A pandemia da Covid-19 foi um período bastante complicado para os empresários do varejo. Afinal, a maioria das lojas tive que fechar as suas lojas, por conta do isolamento social que foi decretado para várias regiões. Nesse momento, o uso da tecnologia foi muito importante, já que os novos hábitos de consumo dos clientes passaram a ter muito mais foco no digital.

Agora, passado o pior momento da pandemia, praticamente todos os estados brasileiros já não estão mais em quarentena. Embora algumas atividades ainda tenham várias restrições, o comércio pode abrir as suas portas novamente.

Além disso, de acordo com declarações do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, a vacina contra o novo Coronavírus deverá começar a ser distribuída à população até abril de 2021. O pós-pandemia, portanto, está próximo e a sua empresa precisa estar pronta para esse momento.

COMO USAR A TECNOLOGIA PARA SUPRIR OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO PARA O VAREJO NO PÓS-PANDEMIA?

Com a flexibilização dos negócios, as empresas do varejo começam a pensar em formas para se dar bem no cenário de pós-pandemia. Muitas delas também precisam se recuperar, tendo em vista que os problemas sanitários enfrentados pela sociedade também geraram uma crise financeira grave.

Veja, a seguir, algumas dicas para que você possa usar a tecnologia e ter mais resultados positivos no comércio varejista, no período que sucede a pandemia.

Invista na digitalização

transformação digital se tornou um dos principais recursos para as empresas varejistas durante a pandemia, tendo em vista que possibilitam o atendimento a distância. Muitas lojas passaram a vender pelo WhatsApp, por exemplo.

Porém, esse não é um fenômeno passageiro! Mesmo com o fim da pandemia, as pessoas continuarão consumindo mais de forma digital. Cada vez mais as pessoas viverão uma realidade em que ocorre o cibridismo, situação em que online e offline andam juntos, como propõe a escritora Martha Gabriel, no livro “ Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital”.

Além disso, de acordo com um relatório da McKinsey, as empresas brasileiras ainda têm dificuldade em desenvolver a capacidade analítica das suas operações. As companhias não conseguem mapear as jornadas dos clientes e transformá-las em dados, por exemplo.

O uso de softwares e sistemas de gestão, como o SAP S/4HANA podem ajudar nesse sentido. As plataformas de gestão são o caminho para que a digitalização ocorra e seja mapeada, possibilitando que as empresas sejam cada vez mais estratégicas.

A ideia é que o máximo de informações sejam coletadas nas interações que o cliente tem com a empresa. Em supermercados, por exemplo, o cliente já pode usar aplicativos para ele mesmo escanear os produtos e agilizar o pagamento. Isso faz com que os dados sejam registrados no sistema e possam ser usados, posteriormente, em estratégias de marketing e de comunicação com o consumidor.

Mas, tenha atenção! Ao fazer a coleta de dados, sempre se deve ter o cuidado para cumprir todos os requisitos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, você evita multas e penalidades à sua organização.

Tenha protocolos de higiene mais rígidos

Mesmo quando a vacina já estiver sendo disponibilizada, até que a maioria da população esteja imunizada contra a Covid-19, será necessário que o comércio varejista mantenha protocolos de higiene mais rígidos.

Aqui é aquilo que você já sabe, garantir o distanciamento entre as pessoas, aferir a febre dos clientes antes deles entrarem na loja, disponibilizar álcool em gel 70% na entrada e na saída da loja e por aí vai.

Porém, a tecnologia também faz parte disso! Apesar de não estar diretamente ligada com os protocolos de higiene, muitas pessoas não se sentem prontas para voltar a frequentar estabelecimentos comerciais. Logo, o atendimento online ainda é importante e você deve ampliar os canais de comunicação da empresa, para garantir que ele seja cumprido com maestria.

Use a tecnologia para gerenciar as cadeias de suprimentos

As cadeias de suprimentos também merecem uma atenção especial no pós-pandemia. O setor de varejo deve sempre manter os seus estoques abastecidos e organizados de forma estratégica, por meio de metodologias como a  curva ABC ou princípio de Pareto.

Existem soluções que podem ajudar nesse sentido, como o SAP Ariba Discovery. Por meio desse sistema, é possível que as empresas formem uma rede de fornecedores e compradores, para que os novos hábitos de consumo sejam atendidos pela organização.

Com esse recurso, será mais fácil controlar o estoque, não deixar que itens importantes faltem na empresa e também cumprir todos os prazos de entrega. Isso porque os sistemas de gestão são excelentes para controlar os armazéns das empresas.

Todo o processo de produção, armazenamento e separação dos produtos, feitos nos centros de armazenagem, poderão ser acompanhados em tempo real pelos gestores das organizações.

O mesmo vale para as entregas, já que as cadeias logísticas podem usar a tecnologia para gerenciar frotas. É possível saber exatamente onde estão os caminhões, bem como traçar rotas mais curtas e evitar problemas como o roubo ou perda de carga, assim como os acidentes de trânsito. Tudo isso graças ao monitoramento em tempo real, que possibilita que instruções sejam repassadas aos motoristas.

São diversas as formas como a tecnologia pode ajudar o varejo a se adaptar aos novos hábitos de consumo no pós-pandemia. Por isso, é importante fazer um mapeamento nas atividades da sua empresa e descobrir quais são os melhores recursos que você pode utilizar.