A tecnologia chegou pra ficar no cotidiano da população em geral e não é um cenário diferente quando se pensa no mundo corporativo e nos infinitos ganhos de acordo com a sua aplicação. A maturidade digital demonstra justamente esse fato e serve como um ótimo indicador para informar a capacidade que a empresa tem para se adaptar e estar preparada frente a novas mudanças de cenário.

A recuperação pós crise é um ótimo exemplo de que as organizações com mais capacidade digital ou as que possuem uma avançada maturidade no que diz respeito a adoção da tecnologia garante melhores indicadores de desempenho. Quando se projeta nos próximos dois anos, estas empresas tem 20% mais chance de ver a sua receita recuperada dentro deste prazo, após a pandemia causada pelo Coronavírus.

Assim, é importante entender como as organizações mais maduras digitalmente conseguem ter uma recuperação mais ágil no cenário pós pandemia, tendo inclusive a transformação digital se destacando como diferencial competitivo do negócio.

O QUE É A MATURIDADE DIGITAL?

A maturidade digital é a capacidade que uma empresa tem de tanto utilizar algum tipo de tecnologia nova e que tenha um impacto positivo no seu dia a dia quanto a mesma capacidade para se adaptar as inovações tecnológicas. Indo além, uma empresa que se considera madura digitalmente também é aquela que segue um panorama claro de transformação digital nos seus negócios.

As empresas com essa característica se tornam mais do que simples usuárias da tecnologia em si, desenvolvendo e adotando novos tipos de recursos para melhorar ainda mais o seu dia a dia. E esse tipo de cultura influencia diretamente na visão que a empresa tem de inovações como a inteligência artificial e a automatização de processos, promovendo um ambiente que apoia e fomenta soluções inteligentes que otimizam os indicadores do negócio. 

Algumas características das empresas que possuem a maturidade digital

Algumas características importantes estão presentes nas empresas que se consideram como maduras digitalmente e são consideradas como principais pontos para promover uma recuperação rápida no pós crise. Tarefas rotineiras são passíveis de automatização e as decisões importantes do negócio não são tomadas com base no achismo e sim em indicadores e métricas com base em dados.

Outra característica essencial é a excelência operacional dos departamentos da empresa, principalmente o departamento de TI que consegue promover as melhores soluções. Estas soluções já nascem com o ambiente digital em mente, com uma constante busca por inovação e a entrega de produtos ideais para os clientes.

Essas características inclusive impactam diretamente na recuperação pós crise causada pela pandemia do Coronavírus e que derrubou a produção mundial. Organizações mais maduras digitalmente tem até 20% de chances a mais de recuperar a receita nos próximos dois anos, após a pandemia.

A MATURIDADE DIGITAL E A RECUPERAÇÃO PÓS CRISE

As empresas que se prepararam anteriormente e são consideradas como maduras digitalmente tem um panorama melhor de recuperação pós crise do que as que apenas seguem a tecnologia. Inclusive, esse ponto reflete até nas receitas, na visibilidade sobre os negócios e até na confiança no futuro.

Antes da pandemia a capacidade de utilizar e se adaptar à tecnologia já estavam se tornando rapidamente essenciais para um grande número de organizações de diversos setores. As iniciativas voltadas a transformação digital já poderiam ser uma realidade e nesse sentido, um ponto chama atenção: algumas empresas não estavam tão adiantadas na adoção tecnológica como esperavam.

A análise do cenário durante a pandemia é que as empresas que adotaram a transformação digital tiverem um diferencial competitivo relevante frente aos seus concorrentes. Isso impactou inclusive num desempenho melhor durante este período e até uma recuperação mais rápida – enquanto os seus concorrentes se preocupam em realizar os investimentos necessários num curto período de tempo, com o intuito de melhorar a utilização das soluções digitais. 

Os impactos da Covid-19 nas organizações

Enquanto um grande número de empresas viram os seus números de receita e o desempenho caírem durante a pandemia, as que já tem uma maturidade digital mantiveram ou até mesmo ampliaram os seus orçamentos. Para continuar com bons indicadores, estas empresas realizaram investimentos principalmente em áreas como:

  • Aumento das tecnologias para a promoção de um ambiente corporativo voltado para colaboração;
  • Manter a segurança dos seus dados, mesmo sem a presença física nos escritórios;
  • Migrar para soluções baseadas em nuvem ou que apostem num ambiente híbrido, permitindo um acesso fácil e rápido aos diferentes sistemas utilizados;
  • Aplicação de análises avançadas e soluções que apostam na inteligência artificial e detecção de padrões do negócio.

Outro panorama que mudou e impactou diretamente neste cenário foi o aumento e a migração quase que total para um ambiente de trabalho remoto e em casa, também conhecido como o home office. Este nova forma de desempenhar as atividades impulsionou o que entende-se por uma transformação digital forçada nas empresas que não estavam preparadas.

Para as que já tem uma maturidade digital dos seus negócios, a transição foi calma e os colaboradores se sentiram motivados a desempenhar o seu papel de forma simples e ágil. A própria empresa contribui para essa sensação, ao promover e adotar soluções de tecnologia que tornam o dia a dia organizacional muito mais colaborativo e tranquilo. 

As capacidades digitais importantes para o cenário da pandemia causada pelo Covid-19

Algumas capacidades podem ser destacadas como essenciais para definir se uma empresa terá uma recuperação pós crise mais rápida, simples e ágil ou mais demorada, com algumas etapas anteriores. A principal é ter uma experiência digital de ponta a ponta, com análises baseadas em inteligência artificial e os sistemas corporativos baseados na nuvem.

Outro ponto importante é um alto grau de automatização, principalmente quando se pensa em processos repetitivos e que dependem de uma análise profunda junto com a atenção do colaborador quando realizado manualmente. E as parcerias são essenciais na hora de promover essas capacidades e auxiliam na hora de entregar um ambiente organizado, completo e preparado para a transformação digital.

SAIBA MAIS!

A maturidade digital do negócio é uma das principais características que irão permitir que as empresas tenham uma recuperação pós crise mais rápida, inclusive até fazendo com que outras oportunidade sejam aproveitadas neste período. E ter um parceiro de sucesso faz a diferença na hora de pensar o seu ambiente corporativo digital.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais dicas sobre como a transformação digital tem um impacto direto como diferencial competitivo no seu negócio!