Como reduzir custos na área de vendas sem comprometer os resultados conquistados pela equipe? Esse é um dilema que grande parte dos gestores de vendas já viveram em algum momento, não é? A lógica indica que uma redução de custos pode afetar as operações do setor de vendas, mas nem sempre isso precisa ser assim.

Principalmente com a incorporação da tecnologia e com a mudança do comportamento dos consumidores, é possível aplicar diversas estratégias que ajudam a reduzir custos na área de vendas sem qualquer prejuízo para o desempenho. Na verdade, muitas das ações promovem o efeito oposto: reduzem custos e ainda melhoram a produtividade.

Quer saber como colocar isso em prática na sua empresa? Confira a seguir 11 dicas para reduzir custos na área de vendas.

COMO REDUZIR CUSTOS NA ÁREA DE VENDAS?

Reduzir custos na área de vendas pode ser mais simples do que você imagina. Com as dicas que preparamos a seguir você conseguirá promover uma transformação positiva na forma como as atividades são organizadas – diminuindo as despesas operacionais e alavancando o desempenho.

1. Explore a sua base de clientes existentes

Em muitos casos, o foco das ações de marketing e vendas está na aquisição de novos clientes. Porém, os clientes já existentes também podem contribuir fortemente com os resultados de venda. Mais do que isso, os custos para levar um consumidor a realizar uma nova compra é muito inferior às despesas para atrair um novo cliente.

2. Invista nas ações de marketing digital

Grande parte dos seus potenciais clientes acessa a internet todos os dias. Levando isso em consideração, é na internet que a sua empresa precisa estar para atrair a atenção desse público. As ações de marketing digital possuem custos muito baixos em comparação à publicidade tradicional e podem gerar resultados fantásticos.

3. Certifique-se de que sua equipe de vendas esteja acompanhando os leads

Depois de colocar em prática as ações de marketing digital, a sua empresa conseguirá gerar vários leads – que são os usuários que demonstram que possuem interesse nas suas soluções. Nesse momento, a equipe de vendas precisa agir com velocidade para aproveitar a oportunidade de venda. A integração entre as ações de marketing e vendas é cada vez mais importante.

4. Calcule o custo da aquisição de clientes

Para definir um orçamento para vendas e aquisição de clientes, você precisa iniciar com a determinação do custo para adquirir um cliente e calcular o valor médio da vida útil do cliente. A partir dessas informações você consegue definir um orçamento que garanta a rentabilidade e um ROI forte sobre as despesas de vendas.

5. Pare de investir em folhetos focados no seu produto

Um dos caminhos para reduzir custos na área de vendas é eliminar as despesas que não são necessárias, certo? Um ótimo exemplo disso é a impressão de inúmeros folhetos que falam sobre seus produtos ou serviços. Em vez disso, você pode se concentrar em fornecer um conteúdo informativo para o público e conduzi-lo até o fechamento da venda.

6. Faça sua lição de casa antes de definir orçamentos de vendas e marketing

Muitas empresas não conseguem reunir os dados necessários para definir com precisão os orçamentos de vendas e marketing, muitas vezes confiando em uma única dimensão de custo ou, pior ainda, adivinhação. Esses orçamentos amplos envolvem mais do que apenas o custo de vendas ou uma porcentagem da receita da empresa. Para acertar na definição dos orçamentos de vendas é preciso considerar os padrões do setor, planejamento de marketing e o valor do tempo de vida do cliente.

7. Facilite o contato com os potenciais clientes

Muitos dos seus clientes não têm tempo para receber os vendedores em longas reuniões. Em vez de apostar nessa abordagem de vendas, você pode apostar em canais que facilitam a compra pela internet ou então em reuniões virtuais. Além de aumentar a satisfação dos clientes, essa é uma mudança que também ajuda a reduzir custos na área de vendas – afinal, o deslocamento dos vendedores até os clientes representa um custo expressivo.

8. Não abandone as oportunidades de venda

Talvez um usuário que representava uma boa oportunidade de venda não tenha tomado a sua decisão de compra após a abordagem da sua empresa, mas nem sempre isso significa que você deveria deixá-lo de lado. Depois de investir na geração de leads, você precisa fazer um acompanhamento para não deixar que boas oportunidades sejam desperdiçadas. Além disso, investir na nutrição desses leads é mais barato do que gerar novos leads.

9. Torne-se seu especialista no setor

Forneça aos clientes e prospects informações sobre como tomar decisões sobre compras de produtos e serviços como os seus, como extrair o máximo de valor no uso dessas soluções e como resolver problemas que possam surgir. Posicione-se como a empresa que ensina como alcançar os resultados esperados pelo cliente – fornecendo materiais informativos que melhoram a percepção sobre a sua organização e podem criar boas oportunidades de vendas sem aumentar os custos.

10. Atualize o treinamento de vendas

Muitas empresas que querem reduzir custos na área de vendas ainda estão presas a técnicas de vendas do século passado, quando o mercado e o clima de vendas eram totalmente diferentes. A abordagem de vendas está mudando constantemente – principalmente com a incorporação da tecnologia. Por isso, é preciso otimizar o orçamento para treinamento para garantir que as habilidades de sua equipe de vendas estejam atualizadas e realmente gerem resultados positivos.

11. Invista em ferramentas digitais

Outra ótima maneira de reduzir custos na área de vendas é investir em soluções digitais que permitem a automação de processos e geram um aumento na produtividade da equipe. É possível unificar a atuação de vendas, marketing, engajamento de mídias sociais e relacionamento com o cliente em uma única plataforma – potencializando os resultados obtidos e minimizando os gastos.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA MODERNIZAR O SETOR DE VENDAS?

Ao longo deste artigo conferimos várias dicas para reduzir custos na área de vendas que podem ajudá-lo a alcançar os melhores resultados na sua empresa. O grande segredo para obter sucesso está na modernização do setor de vendas. Com a incorporação de novas estratégias e ferramentas digitais é possível alavancar os resultados.

Você está preparado para modernizar o setor de vendas na sua empresa? Então conheça a melhor solução CRM para o seu negócio!

 

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