Com a inovação e a evolução da tecnologia em diversas áreas da indústria permite-se que os serviços, ferramentas e soluções estejam cada vez mais conectadas. A convergência entre as plantas de produção e do mundo da tecnologia da informação está fazendo com que a indústria 4.0 se torne realidade, principalmente ao entender a integração entre os seus pilares.

O mundo da TI converge sim com a indústria 4.0 e vai além, tendo um conjunto de múltiplas tecnologias que permitem um ambiente ainda mais de digitalização e inovação. E mais – a TI industrial pode inclusive demandar que a tecnologia operacional (ou operational technology, OT), a Tecnologia da Informação (TI) e até a Internet Industrial das Coisas (IIoT) operem em conjunto para oferecer a melhor experiência para o local.

A TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA 4.0

A aplicação da tecnologia é um dos principais focos da indústria 4.0 e o aperfeiçoamento das máquinas e dos processos de uma linha de produção vem como benefícios inerentes a essa evolução. Assim, ao englobar a automação e a aplicação de soluções que também envolvem a Tecnologia da Informação, este conceito permite que ocorra uma grande convergência entre os serviços industriais.

A Tecnologia da Informação

A TI já é uma infraestrutura conhecida e sempre utilizada no mundo do software, das aplicações e soluções de tecnologia utilizadas no cotidiano assim como em produtos e serviços. A internet, os protocolos de comunicação para diferentes sistemas e o próprio ambiente de TI por si só já são mais do que conhecidos – principalmente com a evolução da conectividade.

A Tecnologia da Informação tem como mais uma característica a de não se fazer presente num ambiente industrial de fato. Claro que existiam computadores na área administrativa e até a utilização de alguns dispositivos – sem a criação de uma integração entre os diferentes sistemas.

A Tecnologia Operacional

Este termo vem da tradução do inglês e a sua sigla OT simboliza a aplicação de sistemas de controle industrial (ou ICS), mas não simboliza somente este tipo de aplicação. A  Tecnologia Operacional é toda e qualquer forma de aplicar algum tipo de controle ou supervisão num ambiente industrial, como:

  • As unidades terminais remotas ou RTU;
  • Sistemas de supervisão e aquisição de dados como o SCADA;
  • Os PCs específicos para uso industrial ou IPC;
  • Os famosos controladores lógicos programáveis ou CLP (também conhecido por sua sigla para o inglês, PLC);
  • E até alguns sistemas para controle distribuído ou DCS.

Um ponto importante da OT é que por muitos anos esses sistemas sempre operaram de forma fechada ou até isolada, mantendo o seu fluxo de dados dentro do ambiente industrial. Desde questões de segurança e até conectividade, impactou num mundo industrial com os seus próprios padrões e protocolos para comunicação e troca de dados.

A Internet das Coisas Industrial

Além da evolução dos sistemas, os dispositivos também tem se tornado cada vez mais conectados e trocando informações para entender e aprender mais sobre as situações de uso. E levando esse cenário para o ambiente industrial, temos a Internet das Coisas Industrial que permite que as máquinas e equipamentos avancem ainda mais ao agregar inteligência e entender melhor a troca de informações.

Essa aplicação faz com que um desafio ainda maior venha juntamente com a indústria 4.0 – a conexão entre os diferentes sistemas e diferentes protocolos de comunicação. O mundo da TI fala uma linguagem diferente do mundo a OT e para a evolução e digitalização eficiente dos processos industriais, ambas devem estar conectadas.

A CONVERGÊNCIA ENTRE TI E OT NO AMBIENTE INDUSTRIAL

Até a chegada de vez da indústria 4.0 e da transformação digital, existiam dois ambientes distintos dentro de uma planta industrial:

  • De um lado, os administradores, analistas e desenvolvedores de sistemas gerenciam a TI e lidam com o Datacenter, disponibilidade de software administrativos e até executam rotinas inerentes da área;
  • Do outro lado existem os engenheiros, analistas de engenharia e até operadores que vivem o chão de fábrica e lidam com os sistemas industriais – ou OT. Como exemplo, a programação e os dados processados por um CLP não se comunicam com o restante da empresa e este setor vive num mundo quase paralelo.

E com a digitalização e a evolução da tecnologia, tudo mudou. 

A conexão e troca de informações entre os diferentes sistemas industriais

Um dos principais pontos de convergência entre a TI e o OT é a troca de dados e geração de informação com maior riqueza e melhores insights para o gerenciamento do negócio. Estes dados podem ser coletados dos sensores diretamente na linha de produção e alimentar painéis gerenciais e ferramentas de ERP – tudo de forma integrada.

Assim, a evolução da tecnologia também chega nos equipamentos utilizados num ambiente industrial, como os próprios CLPs, RTUs e os PCs industriais. Estes passam a contar com mais protocolos de comunicação – alguns inclusive se conectando a plataformas de Cloud Computing para a coleta e disponibilização de dados de forma automatizada. 

Isso promove que o ambiente industrial mude a sua característica e passe de ser conhecido como um sistema isolado para um ambiente integrado a toda empresa. Estes diferentes pontos passam a agregar ainda mais informação ao sistema de gestão e as diversas outras soluções e ferramentas utilizadas pelo negócio.

A convergência entre a IT e o OT permite que diversas aplicações e evoluções sejam utilizadas também no ambiente de chão de fábrica, indo de encontro a Internet das Coisas Industrial. Um gateway de IoT Industrial pode ser conectado ao sistema já existente, permitindo que a coleta de dados seja aplicado numa plataforma de ERP ou outro tipo de aplicação de negócio.

SAIBA MAIS!

A convergência entre as áreas de TI e OT são uma das características da indústria 4.0 e permite que os diferentes sistemas industriais se conectem com o restante da empresa. Assim, os dados podem trafegar e agregar ainda mais valor as informações do negócio, permitindo também uma maior gama de aplicações de inovação e tecnologia.