transformação digital tem feito com que as empresas deixem de terceirizar os seus setores de tecnologia, para  que elas mesmas sejam protagonistas dos trabalhos realizados nessa área. A ciência de dados se destaca em meio a esse cenário, proporcionando que as companhias tenham lucros com informações.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Gartner, ainda em 2020, a automação das atividades de ciência de dados automatizadas aumentarão em 40%. Isso demonstra como as empresas estão preocupadas com a gestão de informações.

Uma explicação para esse crescimento, talvez, seja a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor neste ano. A nova legislação tem feito com que as empresas se preocupem mais com as informações e, por conta disso, acabam descobrindo como tirar mais proveito delas.

Mas você sabe o que é, de fato, a ciência de dados? E como ela pode fazer com que as empresas aumentem os lucros com informações dela mesmo e do mercado? E as formas de fazer isso de maneira mais prática. Traremos respostas para todos esses questionamentos, a seguir. Acompanhe!

O QUE É A CIÊNCIA DE DADOS?

A ciência de dados é um campo de estudos que combina conhecimentos de domínio, habilidades de programação e raciocínio matemático e estatístico.

O objetivo dessa ciência é utilizar de uma combinação de conhecimentos para extrair informações significativas dos dados.

Os especialistas nessa área, portanto, aplicam técnicas como o machine learning e a inteligência artificial para extrair informações relevantes de textos, imagens, vídeos, áudios e outros documentos ou conteúdos que são de posse da empresa, bem como os compartilhados com ela.

A partir disso, as informações são combinadas e podem gerar insights para que os gestores e analistas das empresas possam desenvolver ações, que convertam em valor comercial tangível.

COMO A CIÊNCIA DE DADOS CONTRIBUI PARA QUE SEJAM AUMENTADOS OS LUCROS COM INFORMAÇÕES?

Como explicamos, a ciência de dados utiliza os dados extraídos de diferentes locais para que as empresas  possam ter insights. Assim, a companhia consegue ter bons lucros com informações.

Isso acontece porque, cada vez mais, as empresas estão percebendo a importância da ciência de dados para melhorar as atividades em diversos setores, como o marketing, o atendimento ao cliente, a contabilidade, a inteligência de mercado, entre outras áreas da empresa.

Imagine, por exemplo, o setor de marketing. Coletando e analisando dados, como comentários do público em redes sociais, o responsável por essa área pode perceber aquilo que os clientes da marca desejam.

Assim, novos produtos podem ser desenvolvidos ou os atuais melhorados. Além disso, as campanhas de publicidade podem ser refeitas, com base nas opiniões do público. Isso, provavelmente, resultará em mais vendas para a companhia.

É assim que a ciência de dados faz com que as empresas aumentem os lucros com informações delas próprias e também do mercado. Para que essa coleta e análise sejam feitas de forma correta e rápida, no entanto, automatizar é fundamental.

Já existem diversos tipos de softwares de inteligência artificial que fazem a coleta e análise de dados, sendo verdadeiros cientistas digitais, que podem ajudar muito a sua empresa. Isso tudo, portanto, pode ser feito internamente, sem a necessidade de contratar alguém de fora para tal. Basta que você tenha as ferramentas mais adequadas.

QUAIS SÃO OS 5 ESTÁGIOS DA ATIVIDADE DE CIÊNCIA DE DADOS?

Um trabalho de ciência de dados precisa cumprir 5 etapas para ser realizado. São as seguintes:

  1. Captura: refere-se à aquisição de dados, ou seja, a entrada das informações, recepção de sinais ou extração de documentos e conteúdos;

  2. Manutenção: está relacionada à “limpeza” dos dados, à mineração, ao processamento e à arquitetura necessária de ser realizada;

  3. Processo: trata-se da mineração e do resumo dos dados, geralmente apresentado em relatórios;

  4. Análise: é o trabalho em que os gestores ou analistas das empresas realizam ao analisar os dados e tomar decisões, com base nos resultados.

  5. Comunicação: após as decisões terem sido tomadas, com base nos dados, elas são comunicadas às pessoas que as executarão, para que os processos sejam realizados.

Seguindo esses 5 passos, as empresas conseguem desenvolver uma estratégia de análise de dados e aumentar os lucros com informações, que são extraídas desse trabalho.

COMO PRATICAR A CIÊNCIA DE DADOS MAIS FACILMENTE?

Para praticar a ciência de dados mais facilmente, as empresas precisam ter bons recursos, que ajudem no desempenho dos processos. É o caso do FIORI, do S/4HANA, que pode ser um aliado nesse momento.

O FIORI é uma coleção de apps disponíveis no SAP S/4HANA, que oferece várias funções para os negócios. Aprovações de trabalho, desenvolvimento de cálculos, acompanhamento de aplicações financeiras, entre outras funções estão disponíveis para os usuários.

Com esse recurso, fica mais fácil de acompanhar os dados e ter lucros com as informações, já que tudo poderá ser constantemente acompanhado. Isso acontece porque o FIORI tem um layout responsivo, se adaptando a qualquer dispositivo, como smartphones e tablets, independentemente do tamanho da tela.

Assim sendo, os dados poderão ser acompanhados em qualquer  local em que você estiver e não apenas dentro da sede da empresa. Insights para tomadas de decisões poderão ser carregados com você, para que tudo seja analisado, nos momentos em que julgar mais adequados.

Compreendido sobre o papel da ciência de dados para que você possa aumentar os lucros com informações da própria empresa e do mercado? Então, para não ficar para trás, coloque o que aprendeu em prática na sua empresa e colha bons resultados.

Os dados podem ser muito eficientes para tomar as atitudes corretas. Você pode aprender mais sobre isso em nosso artigo que mostra como melhorar a tomada de decisões com tecnologias inteligentes.