O mundo está cada vez mais digital. E os reflexos disso afetam todas as áreas: nossas vidas pessoais, o mundo empresarial e também a administração pública. Foi por conta dessa necessidade de modernização que surgiu a estratégia do Governo Digital – que busca integrar a alta tecnologia com a gestão pública.

Com base na estratégia do Governo Digital, inúmeras iniciativas estão surgindo. O objetivo é simplificar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência – tanto internamente quanto no atendimento aos cidadãos.

Para as pessoas físicas, essas novidades incluem a Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito ou a possibilidade de solicitar atualização dos dados cadastrais do INSS pela internet. Já para as empresas, é possível entregar as obrigações contábeis e fiscais digitalmente ou assinar documentos eletronicamente com um certificado digital.

Na prática, essa estratégia do Governo Digital é uma ótima novidade para todos os brasileiros. Porém, as empresas precisam ficar atentas para compreender o impacto dessa modernização em suas operações e entrar de vez no mundo digital.

O QUE É A ESTRATÉGIA DO GOVERNO DIGITAL?

Instituída pelo Decreto nº 10.332, a Estratégia de Governo Digital prevê um planejamento para a modernização da gestão pública para os períodos de 2020 a 2022. O documento reúne diversos objetivos e estabelece diretrizes para a transformação digital do governo.

Essa estratégia servirá como norte para as ações de todos os órgãos federais, com o objetivo de transformar o governo pelo Digital – oferecendo serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis e a um custo menor para o cidadão.

Espera-se que o governo do futuro seja centrado no cidadão, integrado, inteligente, confiável, eficiente, transparente e aberto.

Veja quais são os principais objetivos, princípios e iniciativas que fazem parte da Estratégia de Governo Digital:

  • Oferta de serviços públicos digitais. Todas as etapas e serviços públicos devem ser digitalizáveis até 2020. Além disso, espera-se reduzir para apenas um dia procedimentos como a abertura, alteração e extinção de empresas no país.

  • Canais e serviços digitais simples e intuitivos. A estratégia do Governo Digital prevê o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para os serviços públicos digitais. Dessa forma, espera-se integrar a experiência dos serviços em nível nacional, ampliando a oferta de serviços digitais e permitindo que o usuário realize os procedimentos sem sair de casa.

  • Implementação de acesso digital unificado aos serviços públicos. Todos os serviços digitais devem ser centralizados em uma única rede – facilitando o acesso aos cidadãos.

  • Integração de serviços públicos. Até 2022, todos os sistemas do governo federal devem ser interoperáveis. Com isso, pelo menos 900 serviços públicos poderão contar com preenchimento automático de informações.

  • Implementação da LGPD no âmbito do governo federal. Todos os órgãos devem se adequar para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, será criada uma plataforma de gestão da privacidade e uso dos dados pessoais dos cidadãos brasileiros.

  • Acesso amplo à informação. Outro dos objetivos do Governo Digital é conceder acesso amplo à informação e aos dados abertos governamentais, para possibilitar o exercício da cidadania e a inovação em tecnologias digitais.

  • Identidade digital. O objetivo da identidade digital é simplificar processos de qualificação de um indivíduo ou de uma entidade no ambiente digital.

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DO GOVERNO DIGITAL NA SUA EMPRESA?

Para acompanhar o ritmo de modernização do Governo Digital, as organizações brasileiras precisam ficar atentas aos impactos que a transformação digital tem sobre seus negócios. Afinal, a alta tecnologia deve ter um papel cada vez mais importante para as empresas.

Veja quais são os impactos da estratégia do Governo Digital que você pode esperar na sua empresa:

  • Necessidade de automação. Os processos internos do governo estão cada vez mais automatizados. E essa realidade também pode ser levada para dentro da sua empresa – permitindo obter ganhos de produtividade e custos.

  • Integração de bases de dados. A integração das bases de dados é uma tendência que vem ganhando força dentro das empresas brasileiras. Dessa maneira, é possível ter acesso a informações sempre atualizadas e ganhar tempo na consulta aos dados necessários.

  • Novas regras para o compliance. Com a modernização do governo, muitas das obrigações legais das pessoas jurídicas podem ser modificadas – migrando para o ambiente digital como muitas das exigências contábeis e fiscais já foram. Portanto, será preciso ficar atento às novas regras para manter a conformidade.

  • Reformulação de processos. O objetivo da estratégia do Governo Digital é facilitar a vida dos contribuintes. Por isso, você pode esperar que muitos dos procedimentos se tornem menos burocráticos e mais ágeis. Porém, isso requer uma reformulação nos processos internos – especialmente aqueles relacionados aos procedimentos contábeis e fiscais.

  • Incorporação de novas ferramentas. Para acompanhar o ritmo da transformação digital, é fundamental ter em mãos as ferramentas certas. Além de incorporar as ferramentas disponibilizadas pelo governo, é fundamental encontrar soluções digitais que permitam a automação e integrem todos os setores da organização.

COMO A SAP PODE AJUDAR NESTA ADEQUAÇÃO?

Acabamos de ressaltar que você precisa das ferramentas certas para acompanhar o ritmo da transformação digital e se preparar para os impactos da estratégia do Governo Digital. Uma ótima forma de colocar isso em prática é com soluções SAP.

O SAP S/4HANA apoia a sua transformação com processos que conectam toda a sua cadeia de valores, levando o poder da automação e do conhecimento para a sua força de trabalho.

Tenha o ERP SAP S/4HANA a seu alcance e com ele insights em tempo real, focado na melhor experiência do usuário, otimizando processos de negócios e desfrutando das melhores práticas, metodologias e experiências em diversos segmentos de mercado, para acelerar o seu retorno sobre o investimento.

Trata-se de um novo conceito em ERP, uma nova suíte de aplicativos de negócios desenvolvida para ser utilizada em um mundo conectado e digital – incluindo integração com uma solução fiscal, CRM, recursos humanos, soluções analíticas e automação / IoT.

Entre na Era da Inteligência de forma simplificada, produtiva e com alta performance!

Você já conhecia o impacto da estratégia do Governo Digital para sua empresa? Quer conhecer melhor as funcionalidades do SAP para ajudá-lo nesta adaptação ao mundo digital? Entre em contato com a equipe do Cast group.