A pandemia causada pelo novo coronavírus mostrou que os serviços até então ofertados de forma presencial não necessariamente só poderiam existir naquele formato. Um ótimo exemplo está na digitalização de serviços públicos, que podem acelerar os processos hoje considerados como burocráticos, morosos e lentos para o cidadão. 

Esse tipo de ação visa tanto otimizar o tempo de espera do cidadão quanto os serviços ofertados a ele, promovendo uma melhor interação com o funcionalismo público e uma mudança de imagem. As iniciativas do Governo Digital foram aceleradas e impactadas diretamente com as consequências da pandemia do coronavírus e tornou a digitalização inevitável para as instituições públicas.

O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS NO BRASIL

A evolução da tecnologia e o aumento da conectividade tem feito com que a população de um modo geral consuma cada vez mais serviços com a característica digital. Este tipo de mudança é explicada pela transformação digital cada vez mais presente na vida das pessoas e eventos como a pandemia do coronavírus podem servir para acelerar este panorama.

A digitalização de serviços públicos é mais um dos exemplos desse tipo de mudança e uma ótima demonstração são os serviços que podem ser solicitados utilizando um aplicativo e uma conexão com a internet. Há 10 anos atrás essa poderia ser uma realidade impensável, com a necessidade de ir pessoalmente ao guichê ou a repartição pública para ter a sua necessidade atendida.

O Governo Federal com a ação de digitalização dos seus serviços está criando um tipo de ambiente promissor para que essas mudanças ocorram sem atritos – ou o mínimo possível deles. Até o início de julho já eram ofertados mais de 800 serviços públicos pela internet com o apoio da Secretaria de Governo Digital (SGD), ligada ao Ministério da Economia.

O impacto da pandemia e os exemplos para o processo de digitalização de serviços públicos

A pandemia do coronavírus impactou todo o mundo, com a posterior restrição da circulação de pessoas nas ruas, além de se evitar qualquer tipo de aglomerações – principalmente em ambientes fechados como uma sala ou prédio público. E isso motivou para que o trabalho de transformação digital no governo fosse acelerado ainda mais.

A Estratégia de Governo Digital foi então criada para direcionar os melhores esforços e garantir o direcionamento do trabalho, contando com:

  • Os princípios;
  • Os objetivos;
  • E quais as iniciativas necessárias para tal.

Outro ponto importante foi destacar quais exemplos poderiam ser seguidos entre os mais diversos países que já apostam numa estratégia para transformação digital dos seus serviços públicos. A Dinamarca é considerada como uma das nações mais avançadas neste quesito.

Por meio de uma plataforma online unificada o cidadão consegue se inscrever nos programas sociais e até solicitar diversos tipos de documentos que são utilizados no dia a dia. E permite a comunicação entre o governo e a população de forma simples e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma correta e transparente.

OS BENEFÍCIOS PARA O GOVERNO E PARA A SOCIEDADE

Um dos principais benefícios e que vale tanto para o governo quanto para a sociedade como um todo é o gasto eficiente e responsável dos recursos públicos. A transformação digital permite que a informação seja trocada com mais rapidez e segurança, sem que haja perda de nenhum dado importante ou que se confunda algum tipo de informação.

Uma situação clara é o cidadão que pede um tipo de serviço público de forma presencial, paga as devidas taxas, aguarda o prazo solicitado e ao final disso descobre que o documento contém um erro de digitação. Este erro poderia ser resolvido com muito mais antecedência e rapidez, evitando qualquer tipo de incômodo para esse cidadão.

E mais, um outro benefício para a sociedade é a redução ou mitigação de qualquer tipo de fraude nos registros e nas informações que são passadas ao governo. Assim, um controle maior pode ser realizado, garantindo a transparência a partir da digitalização de serviços públicos. Garante-se também muito mais eficiência na alocação de recursos e nos gastos do governo.

Alguns desafios que devem ser vencidos para o sucesso da transformação digital nos serviços públicos

Comparado com a Dinamarca, por exemplo, o Brasil ainda precisa avançar muito para o sucesso da digitalização de serviços públicos. Mas o importante é começar uma cultura nesse sentido, mostrando ao cidadão que os serviços continuam disponíveis e entregando um nível de qualidade até maior do que o presencial. 

Mais um ponto importante que deve ser entendido é a capacidade de conectividade e o acesso da população a uma boa conexão com a internet para utilizar os serviços. Até a aquisição ou disponibilização de dispositivos móveis para a utilização dos aplicativos é um ponto de atenção uma vez que o público brasileiro tem um perfil plural e diverso.

O auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal como um auxílio ao período difícil de isolamento social e da pandemia do coronavírus é um ótimo exemplo de sucesso nesse tipo de ação. Mostrou também como entender esse contexto de transformação e demonstrou a população de um modo geral que pode sim confiar num serviço digital.

Disponibilizar soluções bem pensadas, bem feitas e que atendam o usuário final da forma esperada já são ótimos pontos que favorecem ainda mais uma iniciativa de transformação digital. E com o apoio do Governo Federal, Ministérios e até uma Secretaria específica para essa finalidade, o Brasil avança rumo a digitalização no atendimento ao cidadão e ao desenvolvimento da sua sociedade.

SAIBA MAIS!

A inovação e a digitalização são já realidade para a maioria da população, inclusive já utilizando plataforma digitais de consumo de mídias, serviços e até produtos. A digitalização de serviços públicos mostra que o Governo Federal pensa na evolução do país e na entrega de uma estrutura moderna e eficiente ao cidadão.

Esse tipo de iniciativa faz com que se aumente o alcance e o acesso as funções do setor público e permite um atendimento muito mais eficiente ao usuário final. Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais sobre as iniciativas para a digitalização de serviços públicos.