O processo de avaliação de desempenho já é conhecido por muitas pessoas e deixou de ser uma demanda apenas da área de recursos humanos, atualmente é uma necessidade de todas as áreas.

Quando falamos em avaliação de desempenho, imaginamos um conjunto de metas estipuladas pela empresa e os colaboradores percorrem alguma trilha para conseguir atingir essas metas, outros processos que parecem mais modernos, avaliam também o desenvolvimento comportamental.

Qualquer um dos dois meios mencionados acima, acreditem, não estão preparados para lidar com a transformação digital que as equipes estão sofrendo agora, pois quando falamos em atingir “Metas”, geralmente é um objetivo de longo prazo e quando falamos do “comportamental” a avaliação normalmente fica dependente da interpretação de uma 3º pessoa se você conseguiu desenvolver “aquela competência”. Na velocidade que o cenário econômico muda hoje e sem margem para interpretações equivocadas, a ordem da vez é “assertividade”.

Se para o planejamento estratégico, precisamos fechar os objetivos antes de começar o ano, e acompanhamos mensalmente os resultados para corrigir rapidamente possíveis distorções, eventualmente, até mudar o rumo no meio do caminho. Avaliamos o desempenho da empresa por diversos pontos de vista, o financeiro, a produtividade, a relevância no mercado e principalmente, o comparativo com a concorrência, porque fazer diferente com sua equipe de trabalho.

VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Hoje, todo nós somos conectados e mais do que isso, nossos pais já possuem perfil em redes sociais e acompanham tudo o que acontecem no mundo através de um smartphone. Quando conhecemos uma pessoa nova normalmente perguntamos “como você está na rede social?” e anotamos o número de telefone, não para ligar, mas para conversar no whatsapp. Se pegar seu telefone agora e olhar nas ultimas chamadas, notará que conversou com um número inferior de pessoas do que no whatsapp.

Agora, se realizar o processo de avaliação de desempenho apenas por metas e competências não é mais o suficiente, se as empresas precisam se adaptar cada vez mais rápido e se o mundo inteiro está conectado e as relações interpessoais mudaram, como acompanhar as equipes levando em conta essas considerações, sem precisar elaborar um processo de avaliação complexo, facilitando o fluxo de informação na empresa?

AGILIDADE E DESCENTRALIZAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360

Podemos dizer que o mundo perfeito, seria uma avaliação onde cada colaborador pode eleger os próprios objetivos, distribuídos entre os objetivos corporativos definidos pela empresa e os objetivos pessoais, de como ele pode contribuir para o negócio, esse é o melhor formato para podermos explorar o máximo de cada pessoa.

Cruzando essa avaliação de objetivos, com o desenvolvimento de competências individuais, preferencialmente aquelas específicas para cada função. Acredite, esse processo de avaliação consegue mostrar exatamente o “Como vs O que” de cada colaborador.

Se juntarmos essa avaliação com uma análise de performance de cada pessoa da equipe e cruzarmos a informação do potencial de entrega individual, novamente temos uma avaliação muito rica com um segundo gráfico de “Performance vs Potencial”

Mas o segredo para esse processo de avaliação funcionar, ele precisa ser completamente descentralizado, oferecendo maior velocidade na aplicação e acompanhamento, assim como precisamos de agilidade nas avaliações das empresas, as equipes também precisam ter essa velocidade.

Se o processo de acompanhamento iniciar do colaborador escolhendo as métricas, passando pelo gestor para validar se elas estão de acordo com a necessidade da equipe e tendo o próprio colaborador mensurando o seu resultado, isso gera um comprometimento maior no atingimento dos resultados estabelecidos pela própria pessoa, finalize essa avaliação com uma reunião de consenso para discutir o motivo de cada nota e coletando percepções de outras pessoas da equipe, você conseguiu fazer um processo de avaliação 360º, muito mais rico e preciso. Deixa de ser a velha avaliação Gestor vs Colaborador e passa a ser uma avaliação completa, livre de distorções.

Como todo processo de avaliação, é extremamente importante no final dela, realizar uma calibração, onde de forma clara e objetiva, os colaboradores são agrupados pelo seu desempenho realmente atingido, chamado do 9Box

AMBIENTE WEB

Agora, para obter o melhor aproveitamento do tempo de todos os envolvidos e se comunicando com eles da forma que a Transformação Digital precisa, leve essa solução para um ambiente web e com acesso por celular, pois como já falamos aqui, até nossos pais já estão conectados.

E não adianta nada realizar todo esse processo de avaliação, se no final dele nada é feito com a nota do colaborador, esse resultado precisa ser utilizado ou para um plano de desenvolvimento individual e contínuo ou para o pagamento num método de meritocracia, remunerando assertivamente cada colaborador.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Por muito tempo buscamos diversas formas e soluções no mercado para conseguir fazer tudo isso de forma fácil, prática e que não precisasse parar a empresa inteira para que ele ocorresse, indiferente da localização geográfica do colaborador, pois isso gerava um grande esforço das equipes e um alto custo de execução.

Não tínhamos encontrado nenhuma ferramenta que atendesse todos esses pontos, quando falamos em equipe, não olhamos apenas o colaborador registrado na empresa, é preciso avaliar todos os envolvidos no ecossistema, seja essa pessoa um promotor de venda, um representante comercial, um autônomo, qualquer pessoa que esteja engajada de alguma forma para o sucesso da organização.

SAP SUCCESSFACTORS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Para atender todos esses pontos, a melhor solução do mercado é a SAP SuccessFactors, uma ferramenta que pode ser implementada rapidamente e com baixo custo, que além de proporcionar uma experiência incrível na Avaliação de Desempenho, organizando o processo para ocorrer de forma fluída por toda empresa atingindo todas as pessoas.

SAP SuccessFactors também proporciona a Transformação Digital na gestão de pessoas, pois através do processo de avaliação, podemos acompanhar online a evolução da equipe e ajustar as métricas se for necessário, antes mesmo de finalizar podemos liberar treinamentos para corrigir alguma distorção, no percurso do desenvolvimento da equipe e com o resultado do processo a sua participação com a equipe é mais rápida e dinâmica, de um jeito muito simples também é possível fazer o pagamento de uma remuneração variável pelo desempenho alcançado.

O SAP SuccessFactors, por ser uma solução na nuvem, ou seja, na web, é possível realizar tudo isso através de um celular e cada um acompanha as etapas do de um jeito muito simples.

Não precisamos de soluções complexas, longas de serem implementadas e caras, precisamos de uma alternativa que atenda imediatamente a necessidade da empresa, sem precisar que tudo passe obrigatoriamente pelo RH.

Se você ainda não conheceu essa solução, acredite, você está mais atrasado do que um celular de flip que só faz ligação e envia torpedos.

Quer ler mais sobre o assunto? Acompanhe nosso blog e veja também, 7 tecnologias que todo gestor de RH precisa conhecer.

 

ESCRITO POR: Mario Clementino
Consultor SAP SuccessFactors
e SAP HCM

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