pandemia da Covid-19 fez com que muitas empresas despertassem a necessidade de garantir um trabalho remoto de sucesso. Afinal, manter os colaboradores trabalhando em casa passou a ser uma obrigação para evitar a disseminação descontrolada do Coronavírus.

Mesmo com grande parte das atividades já estarem sendo retomadas, muitas empresas pretendem seguir trabalhando remotamente, mesmo que em alguns dias da semana. É por isso que buscar meios para ter sucesso ao executar as atividades a distância é importante.

VEJA 6 DICAS PARA GARANTIR UM TRABALHO REMOTO DE SUCESSO NA SUA EMPRESA

Para que você garanta um trabalho remoto de sucesso na sua empresa, é importante ficar atento a alguns pontos. Confira as nossas dicas!

1. Entenda que home office e trabalho remoto não são a mesma coisa

Muitas pessoas fazem confusão e pensam que trabalho remoto e home office são sinônimos, porém, os termos têm diferentes significados e é importante conhecê-los para ter sucesso.

O home office representa o trabalho feito em casa, ou seja, o trabalhador faz todas as suas atividades em sua própria residência. Como desvantagem para esse modelo, está o fato de muitas pessoas não terem um espaço para trabalhar em seus lares.

O trabalho remoto, por sua vez, está relacionado com a chamada cultura do anywhere office. De acordo com esse modelo, as pessoas podem trabalhar em qualquer local, como em coworkings, em bibliotecas, em cafeterias, em casa ou até mesmo na sede da empresa.

É esse o modelo que está em crescimento e que deve ser uma realidade em grande parte das organizações nos próximos anos. Entre as vantagens do anywhere office está o fato dos trabalhadores poderem moldar melhor as suas rotinas.

Para um funcionário vale mais a pena ficar trabalhando em casa ou ir até um coworking que fica próximo de sua residência do que perder horas no transporte público para ir até o escritório, por exemplo.

2. Estabeleça uma rotina

Dentro da cultura do anywhere office, os funcionários passam a ser mais cobrados por demanda do que por carga horária. Por isso, desde que cumpram as suas funções, não importa se a pessoa prefere trabalhar durante o dia ou pela noite, por exemplo.

No entanto, para ter efetividade, é interessante definir uma rotina, para  que se possa ter horário para as atividades profissionais e também para o lazer, os estudos e outras tarefas que realizamos.

Fazer intervalos regulares também é importante, para evitar ficar sobrecarregado, o que afeta a produtividade e a saúde mental das pessoas.

3. Utilize boas ferramentas de comunicação

Para garantir um trabalho remoto de sucesso é importante investir em boas ferramentas de comunicação. Não se recomenda muito o uso do WhatsApp, um canal bastante utilizado para trocas pessoais, para ter conversas de trabalho, por exemplo.

O bom é que a empresa tenha canais exclusivos para tratar de assuntos de trabalho. Uma ferramenta interessante de ser usada é o Slack, um mensageiro eletrônico, que pode ser usado em desktops e dispositivos móveis.

O Slack possibilita as conversas individuais e também em grupos, que podem ser criados de acordo com a necessidade.

4. Faça videoconferências

Para reuniões e encontros agendados, as videoconferências são uma excelente maneira para garantir um trabalho remoto de sucesso. Os eventos podem ser feitos com qualidade, independentemente da distância geográfica que separa os participantes.

Para fazer videoconferências  também existem excelentes ferramentas, como o Zoom e o Google Meets, que têm versões gratuitas e outras pagas, com mais recursos.

5. Utilize bons sistemas de gestão

O trabalho remoto só é possível por conta do avanço das tecnologias. Entre elas se destaca a computação em nuvem, presente em softwares como o SAP S/4HANA.

Com esse tipo de sistema de gestão, os acessos podem ser feitos por meio de qualquer dispositivo, sem que seja necessário ter um programa instalado no computador, como acontecia antigamente.

A computação em nuvem é o coração do anywhere office e garante que as atividades podem ser feitas em qualquer local. Além disso, também permite que os gestores tenham uma visão ampla sobre tudo que se passa na empresa.

Com o SAP S/4HANA, por exemplo, os gestores podem gerar relatórios e acompanhar como os funcionários estão desenvolvendo as atividades. Assim, caso percebam qualquer anormalidade, poderão conversar com os colaboradores e alinhar as expectativas.

6. Garanta a segurança das informações

Para garantir um trabalho remoto de sucesso também é necessário investir em segurança da informação. Isso ganhou ainda mais relevância recentemente, por conta do surgimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que pune as empresas que não tiverem cuidados com os dados de terceiros.

Por isso, é necessário também investir em itens de segurança cibernética, como o uso de um bom antivírus nos dispositivos dos colaboradores e softwares de gestão criptografados.

Com essas dicas, garantir um trabalho remoto de sucesso será mais fácil para a sua empresa. Vale lembrar que essa modalidade veio para ficar e que não se trata de algo passageiro. Por isso, se preparar é tão importante!

Como você aprendeu neste artigo, na cultura do anywhere office, a computação em nuvem tem um papel muito importante. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre os benefícios e vantagens do ERP Cloud.