Sim, o local de trabalho tem menos importância para os resultados positivos das empresas do que a qualidade da entrega dos funcionários. Esta constatação já existia, mas a chegada do COVID-19 veio a comprovar ainda mais o quanto ela é verdadeira.

No início, foi um misto de susto com medo. Muitos tiveram que se adaptar à força ao novo  ambiente de trabalho, muitas vezes em casas onde antes não havia estrutura pra isso. Mas com o passar do tempo, tudo foi se organizando de forma mais equilibrada.

Durante a pandemia do COVID-19, muitas lideranças do mundo corporativo se surpreenderam com o que viram. As reuniões virtuais ganharam novos contornos, a motivação e o engajamento dos times foi aumentando, apesar da falta do contato físico.

E a certeza de que tecnologias como a SAP contribuem significativamente para facilitar o trabalho no formato remoto ou híbrido aumentou. Um sistema de gestão integrada nunca foi tão fundamental.

Se há como dizer que uma doença tão grave que tirou a vida de milhões de pessoas tem um lado bom, podemos apostar que esta aceleração no que até então era considerado apenas uma tendência foi um ganho.

LOCAL DE TRABALHO X AMBIENTE DE TRABALHO: ESTREITA RELAÇÃO

Os conceitos local de trabalho e ambiente de trabalho são cada vez mais correlatos. Seja atuando como consultores ou prestando serviços, vendendo ou qualquer outra atividade profissional administrativa, as tecnologias vêm tendo papel decisivo.

Claro que sozinhas, elas não deram e nem vão dar conta de serem o único meio de interação entre as pessoas. Estas também precisam de boas doses de resiliência e aceitação das mudanças que permeiam a rotina de trabalho e a vida pessoal.

Sendo que o desenvolvimento de novas habilidades e competências se mantém um valor inestimável. O Covid-19 somente forçou as empresas que ainda não se consideravam prontas a substituir o trabalho anteriormente feito em escritórios próprios pela atividade no local de trabalho que mais convier ao funcionário.

O modelo remoto passou a ser uma emergência. E quem aprendeu algo com isso agora tem uma vantagem competitiva. Local de trabalho pode passar a ser considerado onde a pessoas está fisicamente. Já ambiente de trabalho pode se referir ao estado das coisas.

  • Como estão se sentindo os funcionários?
  • O que realmente mudou no desempenho deles?
  • As transformações foram positivas ou negativas?

Estações de trabalho em estruturas de coworking já vinham sendo testadas bem antes do COVID-19. Líderes de diversas empresas já se questionavam o quanto esta inovação na forma de trabalhar era viável.

E sobre quais seriam os ganhos financeiros por meio de uma redução de custos com aluguel ou compra de imóveis e de todas as despesas decorrentes, como água, luz, limpeza, cafés, etc. Afinal, a necessidade de se fazer mais com menos não é de hoje.

FATORES HUMANOS EM PRIMEIRO LUGAR

O mercado teve que se adaptar às modificações impostas pelo Covid-19. Agora é chegado o momento de uma análise mais profunda e detalhada sobre os hábitos de consumo e de como preparar sua empresa para a nova realidade.

Nenhum avanço será possível sem pesar, principalmente, o fator humano. A migração do formato mais tradicional e presencial depende das opções que as tecnologias proporcionam. Mas, é preciso entender, de fato, quais as soluções mais adequadas pro seu negócio.

Quando falamos em ambiente de trabalho, não há receita pronta. Cada segmento de atuação exige uma fórmula diferente. Por conta disso, aproveitar-se das lições aprendidas quanto ao local de trabalho das pessoas durante a Pandemia pode ser um alento.

No meio de tantas outras dificuldades, algumas empresas devem reorganizar suas crenças e se beneficiar das vantagens que um ambiente de trabalho diferente do se estava acostumado pode significar a partir de hoje.

Os bons profissionais podem desempenhar bem em qualquer local de trabalho. Muitos deles  descobriram que preferem ficar ao lado de seus familiares, enquanto que outros dizem ter surtado durante a pandemia do COVID-19 justamente por não saírem de casa e ter que ressignificar suas relações pessoais.

A produtividade da força de trabalho, independentemente da existência de uma doença contagiosa ou não, sempre deve melhorar. Diante deste cenário, uma vez facilitada a mobilidade e dado o suporte necessário aos funcionários, a tendência é que isso realmente ocorra. Mas será assim na sua empresa? Para responder a esta pergunta, um estudo criterioso se faz necessário.

OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS GERADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19

  • Muitos funcionários melhoraram sua produtividade trabalhando remotamente;
  • No ambiente de trabalho virtual, também é possível e prático adotar ações de clima. Por exemplo, comemoração de aniversários, datas importante pra empresa, conquista de prêmios e alcance de metas;
  • Processos de recrutamento e seleção podem ser feitos online com êxito;
  • Avaliações de desempenho podem ser estruturadas com a utilização de ferramentas digitais;
  • A gestão de pessoas ainda merece ser feita olho no olho. O que não é inviável mesmo sem a presença física do líder e do seu liderado;
  • A eficiência deve estar acima da tradição. Não há mais espaço para o conservadorismo. E nem para radicalismos;
  • Cada indivíduo tem o dever e o direito de pensar e definir qual o melhor local de trabalho para si;
  • Cabe às empresas garantir o suporte tecnológico para que a atividade profissional seja realizada;
  • A abrir a mente e pensar fora da caixa não é uma moda passageira. A transformação digital tem pressa;
  • O formato híbrido, ou seja, alguns dias fora da companhia e outros de maneira remota, tem se mostrado ideal. É vantajoso financeiramente para as empresas e as pessoas também gostam.

A TECNOLOGIA COMO PODEROSA ALIADA

Há várias soluções empresariais que precisam ser avaliadas para se concluir qual dos muitos softwares especializados realmente funcionam para o seu setor. A orientação sobre investir neste ou naquele parceiro deve ser criteriosa, mas ágil. Nada de planejamentos que nunca têm fim.

Agora os caminhos não são mais desconhecidos. Você tem pela frente uma boa oportunidade pra melhorar os resultados do seu negócio fazendo da tecnologia, uma poderosa aliada.

Tenha consciência de que um dos aspectos que não mudaram devido ao COVID-19 é que o impulso que sua empresa precisa passa pelas pessoas. Basta quebrar paradigmas, superar barreiras que já foram vistas como intransponíveis e confiar no poder da inteligência humana.

Veja, agora, as 5 vantagens na migração para o ERP SAP S/4HANA!