Gerenciar os processos relacionados aos documentos fiscais de entrada é um desafio para muitas organizações. Por conta do grande volume de operações, são várias informações sendo recebidas diariamente. E é fundamental saber como lidar com esses dados para evitar complicações e aumentar a produtividade.

Para resolver essa situação, você pode apostar na tecnologia. Existem soluções cada vez mais completas para que você possa controlar os documentos fiscais de entrada com sucesso. O InvoiceCon é um ótimo exemplo disso. Trata-se de uma suíte de aplicativos que visa melhorar a produtividade na execução, a visibilidade das atividades necessárias e a qualidade dos dados gerados nos processos de escrituração dos principais tipos de documentos fiscais de entrada presentes no dia a dia das empresas.

Se você deseja ter mais visibilidade e produtividade nos documentos fiscais de entrada na sua empresa, continue a leitura e descubra a solução ideal para seu negócio.

COMO FUNCIONA O INVOICECON?

Utilizando um modelo baseado em etapas, o InvoiceCon possibilita o acompanhamento dos processos de entrada individualmente, desde o momento da disponibilização do documento fiscal pelo emitente até a escrituração e registro no contas a pagar da empresa destinatária. Ou seja, trata-se de um add-on de ERP, que funciona em conjunto com o seu sistema de gestão empresarial.

As etapas necessárias para gerenciar os documentos fiscais de entrada são identificadas analisando o tipo do documento fiscal e visam atender minimamente as seguintes premissas:

  • Listar em ordem as atividades necessárias para conclusão do processo de forma que nenhum pré-requisito seja ferido;
  • Repassar a atividade que precisa ser executada ao perfil de usuário mais adequado a executá-la;
  • Repassar a atividade que precisa ser executada no momento mais adequado;
  • Solicitar e registrar o resultado das conferências necessárias por parte do usuário, para garantir a qualidade dos dados que estão sendo escriturados;
  • Garantir que sejam escriturados documentos fiscais uma única vez, para operações que realmente ocorreram.

Com as etapas devidamente concluídas em um processo de entrada, o InvoiceCon, juntamente com o ERP, pode então providenciar a escrituração no livro fiscal, os lançamentos de estoque, as contabilizações de impostos e o registro no contas a pagar. Tudo de forma condizente com o documento fiscal que foi emitido.

O objetivo é efetuar a escrituração dos documentos da forma mais rápida, mantendo as premissas mínimas e com menor interferência manual possível.

Os tipos de documentos fiscais de entrada atendidos são:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

MÓDULOS DO INVOICECON

Para alcançar o objetivo de criar mais visibilidade e produtividade nos documentos fiscais de entrada na sua empresa, o InvoiceCon é separado em dois módulos principais: Mercadorias e Fretes, e Serviços – que visam atender, respectivamente, aos tipos de documento fiscal: NF-e e CT-e, e NFS-e.

InvoiceCon Serviços

O InvoiceCon Serviços é uma aplicação especializada em atender as especificidades dos processos de escrituração de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e).

Esta aplicação foi projetada para lidar com o maior complicador dos processos de escrituração das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e), que é a grande variedade de layouts de documentos fiscais. O seu foco está em aprender a extrair informações de novas variações de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e). Para isso utiliza as melhores ferramentas de mercado para interpretação de XML e OCR (Optical Character Recognition).

A aplicação utiliza um processo padrão de escrituração das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e) composto por etapas que tem como objetivo garantir a integridade do processo, desde o momento do recebimento do documento fiscal, até a escrituração deste documento no ERP.

Para isso, o processo segue as seguintes etapas: Captação, Determinação, Comparação, Aprovação e Finalização.

  1. Captação: a etapa de captação é o momento em que o documento fiscal é recebido pela aplicação.
  2. Determinação: a etapa de determinação é o momento em que a aplicação avalia se um documento fiscal que foi inserido na aplicação, independentemente de como, possui as informações mínimas para a continuidade do processo. É possível efetuar ajustes manuais nesta etapa.
  3. Comparação: a etapa de comparação é o momento em que é feita a revisão de atributos fiscais (valores, informações e impostos) do documento fiscal pelo analista fiscal da empresa tomadora do serviço. É possível efetuar ajustes manuais nesta etapa.
  4. Aprovação: a etapa de aprovação é o momento em que o requisitante do serviço é consultado para confirmar se o serviço foi efetivamente prestado.
  5. Finalização: a etapa de finalização é o momento em que a aplicação providencia a escrituração no livro fiscal, a aprovação do serviço, as contabilizações de impostos e o registro no contas a pagar.

InvoiceCon Mercadorias e Fretes

O InvoiceCon Mercadorias e Fretes é uma aplicação especializada em atender as especificidades dos processos de escrituração de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e).

Esta aplicação foi projetada para lidar com o maior complicador dos processos de escrituração das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e), que é a grande variedade de processos de negócio e possibilidades diferentes de preenchimento de um mesmo layout de documento fiscal.

A aplicação propõe um processo padrão de escrituração de documento fiscal composto por etapas que tem como objetivo garantir a integridade do processo, desde o momento da emissão do documento fiscal por parte do fornecedor, até a escrituração deste documento no ERP.

BENEFÍCIOS PARA OS DOCUMENTOS FISCAIS DE ENTRADA

O grande benefício do InvoiceCon é a possibilidade de ter mais visibilidade e produtividade nos documentos fiscais de entrada na sua empresa. Toda extração das informações dos documentos fiscais é feita automaticamente através da própria aplicação e visa diminuir drasticamente as ações manuais necessárias e consequentemente os erros humanos nos processos de escrituração.

Sem a necessidade de aumentar os esforços humanos, você consegue garantir mais segurança e eficiência em todos processos relacionados à escrituração dos documentos fiscais recebidos pela sua organização, consegue ainda que todos os documentos fiscais emitidos contra o CNPJ tenham um fim de acordo com a legislação. Além disso, essas informações são escrituradas uma única vez, para operações que realmente ocorreram.

Você está pronto para ganhar mais visibilidade e produtividade nos documentos fiscais de entrada na sua empresa? Quer conhecer melhor os recursos do InvoiceCon? Então entre em contato com a nossa equipe.