Ter um alinhamento entre TI e negócios em organizações de médio e grande porte é algo desejado por praticamente todos os executivos. Isso porque os especialistas em tecnologia podem contribuir significativamente para a definição e condução de estratégias para as diversas áreas de uma companhia, fazendo com que ela tenha o máximo de lucro, desempenho e eficiência.

Apesar desse ser o desejo dos executivos, nem sempre é o que acontece dentro das empresas. Em muitos casos, a TI fica restrita a uma atividade de suporte, vista como um setor que serve para “apagar incêndios”, quando se descobre algum problema envolvendo tecnologia, como um equipamento precisar ser consertado ou um software começar a falhar.

É por isso que se devem desenvolver atividades para promover um maior alinhamento entre TI e negócios. Somente assim, o setor de tecnologia terá o devido reconhecimento e poderá contribuir para o crescimento das companhias.

4 DICAS PARA PROMOVER O ALINHAMENTO ENTRE TI E NEGÓCIOS EM ORGANIZAÇÕES DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Para que você saiba como promover o alinhamento entre TI e negócios em organizações de médio e grande porte, listamos uma série de dicas. Veja, a seguir, e busque colocá-las em prática na sua empresa, para que mais resultados positivos sejam obtidos.

1. Promova relações entre os setores

É muito importante que os líderes de TI se reúnam com os responsáveis por outros departamentos da empresa, como o setor de recursos humanos, o financeiro, o marketing, a logística, entre outros.

A ideia é que o diálogo ocorra e os gestores de TI possam entender mais sobre a empresa como um todo. Assim, poderão desenvolver ou sugerir tecnologias que possam suprir determinadas demandas ou evitar que gargalos aconteçam.

No livro “Imagens da organização”, o teórico Gareth Morgan faz um comparativo entre empresas e máquinas. Ele acredita que as organizações funcionam como os mecanismos, que têm diferentes peças, cada uma responsável por uma função, mas que juntas trabalham por um objetivo em comum.

É isso que deve acontecer com o setor de TI! Ele precisa ocupar o seu lugar dentro do mecanismo das organizações de médio e grande porte, para contribuir com a execução das atividades.

2. Desenvolva uma cultura com foco na comunicação

É preciso ainda desenvolver uma cultura com foco na comunicação, para que qualquer obstáculo ou gargalo seja superado. Se um gestor do departamento de marketing, por exemplo, observar que algo do seu departamento pode ser melhorado, no que se refere ao uso de tecnologia, ele deve ter abertura para conversar com o responsável pela TI.

Essa comunicação aberta e sem ruídos é muito importante e, para isso, existem diversos canais que podem ser utilizados na empresa. Porém, mais do que disponibilizar meios para enviar as mensagens, é preciso fomentar uma cultura em que o ato de comunicar, além de dar e receber feedbacks, seja implementado.

3. Trabalhe com métricas

Para as organizações de médio e grande porte, trabalhar com métricas é muito importante. Isso porque os indicadores servem para que os resultados de negócios e sistemas críticos possam ser monitorados e se saiba o que está dando certo ou não.

Com números em mãos, fica mais fácil de promover um alinhamento entre TI e negócios. Imagine, por exemplo, que o setor de logística detectou, a partir da análise de métricas, que a emissão das notas fiscais é um processo muito trabalhoso e que está atrasando a expedição dos produtos e, consequentemente, as entregas para os clientes.

Nesse caso, o responsável pela logística pode conversar com o líder de TI e verificar se não existe a possibilidade de desenvolver ou contratar uma tecnologia que dê mais agilidade para a emissão das notas.

Juntos eles podem encontrar a melhor opção para reverter esse gargalo e fazer com que se tenha mais agilidade e produtividade nos processos logísticos da companhia.

Aqui trouxemos um exemplo da área de logística, mas o mesmo pode ser feito em todos os setores das organizações de médio e grande porte. As métricas dão as diretrizes para que a TI tome as medidas cabíveis para aperfeiçoar os processos.

4. Faça pesquisas

O alinhamento entre TI e negócios também pode ocorrer por meio das pesquisas. Isso porque os estudos podem identificar pontos de melhoria em que a tecnologia pode atuar na empresa.

As pesquisas são instrumentos poderosos e grandes corporações se beneficiam muito quando investem nisso em seus departamentos de inteligência competitiva.

Podem ser feitas pesquisas internas com os colaboradores, para que se saiba como a tecnologia pode contribuir em programas de endomarketing. Assim, se conquista mais facilmente a confiança dos colaboradores e se proporciona um maior engajamento nas atividades.

Também é recomendado que se façam pesquisas com o público externo, que podem falar sobre a percepção que tem em relação aos produtos que a empresa comercializa, a imagem social que projeta na comunidade em que atua, entre diversos outros pontos.

A ideia é que a tecnologia possa servir para que a empresa melhore em todos os aspectos e as pesquisas geram subsídios para que as atividades de TI e negócios sejam realizadas em conjunto.

Garantir o alinhamento entre TI e negócios em organizações de médio e grande porte é muito interessante e importante. Por isso, recomendamos que coloque essas dicas que trouxemos em prática.

Uma das maneiras de alinhar TI e negócios, como comentamos, é o fomento de uma cultura voltada para isso. Dessa forma, investir em educação corporativa digital pode ser uma maneira de garantir que isso aconteça. Saiba mais em nosso artigo que trata sobre esse tema.