Quando falamos em MRP (Manufacturing Resource Planning), não estamos nos referindo a algo tão recente para as indústrias. Essa metodologia de trabalho começou a ser implementada na década de 1960, logo após o final da Segunda Guerra Mundial.

Nessa época, as indústrias passaram a receber muitos pedidos e começaram a trabalhar cada vez mais no esquema de linhas de produção. Os lotes de produtos eram trimestrais e haviam cálculos para que a demanda fosse prevista.

Com as devidas alterações e modificações, aos poucos, foi surgindo o MRP (Manufacturing Resource Planning) como conhecemos hoje. A seguir, esclareceremos as principais dúvidas sobre o tema, mostrando como esse sistema otimiza a gestão industrial. Confira!

O QUE É O MRP (MANUFACTURING RESOURCE PLANNING)?

O MRP (Manufacturing Resource Planning), em português, significa “Planejamento de Recursos de Manufatura”. Ele é considerado um sistema de cálculos que são realizados para que os gestores das indústrias possam medir a capacidade das máquinas, organizar as quantidades de materiais e matérias-primas necessárias, programar a produção etc.

A técnica permite que seja controlado o tempo e os recursos necessários para prever as quantidades de novos produtos que serão produzidos, bem como cumprir os prazos que foram prometidos aos clientes.

O MRP (Manufacturing Resource Planning) trabalha com três princípios básicos, que devem ser aplicados de forma exclusiva em cada filial da companhia. São os seguintes:

  • Demanda: número de produtos que devem ser produzidos;
  • Saldo de estoque: quantidade de matérias que estão disponíveis no estoque para utilização;
  • Lista de matérias: relação com todos os itens necessários para a produção de um produto.

Com base nesses três itens, o sistema de MRP realiza um cálculo e, logo em seguida, emite os documentos necessários para organizar o trabalho dos funcionários da indústria.

São emitidas as ordens de produção, documentos para a compra de matérias-primas com fornecedores, sugestões de organização da linha de produção, etc.

COMO O MRP AUXILIA A GESTÃO NA INDÚSTRIA?

O MRP (Manufacturing Resource Planning) é muito importante para as indústrias, podendo contribuir para diversas funções nos processos industriais.

Com esse sistema, a produção será mais organizada e serão evitadas as falhas, como esquecimento da compra de matérias-primas, o que pode acabar resultando em atrasos nas entregas para os clientes.

Como você deve saber, o descontrole na carteira de pedidos e das prioridades em uma fábrica, pode resultar em uma produção desordenada. É inadmissível deixar prazos atrasarem por motivo de erros internos, uma vez que isso afeta o bom relacionamento da companhia com os clientes.

COMO FUNCIONA O MRP LIVE DA SAP?

Quando falamos em MRP (Manufacturing Resource Planning) é importante comentar que estamos nos referindo a um sistema que está em constante evolução. A SAP desenvolveu o MRP Live, um sistema ainda mais completo, que pode ajudar as companhias em diversos momentos da sua rotina.

Usando o MRP Live, você pode se beneficiar do desempenho aprimorado e executar um planejamento em ciclos muito mais curtos. Isso quer dizer que será possível desenvolver várias ações do plano de ação diariamente, fornecendo diversos benefícios para os gestores. Entre as vantagens, podemos destacar as seguintes:

  • informações atualizadas sobre oferta e demanda, com base nas quais é possível basear as decisões;
  • reação mais rápida às mudanças na demanda, reduzindo o risco de ocorrer a falta de estoque;
  • combinação da demanda com a oferta, gerando mais eficiência para os controles industriais;
  • identificação dos problemas de forma imediata, de modo que se possa reagir.

Sobre o funcionamento do MRP Live da SAP, podemos dizer que durante a execução do planejamento, o sistema verifica os materiais e os classifica, de acordo com a sequência determinada por códigos de nível inferior, que são definidos em uma lista.

O sistema verifica quais materiais podem ser incluídos no MRP Live no HANA e os que não podem. Assim sendo, é feita uma classificação em dois grupos:

  • materiais que podem ser planejados usando o MRP Live no HANA;
  • materiais que ainda precisam ser planejados no MRP Clássico.

De tal maneira, os gestores poderão manter a produção organizada e totalmente registrada em um sistema operacional de excelente qualidade.

QUE BENEFÍCIOS O MRP (MANUFACTURING RESOURCE PLANNING) PROPORCIONA PARA AS INDÚSTRIAS?

Ao utilizar o MRP em uma empresa, são diversos os benefícios que são obtidos. Na sequência, explicaremos brevemente os principais deles. Veja!

Agilidade no processo de planejamento

Se feito de forma manual, o processo de planejamento pode levar muito tempo, resultando em demora para que as atividades sejam desenvolvidas na empresa. Com o MRP, isso é feito em poucos minutos, com o gestor podendo se dedicar mais às atividades de cunho estratégico.

Confiabilidade nas informações

Por mais que sejam tidos cuidados, quando nós, humanos, fizemos cálculos, os erros ocorrem com muita frequência. Com um sistema digital, a probabilidade de ocorrerem falhas são praticamente nulas. Logo, há uma maior confiabilidade nas informações, que são úteis para o planejamento de produção.

Redução de custos

O MRP possibilita um maior controle de estoque, evitando custos desnecessários, como a compra de mais matéria-prima do que realmente é necessário. Além disso, a produção será programada para ser totalmente cumprida nos horários em que os funcionários estão na empresa, evitando a necessidade de pagar horas extras.

Informações em tempo real

Todas as informações que o gestor necessita, no que se refere ao planejamento de produção, estarão disponíveis em tempo real para consulta e apreciação. Assim, o acompanhamento e as mudanças necessárias para que tudo saia como foi pensado, poderão ser executadas sem maiores problemas.

Agora você entende como o MRP (Manufacturing Resource Planning) otimiza a gestão industrial. Por isso, não deixe de contar com esses benefícios na sua empresa.

A Cast Group pode ajudar nesse sentido! Entre em contato conosco e saiba mais sobre o MRP Live da SAP.