Com a evolução dos conceitos da Indústria 4.0 e do sucesso da sua aplicação, os CIOs ganham mais espaço no mundo corporativo e já são considerados como os responsáveis pela revolução na indústria de bens de consumo. Enfrentando o desafio de alinhar inovação aos ambientes de produção já consolidados, este profissional pode determinar tanto o sucesso da empresa frente aos concorrentes quanto o sucesso do produto ou serviço no mercado consumidor. Ampliando a TI para uma atuação estratégica de forma definitiva.

Os CIOs possuem a responsabilidade de direcionar a companhia e entender as oportunidades de lançamento de produtos e serviços ou manter o foco no negócio e na otimização dos processos – e por vezes realizar as duas coisas. Ao enfrentar o desafio da digitalização e da automatização, estes profissionais se tornam peças chave num cenário de transformação digital.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre como os CIOs estão revolucionando a indústria de bens de consumo!

A EVOLUÇÃO DOS CIOS 

A história de evolução do papel dos CIOs dentro da indústria de bens de consumo está conectado também com a Quarta Revolução Industrial e seus conceitos. A percepção de que o ambiente de produção é igualmente físico quanto digital, a aplicação da internet das coisas, a computação em nuvem e a inteligência artificial são fatores importantes para o bom CIO.

Num passado recente tinha-se a visão de que o CIO e os demais cargos ligados ao setor de Tecnologia da Informação possuíam a característica de controle de custos internos e os processos do negócio, além de oferecer suporte para as demais áreas da companhia que tinham como foco o desenvolvimento de novos produtos e soluções.

Com a transformação digital e a aplicação da tecnologia em todas as áreas do negócio, os CIOs ganha mais uma característica estratégica para a companhia, que é a de direcionar os investimentos de alto valor em tecnologia para todo o negócio e para qualquer tipo de negócio da empresa. Com a constante mudança na forma como os usuários consomem os produtos e serviços, é vital ter uma visão estratégica neste tipo de comportamento do consumidor levando em conta também as aplicações dentro da companhia.

Pontos importantes na evolução do cargo de CIO

Alguns questionamentos e levantamentos estratégicos para a empresa são importantes na evolução do cargo de CIO dentro de uma empresa, principalmente quando se trata de alinhar o desenvolvimento tecnológico e as demais áreas do negócio.

  • Um dos primeiros pontos importantes é entender os objetivos e metas da tecnologia da informação e o quanto estão alinhados com a estratégia do negócio. Com a transformação digital, a tecnologia passa a estar presente em todos os setores da empresa e é importante ter objetivos que contemplem todos estes setores;
  • Outro ponto importante é estar atento as tecnologias emergentes e o quanto elas são capazes de impactar positivamente o negócio, além de promover as melhores práticas para a sua adoção;
  • Maximizar a inovação é uma peça chave para os CIOs e deve ser considerada também como um ponto importante na evolução do cargo. Entender como a empresa e o setor de TI estão organizados para maximizar a inovação em todos os setores;
  • E por último mas não menos importante é saber como medir o retorno nos investimentos em inovação e tecnologia. Não se gerencia o que não se mede, logo é importante ter ferramentas e indicadores de monitoramento para toda a empresa que forneçam informações precisas do nível de transformação digital e da excelência na tecnologia.

OS CIOS NA INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO

A importância dos CIOs na indústria de bens de consumo vai além da aplicação da tecnologia e entra na necessidade de transformação nos modelos do negócio e dos processos. Ao evoluir de um cargo de suporte e controle para ter uma posição estratégica no crescimento e na eficiência operacional da empresa, os CIOs irão agregar a visão de líderes na transformação digital do negócio.

Ser um líder na transformação digital significa direcionar a companhia em metas e objetivos específicos para que este movimento seja o mais tranquilo e eficiente possível. Também se preocupar na articulação e conexão dos objetivos gerais do negócio com os objetivos específicos do setor de tecnologia da informação, buscando sempre oferecer a melhor estratégia digital possível.

Transformação digital na indústria

O principal entendimento dos CIOs dentro da indústria de bens de consumo é entender a mudança para um perfil não-reativo, que busca e oferece soluções além de promover as boas práticas e a melhor forma de otimizar a inovação na indústria. Este líder deve ter um papel importante no desenvolvimento da estratégia digital da companhia.

Promover o desenvolvimento digital e a visão estratégica da empresa é um passo para a aplicação da transformação digital e faz parte do cargo do CIO também desenvolver as capacidades e habilidades do seu corpo técnico em prol da estratégia digital da empresa. Além disso, os CIOs devem gerenciar os riscos e estar a frente da mudança estratégica neste campo, gerenciando um ambiente que proporciona inovação e ao mesmo tempo consegue administrar os riscos para a empresa como um todo.

Ser ágil e flexível as mudanças do mercado também é uma ótima forma de se adaptar e ter os melhores resultados a partir de um ambiente de transformação digital na indústria de bens de consumo. Os CIOs podem aproveitar desse ambiente propício a mudanças e auxiliar na mudança de cultura da empresa, promovendo valores mais aderentes a digitalização como as soluções multicanal e o foco no consumidor e na qualidade.

SAIBA MAIS!

Os consumidores estão mudando a forma como decidem as aquisições de produtos e serviços, ganhando mais poder de escolha e opções que façam sentido na sua vida aproveitando a evolução da tecnologia e a da transformação digital. Com isso, os CIOs tem um papel fundamental na indústria de bens de consumo, moldando e garantindo a evolução dos sistemas da empresa afim de entregar a melhor experiência ao cliente possível

Aproveite para baixar nosso e-book, onde mostramos os principais desafios da área de TI para uma atuação verdadeiramente estratégica.