os resultados com exatidão, de nada adianta executar um planejamento estratégico baseado em achismos, sem um direcionamento específico.

A empresa faz uso de um sistema de gestão?

Ter um sistema de gestão ajudará ainda mais na modelagem do planejamento estratégico. Porém, se a empresa não faz uso dessa ferramenta, sem dúvidas, complicará ainda mais em todo o processo de restruturação. Por isso, se ainda não tem, é hora de reavaliar essa decisão.

Tais questionamentos são fundamentais para identificar a necessidade de contratar a consultoria estratégica. Sendo que, cada pergunta deverá respondida com sim ou não.

E, se ao final somar quatro ou mais problemas que sua empresa se identifica, não tenha receio em contar com uma ajuda externa.

 

O que diferencia uma consultoria estratégica no mercado?

Se a organização decidiu fazer uso da consultoria estratégica, é comum aparecer o seguinte questionamento: como escolher a opção correta?

Nesse processo, é crucial identificar e conhecer o método de abordagem do serviço, e compreender o modo operante da equipe. Isso porque, é importante estar atento às consultorias que executam suas tarefas sem levar em conta as particularidades do cliente.

Assim, é importante contar com o apoio de uma consultoria estratégica que, de fato, irá traçar um plano levando em conta todos os princípios e necessidades de melhoria da empresa.

Para isso, busque conhecer a fundo o plano de operação da consultoria e verifique se condiz ou não com aquilo que almeja. Afinal, a escolha errada desse tipo de serviço também pode acarretar danos e prejuízos para a organização.

Deste modo, o recomendado é sempre optar pela consultoria que disponha de ampla experiência e expertise no mercado, bem como tenha a garantia de contar com os recursos e técnicas que irão tirar as ideias dos papéis e transformá-las em resultados.

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Conclusão

Toda empresa precisa evoluir. Às vezes, esse processo pode ser difícil, tendo em vista o grau de envolvimento e participação em cada etapa de desenvolvimento da instituição.

Por isso, a consultoria estratégica é o serviço mais indicado, justamente, por contribuir com uma visão externa sem que haja qualquer tipo de influência. A partir disso, a equipe contratada irá ver com mais clareza os pontos que precisam ser melhorados, e traçar um plano consistente para executar as mudanças.

Obviamente, nenhuma mudança ocorre tão fácil, sendo necessário avaliar um conjunto de sinais que irão guiar se está na hora ou não de investir na mudança. E, para isso, contar com o apoio de uma equipe preparada e capacitada é um diferencial na busca por resultados ainda mais promissores.

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