O constante avanço da tecnologia já impactou e impactará ainda mais a rotina de pessoas e organizações. Vem dele o conceito de educação corporativa digital, uma moderna, integrada e prática gestão de pessoas e conhecimento.

Alguns profissionais, no entanto, confundem esse termo com o simples treinamento empresarial ou a qualificação da mão de obra. Trata-se, contudo, de um passo fundamental orientado à estratégia de longo prazo do negócio.

Na atualidade, independentemente do setor, os líderes de Recursos Humanos estão se concentrando no preparo dos colaboradores para que sejam capazes de cumprir suas funções no presente e no futuro ― mesmo diante das mudanças do mercado.

Neste artigo, você conhecerá a fundo o que é a educação corporativa digital e saberá como ela contribui para o desenvolvimento de sua equipe mesmo nos momentos de crise. Acompanhe!

O QUE É EDUCAÇÃO CORPORATIVA DIGITAL?

A educação corporativa digital é uma modalidade mais recente da educação corporativa, que é a articulação coerente entre as competências individuais e organizacionais dentro do contexto da companhia.

Ela ocorre com o apoio de ferramentas tecnológicas, como:

  • internet;
  • intranet;
  • vídeos;
  • podcasts;
  • e-mails;
  • plataformas de ensino a distância;
  • realidade virtual;
  • gamificação.

Quando a corporação investe em tecnologia, com a finalidade de desenvolver esse tipo de educação, ela consegue se diferenciar no mercado. Muitas ainda recorrem a meios antigos, como apostilas e explicações em salas de aula.

Mais que isso, a companhia mostra a preocupação em deixar seus profissionais preparados para atuar em qualquer momento ― inclusive os de crise.

Isso significa que as práticas de educação corporativa estão intrinsicamente relacionadas aos processos e ações de inovação, bem como ao aumento da competitividade dos produtos e serviços oferecidos.

Como se trata de algo que maximiza o potencial das empresas, a educação corporativa vem crescendo a passos largos no Brasil. Dados da pesquisa Educação Corporativa no Brasil, realizada pela Deloitte Educação Empresarial, mostram como!

Eles revelam que aumentou a quantidade de empresas que passaram a investir em conhecimento corporativo. De 126 companhias participantes, 63% responderam que, em média, é investido 0,47% do seu faturamento em educação corporativa.

Ganha a empresa e os colaboradores

A educação corporativa digital proporciona melhores resultados para todos. Do ponto de vista organizacional, a empresa consegue se preparar para receber os colaboradores das gerações mais recentes ― adaptados aos recursos tecnológicos.

Também conseguem se posicionar de maneira mais estratégica no mercado, ganhando flexibilidade para sobreviver até nos momentos de crise como o da atual pandemia do novo Coronavírus.

Já os funcionários se mantêm atualizados, pois passam a conhecer as ferramentas mais modernas. Eles ainda se tornam capazes de lidar com diferentes demandas, além de terem a criatividade constantemente desafiada para solucionar os problemas.

POR QUE AS ORGANIZAÇÕES NÃO DEVEM PARAR DE TREINAR E DESENVOLVER SEUS COLABORADORES?

A resposta pode soar com um tom de obviedade, mas independentemente da atividade que se pretende executar, ela só será feita com excelência quando os colaboradores estão aptos.

Basta pensar na contratação de qualquer colaborador. Por mais que ele seja formado na área que a organização necessita e tenha vindo de uma concorrente direta, ele não chegará sabendo exatamente qual é a rotina do seu negócio.

Em qualquer tipo de treinamento, o profissional é preparado para lidar com todas as condições envolvidas na realização de um ou mais objetivos.

A questão é que, com o tempo, muitas empresas deixam de lado o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores ― mesmo com o mercado mudando constantemente. Mas continuam cobrando resultados cada vez maiores!

Ora, imagine o que aconteceria se, de repente, a empresa adotasse um sistema novo sem que os colaboradores passassem por um treinamento.

Diferenças entre treinar e desenvolver

O treinamento é associado à capacitação profissional, podendo ser individual ou em grupo. Ocorre na organização e tem relação direta com a atualização do trabalho, aumentando e/ou adequando conhecimentos e habilidades para as necessidades específicas de cada tarefa ou posição.

Já o desenvolvimento é um processo mais longo, pois se trata de um aperfeiçoamento. É nele que o indivíduo cresce pessoal e profissionalmente, seguindo diretrizes apontadas pela companhia.

QUAL É O PAPEL ESTRATÉGICO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA DIGITAL?

A educação corporativa digital é uma ferramenta cujas suas aplicações tornam a gestão de pessoas mais efetiva. Veja como:

Treinamento

Supre necessidades pontuais. Podem ser direcionados para a solução de problemas atuais e futuros ― baseados em pesquisas ou novas demandas.

Também faz com que a empresa esteja em compliance, ou seja, em conformidade com as normas legais, como a utilização de novos equipamentos de proteção individual.

Os treinamentos lidam ainda com diferentes sazonalidades e excessos de demanda, permitindo a contratação de profissionais temporários em um curto prazo.

Eles corrigem falhas do plano de desenvolvimento de pessoas, além de melhorar a motivação e o bem-estar dos colaboradores.

Desenvolvimento de pessoas

O desenvolvimento de pessoas alinha os treinamentos aos objetivos organizacionais, oferecendo visão de longo prazo e critérios para que sejam escolhidas as ações alinhadas à estratégia de negócios.

Promover o amadurecimento do profissional, proporcionando o suporte para o crescimento de colaborador.

Atrai talentos, pois melhora a oferta de valor da empresa tanto para colaboradores quanto candidatos. Essa é uma prática decisiva para o employer branding!

E não podemos esquecer que o desenvolvimento de profissionais forma líderes por meio do oferecimento de condições para que as pessoas assumam posições-chave.

COMO TER PROFISSIONAIS PREPARADOS PARA ATUAR EM CENÁRIOS DE INCERTEZA?

O ambiente de trabalho tem pressões, influências e outras combinações externas que desafiam os profissionais. Por isso, o RH deve focar em uma atuação cada vez mais próxima da realidade.

Capacitar os colaboradores para habilidades específicas promove ganhos para todos, pois estimula a motivação pessoal ao mesmo tempo que viabiliza a conquista de objetivos para a organização.

Para ter profissionais preparados para atuar em cenários de incerteza, sua organização precisará:

  • implementar o uso de novas tecnologias;
  • promover treinamentos que sejam práticos;
  • adote uma cultura de inovação;
  • transformar os funcionários antigos em mentores para os mais novos;
  • implementar a rotatividade de funções.

Mudanças assim requerem o investimento em um bom sistema de gestão como o SAP SuccessFactors, que fornece a tecnologia necessária para ajudar colaboradores e líderes de RH a se adaptarem às demandas de negócios em constante mudança.

SAP SuccessFactors proporciona as ferramentas que mensuram os resultados da educação corporativa digital, contribuindo para alcançar o diferencial competitivo de cada negócio, fazendo com que a empresa saia na frente mesmo se estiver em meio a uma crise.

Preparado para implementar a educação corporativa digital em sua empresa?

Conheça as nossas soluções para Recursos Humanos e garanta a integração total do seu negócio, maximizando investimentos e garantindo o desenvolvimento do seu time em momentos de crise!