Auditoria interna: motivos para sua empresa colocar em prática
BLOG
Fiscal

Auditoria interna: motivos para sua empresa colocar em prática

7 de agosto de 2019

Muitas vezes, a alta liderança de uma empresa precisa refletir sobre a eficiência de suas operações. As metas estão sendo atingidas? As políticas e normas contábeis estão sendo seguidas? O risco está sendo gerenciado? Uma auditoria interna é uma ótima maneira de responder a essas perguntas.

Entretanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito da importância de um processo de auditoria interna. Os custos dessa rotina realmente compensam? A resposta para essa questão é muito simples: se você deseja garantir o cumprimento de todas as obrigações legais e manter o compliance fiscal, então a resposta é “sim”.

A maioria dos gestores se assusta quando ouve a palavra “auditoria” porque essa palavra está associada ao estresse, à Receita Federal e à papelada frustrante. Mas você não deveria ter medo de auditar. Na verdade, as auditorias internas podem ser a melhor maneira de melhorar seu negócio e maximizar seus resultados daqui para frente. Identificar os problemas internamente para corrigi-los certamente é melhor do que esperar por uma auditoria externa.

O que é auditoria interna?

Uma auditoria interna é o processo de designar uma equipe de consultoria interna para fornecer uma avaliação objetiva e independente das finanças e contabilidade do seu negócio. Esse processo ajuda você a identificar as áreas que precisam ser melhoradas para evitar grandes problemas no futuro.

A auditoria interna é uma forma proativa de cuidar das necessidades da sua empresa. Da mesma forma que você leva seu carro para mudanças e ajustes regulares de óleo, você também precisa ser proativo com a manutenção preventiva da sua empresa. Um pouco de trabalho agora garante que os sistemas estão funcionando e que você está no caminho certo. Ao mesmo tempo, você pode identificar áreas de melhoria para alcançar níveis mais altos de sucesso no futuro.

Ou seja, o processo de auditoria interna ajuda a organização a atingir seus objetivos, trazendo uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Por meio dessa avaliação interna é possível identificar inconformidades na documentação, irregularidades tributárias, falhas no controle financeiro, entre outros potenciais problemas.

Benefícios da auditoria interna

O processo de auditoria interna é fundamental para monitorar e garantir que todos os ativos de sua empresa estejam devidamente protegidos contra ameaças. Também é importante verificar se os processos de negócios refletem suas políticas e procedimentos documentados. Veja as principais razões pelas quais a auditoria interna é importante:

Visão objetiva 

O processo de auditoria interna é desenvolvido por uma equipe que não trabalha diretamente com os processos auditorados, permitindo que seja criada uma visão objetiva sobre os problemas. Ou seja, trata-se de uma visão externa que pode enxergar as informações monitoradas sob um novo ponto de vista.

Melhoria da eficiência das operações

Ao analisar objetivamente as políticas e os procedimentos da sua organização, você pode ter certeza de que esses processos estão sendo executados da maneira esperada. Ao monitorar e revisar continuamente seus processos, é possível identificar pontos-chave para melhorar a eficiência e a eficácia desses processos.

Avaliação de riscos e proteção do ativo

Um programa de auditoria interna auxilia a administração e as partes interessadas, identificando e priorizando os riscos por meio de uma avaliação sistemática. Uma avaliação de risco pode ajudar a identificar quaisquer lacunas no ambiente e permitir que um plano de remediação ocorra. Seu programa de auditoria interna ajudará você a rastrear e documentar quaisquer alterações feitas em seu ambiente e a garantir a mitigação de quaisquer riscos encontrados.

Garantia do cumprimento das leis

Ao realizar regularmente uma auditoria interna, você pode garantir a conformidade com as obrigações legais da empresa. Trata-se de uma forma eficiente de verificar se todos os tributos estão sendo recolhidos adequadamente, se os documentos obrigatórios estão armazenados e se as obrigações acessórias estão sendo observadas. Tudo isso também pode ajudar a proporcionar tranquilidade para encarar a próxima auditoria externa.

Precisão dos controles internos

Uma razão para realizar uma auditoria do seu negócio é determinar se suas finanças e práticas diárias são precisas. Uma análise detalhada sobre o fluxo de caixa da organização e como as despesas são distribuídas por toda a estrutura da empresa é muito importante. Isso também inclui uma avaliação sobre o impacto da tributação nos resultados financeiros.

Busca por melhorias

Sem auditar suas práticas de negócios, você pode não detectar certos pontos fracos. Talvez a sua empresa esteja com complicações no recolhimento de determinado tributo por uma falha de comunicação entre o setor contábil e financeiro. Nesse caso, uma situação que poderia gerar um grande impacto negativo em uma auditoria externa pode ser resolvida com a implantação de um novo software que integra os dois setores.

Além desse exemplo, várias outras pequenas falhas que passam despercebidas no dia a dia podem ser notadas pela auditoria interna. Para chegar à raiz do problema, realize uma auditoria interna em suas práticas regularmente antes que as consequências se tornem mais severas.

Detecção de fraudes

Existem diferentes tipos de fraude que podem ser detectadas durante uma auditoria interna da sua empresa. Seja por meio de inconsistências nos controles financeiros ou erros na contabilidade, a auditoria interna é uma prática que pode ajudar a detectar e impedir que eventos como esse aconteçam.

Como realizar um processo de auditoria interna?

A auditoria interna é um processo realizado com base nas informações armazenadas, avaliação dos processos internos e entrevistas com os usuários da empresa. Até alguns anos atrás, esse procedimento poderia se estender por meses em grandes organizações – afinal, era necessário analisar uma infinidade de documentos manualmente.

Com a evolução da tecnologia, o processo de auditoria interna se tornou mais prático, eficiente e teve uma grande redução no seu custo de execução. Com uma solução financeira e fiscal é possível manter as informações organizadas e agilizar as rotinas necessárias para a execução de uma autoria interna eficaz.

O SOFICOM é uma solução fiscal que pode levar essa possibilidade para o seu negócio. Visite a nossa página e conheça as funcionalidades dessa solução fiscal certificada pela SAP e totalmente integrada ao ambiente SAP ERP, SAP S/4HANA, SAP TDF.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS