O mundo como conhecemos está mudando continuamente e entre os fatores fundamentais para isso, estão a transformação e a economia digital. Nesse sentido, os diretores devem saber como preparar a organização para os novos tempos e, assim, manter a companhia moderna e competitiva.

A economia digital é baseada em três pilares básicos, conforme mostra um estudo feito pela SAP, em parceria com a MIT Technology Review. Entender sobre eles é necessário para obter êxito na preparação da organização para o futuro.

Na sequência, explicaremos mais sobre o assunto, para que você saiba como alinhar a sua empresa com os preceitos da economia digital. Não deixe de conferir!

ECONOMIA DIGITAL: ENTENDENDO O CONCEITO

Podemos definir a economia digital como uma atividade econômica que resulta de diversas conexões diárias entre pessoas, dispositivos, dados e processos. A espinha dorsal que torna tudo isso viável é a hiperconectividade.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, por meio de serviços como a internet das coisas. Um exemplo muito clássico deste fato é que antigamente, se necessitassem de transporte, as pessoas precisavam ir até o ponto de táxi mais próximo ou então ligar para um taxista conhecido.

Hoje em dia, com poucos toques na tela do celular, é possível chamar um motorista de aplicativo, que em questão de minutos passará no local em que o passageiro se encontra. Tudo de forma prática e rápida.

Recentemente, o TeleCrunch, um site de notícias sobre a economia digital, fez uma publicação interessante: “O Uber, a maior empresa de transporte do mundo, não possui veículos. O Facebook, o proprietário de mídia mais popular do mundo, não cria conteúdo. O Alibaba, o varejista mais valioso, não possui estoque. E o Airbnb, o maior fornecedor de acomodações do mundo, não possui imóveis”.

Apesar disso, todas essas empresas têm algo em comum, o uso de dados para a prestação de serviços. Por esse motivo, o uso de sistemas de gestão, como o SAP são tão relevantes, para que tudo isso possa ser devidamente registado.

OS 3 PILARES PARA PREPARAR A ORGANIZAÇÃO PARA A ECONOMIA DIGITAL

Conforme mostramos, a SAP realizou um estudo, no qual foram elencados 3 pilares para preparar a organização para a economia digital. Entenda quais são eles!

1. Lealdade do cliente

A economia digital em rede já está ajudando as empresas a oferecer experiências melhores e mais personalizadas aos seus clientes. Porém, é possível ir mais além e utilizar recursos, como dados, para alimentar sistemas de machine learning e fazer com que os gostos dos consumidores sejam sempre atendidos.

A Bapat, por exemplo, é uma máquina de venda automática de bebidas e que oferece os itens de acordo com as preferências de cada pessoa. De acordo com as preferências de cada indivíduo, ela pode oferecer um refrigerante com limão, um determinado tipo de cerveja, um chá gelado com açúcar, um café com adoçante etc.

Essa capacidade de entrega personalizada faz com que as pessoas se sintam valorizadas pela marca. Logo, elas terão lealdade com a sua empresa, principalmente se não encontrarem isso na concorrência.

Ao preparar a empresa para a economia digital, portanto, você precisa buscar meios para armazenar e minerar dados. Assim, poderá coletar informações e oportunizar a lealdade dos clientes.

2. Habilitação da inovação aberta

A economia digital está criando novas formas de trabalho, o que está mudando as formas de contrato entre empresas e colaboradores. Prova disso é a recente Reforma Trabalhista implementada no Brasil, que regulamenta o regime home office, por exemplo.

Boa parte das pessoas que ocupam o mercado de trabalho atualmente são os milennials, a primeira geração de nativos digitais, ou seja, que nasceram e cresceram em uma época em que a internet e os recursos eletrônicos já existiam. Tratam-se dos jovens nascidos entre meados da década de 1980 e o ano 2000.

O trabalho deixou de ser um lugar, se tornando apenas uma atividade, que pode ser realizada na casa do funcionário ou em um coworking, não ocupando necessariamente a sede da empresa.

Para inovar, economicamente falando, as companhias precisam entender o novo perfil dos colaboradores e buscar meios para que se possa trabalhar dessa forma. Em outras palavras, as empresas devem se habilitar para a inovação aberta.

3. Reforço da otimização de recursos

Os sistemas de gestão, como o SAP e outros ERPs, estão preparados para transportar as empresas de um mundo de escassez para um universo de abundância. Com esses softwares, muitas atividades que antes eram difíceis de serem realizadas, hoje em dia, são feitas de maneira muito prática.

No modelo empresarial antigo, as empresas precisavam contar com vários colaboradores para desenvolver atividades burocráticas, como o controle de estoque, o gerenciamento financeiro, entre outras.

Na atualidade, uma empresa que ainda funciona dessa forma é considerada ultrapassada! A ideia é que as atividades mais burocráticas sejam automatizadas, para que as forças humanas sejam utilizadas para aquilo que elas fazem de melhor, pensar!

Pense no exemplo da agricultura. Há uma estimativa de que até o ano de 2050, a população da Terra ultrapasse os nove bilhões, dois bilhões a mais do que o número atual. Isso deve acontecer por conta dos avanços da medicina, que farão com que as pessoas tenham uma maior expectativa de vida.

Mas como se preparar para produzir comida para todas essas pessoas? Não será possível aumentar a quantidade de terras disponíveis para o plantio, logo, os recursos existentes devem ser otimizados e a tecnologia é extremamente necessária nesse sentido.

Para saber como preparar a organização para a economia digital, recomenda-se que você siga à risca os 3 tópicos levantados na pesquisa da SAP. Assim, poderá ter uma companhia realmente competitiva e eficiente.

O uso de um ERP inteligente é muito importante nesse momento. Saiba mais em nosso artigo que explica o que é SAP HANA e como o software pode ajudar a sua empresa a lidar com dados.

Leave a Reply