Em plena Era Digital, a exigência de que as decisões sejam embasadas em dados e apoiadas por argumentos que as justifiquem, é de especial atenção para o setor de Recursos Humanos. Neste sentido, a tecnologia mais uma vez vem para apoiar a estratégia de desenvolvimento das organizações, e indispensável para isso é realizar a correta Gestão de Desempenho.

O mercado cada vez mais competitivo, exige alto nível de performance estratégica, processual e produtiva, desde a forma como o RH se auto gerencia, até o modo como desdobra as metas e mede o desempenho de toda a organização.

Quando este setor se estrutura para atender sua demanda e responsabilidade estratégica dentro das organizações, sem dúvida buscará se munir de ferramentas que permitam avaliar e desenvolver o capital humano para garantir produtividade e diferencial competitivo na Gestão de Desempenho.

RH DIGITAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO:

– Automação de Processos: Que o RH tem potencial estratégico dentro de todas as organizações não é novidade, porém utilizar tal potencial envolve investimento em ferramentas que possam automatizar processos a fim de não onerar equipes com trabalhos estritamente operacionais, que apesar de indispensáveis tendem a reduzir a eficiência estratégica da Gestão de Pessoas.

– Agilidade e Precisão: Aperfeiçoar processos, apurar dados, disponibilizar informações, integrar e gerir mudanças são apenas algumas das funcionalidades que ferramentas de Gestão tendem a entregar não apenas para o RH, mas para toda a organização.

– RH estratégico: A principal exigência feita ao RH atualmente é demonstre sua contribuição para a competitividade do negócio. E não se pode negar que o capital humano é uma fonte de vantagem incomparável, e cada vez mais empresas reconhecem isso. Assim, é atribuição do RH basear-se em dados para planejar de forma estruturada a distribuição de metas e medir o desempenho de forma assertiva.

Neste sentido, o uso de uma solução tecnológica é essencial para estabelecer:

Indicadores Estratégicos

Avaliar a performance da empresa, setor e/ou profissional permite ajustar o percurso para alcançar e até ampliar os resultados obtidos.

O grande diferencial que uma solução tecnológica pode agregar ao processo são indicadores precisos que permitem avaliar e ajustar com maior frequência possíveis desvios. Também permite que feedbacks sejam dados e que as informações fiquem disponíveis, evitando assim ruídos na comunicação, possibilitando que o colaborador se concentre em seus reais entregáveis e metas de desempenho.

Engajamento independente da distância

Garantir que todas sintam-se parte da organização e engajados com seus objetivos é um grande desafio, e quase intransponível sem o auxílio da tecnologia. Permitir que todos, mesmo que remotamente tenham acesso a metas claras, avaliação e feedback, permite extrair o melhor de cada um independente da distância.

Reconhecimento e recompensa

Um programa de reconhecimento justo e atrativo é responsável pela retenção e satisfação em muitas organizações. Mas o que precede qualquer programa de reconhecimento é a correta avaliação de performance, sem esse acompanhamento acurado e claro, qualquer reconhecimento tende a ser parcial ou pouco atrativo.

Na Gestão de Desempenho, indicadores confiáveis, precisos e transparentes permitem extrair de cada um o melhor e estabelecer um círculo virtuoso em que o colaborador reconhecido se compromete a manter o empenho.

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