O que é Indústria 4.0 - Qual o conceito?

O nome “Indústria 4.0” automaticamente gera uma pergunta: tiveram outras três indústrias antes?

A resposta é sim. 

A Indústria moderna como conhecemos é resultado de quatro grandes revoluções que ocorreram nos últimos 250 anos. Atualmente estamos na quarta, mas para entender melhor vamos dar um panorama rápido de todas elas. 

As quatro revoluções foram:

 

  • Primeira Revolução Industrial (1765)

A Primeira Revolução Industrial popularizou o uso de máquinas, geralmente movidas a vapor, para realizar as funções que antes eram feitas manualmente pelos funcionários das fábricas.

Essa mecanização ajudou a Indústria a superar a Agricultura como a principal geradora de riqueza para a sociedade.

 

  • Segunda Revolução Industrial (1870)

Novas formas de energia como petróleo, gás e eletricidade levaram à Segunda Revolução Industrial.

Somando-se a isso tivemos a criação de veículos, como o automóvel e o avião, além da revolução das comunicações com a invenção do telégrafo e do telefone.

 

  • Terceira Revolução Industrial (1969)

A Terceira Revolução Industrial trouxe inovações que ditaram os rumos do século passado, como o desenvolvimento da energia nuclear.

Com a evolução das comunicações e dos computadores, as máquinas passaram a atuar de maneira automatizada e fornecer dados valiosos para a Indústria. Esse foi o começo da Automação Industrial como conhecemos hoje.

 

  • Quarta Revolução Industrial - Atualmente  

Hoje vivemos a Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0.

O conceito de “Indústria 4.0” foi criado em 2016 por Klaus Schwab no seu livro “A Quarta Revolução Industrial”, no qual ele afirma:

'A Quarta Revolução Industrial cria um mundo no qual sistemas virtuais e físicos de manufatura cooperam uns com os outros de uma maneira flexível em nível global.”

 

 

A palavra que dita a Quarta Revolução é “Conectividade”: todas as etapas do processo estão profundamente interligadas através de máquinas inteligentes que se comunicam umas com as outras e com a Internet. 

 

Leia também: Human Capital Management (HCM): a tecnologia como aliada das pessoas

 

Como a Indústria 4.0 vai impactar o mundo?

A Indústria 4.0, com sua interconectividade e automação avançada, promete um impacto transformador no mundo. 

Com a adoção de tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e análise de dados em larga escala, veremos uma revolução na produção industrial que trará eficiência operacional, otimização de recursos e maior flexibilidade. 

Empresas de todos os tamanhos poderão ter soluções de automação que irão contribuir para a produtividade e segurança no ambiente de trabalho.

As máquinas inteligentes vieram para nos ajudar a ter insights valiosos, mostrando os pontos vulneráveis na nossa cadeia de produção e distribuição.

Um exemplo prático: se as máquinas na sua fábrica produzem dados e são capazes de se comunicarem com os computadores no seu centro de distribuição, você poderá saber com certeza se a sua produção está dentro do esperado, se as entregas estão sendo feitas a tempo e qual etapa do processo requer ajustes. 

A Indústria 4.0 veio para acabar com achismos e trazer a segurança dos dados e a proteção da automatização para vida dos trabalhadores em todos os segmentos, dos escritórios às fábricas. 

O potencial da Indústria 4.0 é imenso. Ela irá nos ajudar a construir ambientes de trabalhos mais conectados, produtivos e sustentáveis.

 

Leia também: Integração de sistemas: qual a sua importância nas organizações?

 

Como está a Indústria 4.0 hoje no Brasil?

A Indústria 4.0 vem ganhando impulso no Brasil, com mais empresas adotando tecnologias digitais. 

Em 2016, apenas 48% das companhias utilizavam tecnologias digitais. Porém, em 2022, este número subiu para 69%, segundo a pesquisa “Industry 4.0 Five Years Later“, realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer em termos de infraestrutura, capacitação de profissionais e investimento em pesquisa e desenvolvimento. 

O Brasil precisa avançar em políticas públicas e parcerias para impulsionar a adoção da Indústria 4.0 e aproveitar todo o potencial que ela oferece para impulsionar a competitividade e o crescimento econômico do país.

A pesquisa citada anteriormente trouxe dados interessantes sobre a evolução tecnológica da indústria brasileira. 

“Mais da metade das companhias industriais ou não usa nenhuma tecnologia digital (31%) ou usa entre 1 e 3 tecnologias digitais (26%). Companhias usando 10 ou mais tecnologias digitais representam apenas 7% da amostragem.” 

 

 

Existem diversos fatores que influenciam neste panorama atual. 

A pesquisa perguntou em 2016 e 2021 quais eram os principais fatores externos que levavam as empresas a não implementarem soluções de Indústria 4.0. 

As três principais respostas neste período de cinco anos foram: 

  • Falta de trabalhadores qualificados; 
  • Dificuldade em identificar tecnologias e parceiros;
  • O mercado ainda não está pronto (consumidores e fornecedores).

Empresas como a Cast group já trabalham para mudar esta situação, oferecendo as melhores Soluções de Energia e Automação Industrial que se adequam ao estágio de desenvolvimento tecnológico de cada operação. 

 

Como a Indústria 4.0 está presente na minha vida?

A Indústria 4.0 representa a evolução da Automação Industrial: dois séculos atrás começamos com máquinas automatizadas simples que executavam funções básicas que, com o tempo, foram se tornando mais complexas, capazes de se comunicarem umas com as outras e até mesmo de pensarem por si mesmas. 

Automação é quando uma máquina consegue realizar uma função sozinha, sem precisar do input de um ser humano. Por exemplo, seu celular mostra as horas sem precisar que você regule ele como um relógio de pulso.

Já a Automação Industrial apresenta esse conceito aplicado ao ambiente de fábricas e empresas. Aqui temos funções que vão das mais simples como abrir e fechar portas até as mais complexas como soldar uma peça perfeitamente, além de comunicarem dados entre si. 

Essa aplicação avançada da Automação Industrial criou a Indústria 4.0 que temos hoje. 

Com a Indústria 4.0 as empresas conseguem economizar tempo e dinheiro, oferecendo máquinas inteligentes que trabalham em conjunto com os seres humanos para criar produtos de alta qualidade com frequência constante.

Outro ponto positivo é que esta indústria inteligente oferece maior segurança, permitindo que as máquinas façam atividades em altas temperaturas, ambientes perigosos ou insalubres e, com isso, evitando que as pessoas sejam colocadas em situações de risco.

Hoje em dia, não é difícil encontrar empresas que possuem algum nível de tecnologia, por mais básico que seja, afinal, com a popularização do uso de máquinas, mais negócios puderam adotar esse tipo de equipamento.

Porém, é essencial que as empresas procurem sempre ampliar seu uso de tecnologia, com máquinas inteligentes capazes de pensamento crítico e comunicação umas com as outras. 

Só assim a indústria brasileira poderá dar um salto de produtividade e eficiência, trazendo nossos negócios para uma nova era, a era em que a Indústria 4.0 irá ser uma realidade para a maioria das empresas nacionais. 

Leave a Reply