O design thinking é uma metodologia utilizada pelas organizações que permite as pessoas pensarem fora da caixa, e criarem soluções inovadoras para os problemas enfrentados no dia a dia.

A metodologia foi desenvolvida na década de 1950 pelo designer americano David Kelley, e é baseada na ideia de que todos os seres humanos podem pensar como designers e solucionar as possíveis adversidades.

Mais do que isso, o design thinking também ajuda as empresas a melhorem a experiência do usuário com seus produtos e serviços. Isso tudo, através de quatro etapas que guiam todo o processo.

Assim, ao conciliar o conceito nas atividades diárias, é possível obter ganhos significativos de produtividade, eficiência e gestão, uma vez que toda a equipe passa a estar envolvida em todo processo de desenvolvimento.

Mas, como o design thinking ajuda as companhias e quais os benefícios que essa metodologia pode trazer? É o que iremos abordar ao longo desse texto. Antes, confira quais serão os tópicos:

  • O que é design thinking?
  • Como funciona o processo de design thinking?
  • As vantagens do design thinking para as organizações
  • Por que a metodologia é tão importante para as organizações?

Boa leitura.

 

O que é design thinking?

O design thinking é uma metodologia criativa que permite empresas e organizações acompanharem o ritmo acelerado das mudanças que refletem diretamente nos negócios.

A abordagem utiliza processos interativos para inspirar novas ideias e produtos, gerando soluções eficazes para situações complexas, potencializando o engajamento de funcionários e melhorando a eficiência de processos.

O design thinking faz com que as transformações sejam vistas como uma oportunidade, e não um fator de risco. Não à toa, o seu uso vem sendo cada vez mais aplicado nas empresas, ajudando na criação de processos e cenários de negócios muito além de simplesmente reagir a situação atual.

E, ao permitir a visão de inúmeras perspectivas de um problema, o design thinking aumenta o potencial de sucesso da organização, proporcionando resultados mais inovadores no futuro.

Por outro lado, a metodologia enfatiza a inovação e a velocidade do processo criativo, permitindo que os projetos sejam executados de forma eficaz e concluídos no menor tempo possível, trazendo um maior retorno de investimento.

 

Como funciona o processo de design thinking?

A metodologia de design thinking engloba um conjunto de estratégias úteis para ajudar a compreender e resolver os problemas dos usuários. Ela é composta por quatro etapas: imersão, idealização, prototipagem e desenvolvimento.

Confira cada uma delas:

Imersão

Esse é o momento de realizar um estudo aprofundado para entender melhor sobre o cenário atual da empresa. Para isso, é realizada uma análise que busca elencar quais são as forças, fraquezas, possíveis oportunidades e ameaças externas.

Idealização

Chegou o momento do brainstorming, a “chuva de ideias”. Essa é a etapa em que a equipe se reúne para compartilhar suas ideias, e identificar se é viável ou não seguir com o planejado.

Para isso, é essencial que o ambiente seja dinâmico e acessível, para que todos tenham a liberdade de expor as suas ideias.

Prototipagem

Mais do que ter um alto volume de ideias, é importante selecionar dentre elas as que possuem mais chances de sucesso. Nessa hora que os investimentos devem ser feitos, e criar os protótipos dos produtos e/ou serviços que serão oferecidos.

Desenvolvimento

Esse é o momento de colocar as ideias em prática. Além da equipe de planejamento, é fundamental envolver as demais áreas da empresa para vender aquilo que foi criado.

Seguir esse conjunto de etapas é o que permite o sucesso na execução do design thinking. Afinal, cada ação ao envolver o time abre espaço para que sejam identificadas e corrigidas prováveis falhas nos processos, que poderão refletir em algum prejuízo significativo no futuro.

 

Quais as vantagens do design thinking?

Antes de aderir a um novo método, é importante conhecer as vantagens que tal abordagem irá agregar. No caso do design thinking, por ser uma metodologia criativa que combina processos e habilidades, criam-se soluções inovadoras para os desafios enfrentados.

Não à toa, aderir ao método é essencial para qualquer organização que deseja alcançar o sucesso em seus projetos empresariais.

Esse processo de criação é essencial para as organizações, já que serve como um auxílio no enfrentamento dos obstáculos relacionados ao mundo empresarial. Além disso, um bom design thinking fornece às empresas uma vantagem competitiva no mercado ao melhorarem suas operações, projetos e produtos.

Isso porque a metodologia é baseada na abordagem humana-centrada, e fornece aos usuários novos insights visuais e táteis por meio de experimentos e pesquisa.

Contudo, ao usar essa abordagem, as organizações podem criar produtos e serviços baseados na experiência do usuário – o que aumenta sua satisfação e lealdade perante o público-alvo.

Outra vantagem que as empresas também podem obter ao usar o design thinking para criar processos eficientes está nos retornos significativos provenientes da aplicação desse método.

Além disso, considerando os impactos da transformação digital e aumento da tecnologia, a metodologia torna-se eficaz para a aplicação da inovação. Afinal, as empresas podem desenvolver soluções criativas e inovadoras para melhorar seus projetos.

Ao usar essa abordagem, as organizações podem identificar rapidamente as necessidades dos usuários e criar produtos e serviços que atendem às suas necessidades, o que também ajuda a melhorar sua satisfação.

Mais um benefício do design thinking está na sua abordagem integradora. Isso permite que as equipes de trabalho colaborem de forma conjunta para reduzir custos e aproveitar melhor os seus recursos.

Além disso, o método também permite a rápida execução e resposta às demandas dos usuários, pois as equipes de trabalho conseguem compartilhar ideias e trabalharem com mais rapidez.

Essas são apenas algumas das vantagens que o design thinking pode oferecer as organizações, já que ao utilizarem essa metodologia, as empresas podem obter grandes vantagens em termos de inovação, colaboração, custos e satisfação do usuário.

 

Por que o design thinking é importante para as organizações?

O design thinking está baseado em três pilares:

Empatia

Para compreender melhor quais são as principais dores do público, e como desenvolver soluções eficazes para o buscado.

Colaboração

É algo essencial para ser usado na fase de idealização, tendo em vista que investir na colaboração é o caminho para obter a tão buscada otimização.

Experimentação

Logicamente, ninguém está imune as chances de erro. Deste modo, é primordial realizar testes para verificar a efetividade das criações.

Tendo como base esses pilares, podemos afirmar que o design thinking é importante, justamente, por ir ao encontro dos métodos de trabalho de cada empresa, atuando como um grande facilitador e unificador de ideias e projetos.

Desta forma, para as empresas que buscam inovar e aprimorar os seus meios de atuação, contar com um sistema que ajude e guie em cada etapa fará toda a diferença.

A importância disso está na construção de um ambiente de trabalho fluído e consistente, com margem para inovação e transformação sem causar danos no caminho.

Certamente, essa não é uma jornada que será desempenhada sem o apoio de uma equipe profissional que colocará em prática a metodologia. Afinal, será o time que irá direcionar a empresa a pôr em ação as mudanças.

Se sua empresa ainda não faz uso da metodologia de design thinking, está na hora de considerá-la. E a Cast group pode ajudar!

Com 30 anos de mercado, a Cast group é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologia e automação, atuando com consultorias e soluções de TI a TA e outsourcing de desenvolvimento, aplicações e infraestrutura, sendo uma das principais parceiras da empresa alemã SAP — uma referência mundial do tema.

Visite o site da Cast e saiba mais sobre os nossos serviços.

 

Conclusão

Inovar, construir e transformar são metas da maioria das organizações que almejam conquistar protagonismo no mercado. Contudo, antes de adentrar novos mares, é importante alinhar um conjunto de técnicas para equipe.

Pensando nisso, investir no design thinking é o primeiro passo para reformular e repensar as estratégias de gestão e atuação do time. Afinal, sua aplicação permitirá identificar novas oportunidades e avaliar aquilo que será viável.

Dúvidas podem e devem aparecer nesse processo, mas devem ser sanadas com profissionais experientes que irão ajudar a empresa a trilhar o caminho do sucesso e usufruir dos benefícios resultantes dessa nova caminhada.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.

Leave a Reply