A transformação digital vem impactando e transformando cada vez mais a rotina de empresas dos mais diversos portes e segmentos do mundo.

Ao longo da pandemia, este se tornou um recurso obrigatório para diversas companhias. Seus investimentos aceleraram significativamente nos últimos anos, com o objetivo de terem as ferramentas necessárias para se adaptarem ao isolamento social e permanecerem operando sem perda da qualidade.

Em um estudo realizado pelo Sambatech, cerca de 45,7% das empresas brasileiras implementaram uma estratégia de inovação digital em 2021, junto com 30,5% que ainda estavam desenvolvendo essas ações.

Muito além de implementar novas tecnologias, sistemas e metodologias, a transformação digital requer uma verdadeira adaptação do mindset organizacional, compreendendo sua importância para atender as demandas dos consumidores e as mudanças no mercado.

Escapar deste cenário é impensável, visto que sua incorporação traz não apenas benefícios importantes para seu melhor desempenho, como também uma melhor imagem e destaque frente aos concorrentes.

Por isso, neste texto traremos detalhes sobre o cenário da transformação digital no mundo corporativo, sua importância para o crescimento e prosperidade das empresas, além de como implementá-la com eficácia.

Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:

  • O que é transformação digital?
  • Qual a importância da transformação digital para as empresas?
  • Como implementar a transformação digital nas empresas?

Boa leitura.

O que é transformação digital?

Ao contrário do que muitos acreditam, a transformação digital não é apenas a adoção de tecnologias disruptivas na empresa. Na verdade, ela representa uma profunda transformação no mindset corporativo, na qual estes recursos tecnológicos assumem um papel de destaque na condução de suas tarefas e processos.

Sua incorporação altera completamente os paradigmas do negócio, criando uma cultura organizacional completamente pautada no uso da tecnologia como recurso primordial para suas operações.

Nas empresas que investem fortemente na transformação digital, a tecnologia se torna parte de seu cotidiano, desde o planejamento das ações a serem colocadas em prática até a entrega do produto final ao consumidor.

Ao invés de ser considerada apenas como uma ferramenta de apoio, ela ocupa a posição central de todos os processos da empresa, transformando a mentalidade da companhia para seu protagonismo na rotina.

Para isso, a transformação digital precisa ser difundida entre todos os times, de forma que compreendam a importância da digitalização em seu trabalho para um melhor desempenho e produtividade.

Quais os pilares da transformação digital?

Para que as empresas sustentem suas estratégias, a implementação da transformação digital deve ser baseada em cinco pilares essenciais para sua eficácia: clientes, competição, inovação, dados e proposta de valor.

Veja no que consiste cada um deles:

  • Clientes: um consumidor satisfeito é a chave de sucesso para qualquer negócio. Por isso, suas necessidades e desejos devem ser priorizados a todo o momento. As empresas devem compreender o que seus clientes estão buscando e utilizar a transformação digital a seu favor para entregar tais demandas com qualidade, proporcionando, assim, uma experiência marcante que o fidelize à marca.
  • Competição: ao mesmo tempo em que trazem grandes vantagens para as companhias, as transformações digitais elevaram a competição no mercado, na busca pelo destaque frente aos concorrentes. Por isso, é preciso estratégia para saber como aproveitar tais recursos de maneira diferenciada, a partir de uma rede ampla de parceiros que, juntos, tragam valor ao negócio.
  • Inovação: a transformação digital está significativamente associada com a inovação. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, inovar não significa criar algo disruptivo, mas sim gerar valor ao negócio. Assim, as empresas não precisam necessariamente incorporar tecnologias completamente robustas ou únicas, mas escolher aquelas mais importantes para a conquista de seus objetivos e seu crescimento no mercado.
  • Dados: quanto mais tecnologias forem incorporadas à rotina organizacional, mais importante será o monitoramento constante de todos esses dados gerados. Esta análise é a peça-chave para uma transformação digital bem-sucedida, sabendo interpretá-los de forma correta e como utilizá-los em prol de resultados cada vez melhores.
  • Proposta de valor: em meio a um mercado que muda a todo momento, nenhuma estratégia de transformação digital deve ser estática. As ações e tecnologias adotadas devem sempre ser aperfeiçoadas e ajustadas, garantindo a continuidade da conquista das metas desejadas de maneira saudável.

Qual a importância da transformação digital para as empresas?

A transformação digital já deixou de ser uma escolha, para se tornar uma necessidade de sobrevivência em meio às intensas transformações do mercado e do perfil do consumidor moderno. Nesse cenário, ela se torna a estratégia mais valiosa para acompanhar essas tendências e permanecer entregando as demandas do público-alvo.

Com o uso destes recursos em seus processos, as companhias terão em suas mãos ferramentas modernas e completas, capazes de otimizar suas operações, automatizar tarefas trazendo maior agilidade no serviço prestado, elevar a produtividade e, assim, permitir uma tomada de decisões mais estratégica.

Ao elevar seu desempenho, as empresas conseguirão aumentar sua vantagem competitiva por meio de soluções que garantam a otimização da entrega de seus produtos e serviços.

Os erros e gastos elevados serão significativamente reduzidos com a transformação digital incorporada ao negócio, abrindo espaço para novos investimentos mais estratégicos em relação às metas estabelecidas. Tudo isso, junto com um maior preparo em atender as necessidades do consumidor moderno, o qual anseia pela entrega de serviços mais velozes e descomplicados.

A experiência de compra será significativamente favorecida, elevando as chances de atrair e reter cada vez mais clientes ao seu negócio, a partir de um maior índice de satisfação com a marca.

Como implementar a transformação digital nas empresas?

Como dissemos acima, implementar a transformação digital nas empresas não depende apenas de adotar tecnologias modernas e robustas. Sua eficácia depende de uma incorporação na companhia como um todo, desde a sua disseminação na cultura organizacional.

Para um processo assertivo, confira as ações que não podem ficar de fora deste planejamento:

Incorpore a transformação digital na cultura da empresa

Não adianta desejar um crescimento exponencial com o apoio tecnológico, sem garantir que este princípio esteja permeado na empresa como um todo.

A transformação digital precisa integrar a cultura organizacional, fazendo parte do dia a dia de todos os times, suas atividades e estratégias. Os membros do negócio devem compreender a importância deste uso para sua maior produtividade e desempenho, de forma que abracem tais recursos em suas tarefas.

E que, acima de tudo, sejam incentivados a procurar e propor soluções de melhorias para tais sistemas. É a partir desta nova mentalidade digital e envolvimento coletivo que as ferramentas digitais serão mais bem aproveitadas a favor da prosperidade do negócio.

Capacite os times

Os recursos tecnológicos avançam em um ritmo acelerado. A cada mês ou ano, vemos novidades sendo lançadas no mercado com funcionalidades cada vez mais completas e modernas.

Para qualquer profissional, acompanhar tamanhas mudanças em tempo ágil pode ser difícil. Por isso, é missão da empresa se preocupar em capacitar e desenvolver seus times a todo o momento, para que estejam preparados para manusear estes sistemas e adaptá-los às metas da companhia.

Acompanhe as tendências do mercado

As empresas que não se atentarem às tendências tecnológicas do mercado, dificilmente conseguirão manter um mindset digital em seu negócio.

Diante de tantas novidades emergindo a todo o momento, é preciso analisar e acompanhar essas principais mudanças e identificar aquelas que podem ser aproveitadas em prol do crescimento da empresa.

Dentre os maiores exemplos que vêm gerando grandes benefícios para o mercado, a computação em nuvem, sistemas de gestão por meio de ERPs, Big Data e Inteligência Artificial são alguns dos mais buscados por empresários ao redor do mundo.

Busque a melhoria contínua

Um sistema ou ferramenta altamente moderno e capacitado, pode se tornar obsoleto em poucos meses.

A incorporação da transformação digital na cultura da empresa precisa ser revista e atualizada constantemente, garantindo que o negócio esteja sempre utilizando os melhores recursos de acordo com suas metas.

Apenas assim, seus processos serão aperfeiçoados progressivamente, elevando a produtividade dos times e sua prosperidade frente aos concorrentes.

Se o seu negócio está iniciando este processo, saiba que a Cast Group pode te ajudar!

Com 30 anos de mercado, a Cast group é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologia e automação, atuando com consultorias e soluções de TI, TA, outsourcing de desenvolvimento, aplicações e infraestrutura, sendo uma das principais parceiras da empresa alemã SAP – uma referência mundial do tema.

Visite o site da Cast e saiba mais sobre os nossos serviços.

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Conclusão

Em meio a tantos avanços no mercado, hoje, é praticamente impossível cogitar uma empresa de sucesso, sem o investimento em transformação digital.

Mas, para aquelas que iniciarem este processo, é importante lembrar que ele exigirá uma transformação intensa em toda a cultura e mentalidade da empresa, de forma que todos compreendam sua importância e estejam capacitados para manusear os sistemas e ferramentas implementados.

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