Os indicadores de desempenho são uma das ferramentas mais importantes que uma empresa tem à sua disposição. Embora o monitoramento dos dados sempre tenha sido valorizado no ambiente empresarial, foi com o avanço da tecnologia que essa rotina conseguiu alcançar todo o seu potencial. As soluções digitais permitem o processamento de um grande volume de dados em tempo real para transformá-los em informações úteis na gestão.

Os principais indicadores de desempenho tornaram-se comuns em empresas de todos os portes e segmentos. No entanto, apesar da facilidade em trabalhar com esses indicadores, muitas empresas ainda não conseguiram obter os benefícios esperados. Com frequência, os indicadores de desempenho são vistos apenas como uma ferramenta para medir o desempenho em um nível operacional. Porém, essas informações também têm muito a oferecer para o planejamento estratégico e criação de metas assertivas de negócios.

O QUE DE FATO SÃO OS INDICADORES DE DESEMPENHO?

Os indicadores de desempenho são dados processados para monitorar metas específicas para empresas em todos os setores. Trata-se de uma forma de representar de forma quantitativa o desempenho obtido em atividades estratégicas de uma organização.

Você quer compreender melhor a evolução da lucratividade da empresa? Comparar o desempenho de vendas entre os membros da equipe comercial? Avaliar a eficiência das ações de Marketing? Ou então analisar o desempenho de um setor específico da empresa? Todas essas são informações que podem ser trabalhadas com os indicadores de desempenho.

Ou seja, os indicadores de desempenho podem ser úteis para os diferentes departamentos, funcionários, gerentes e processos de uma empresa. Os principais usos dos indicadores de desempenho são:

  • Receita: são usados para analisar os resultados financeiros conquistados pela empresa em determinado período. Incluem lucros médios, receita total e novos clientes.
  • Estatísticas de emprego: trata-se da aplicação dos indicadores de desempenho para monitorar o desempenho dos funcionários, a taxa de rotatividade, disposição de cargos na estrutura organizacional, entre outras informações.
  • Atendimento ao cliente: busca analisar as informações relacionadas ao atendimento ao cliente para maximizar a satisfação do consumidor. Incluem a avaliação do tempo médio de atendimento, eficiência e satisfação do cliente.
  • Marketing: aplicação dos indicadores de desempenho para avaliar os resultados conquistados pelas ações de marketing da empresa – incluindo a geração de vendas e eficácia geral.
  • Eficiência: esses indicadores monitoram a eficiência geral da empresa – tanto relacionada aos processos departamentais quanto à eficiência individual.

O PAPEL DOS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO NAS METAS ASSERTIVAS DE NEGÓCIOS

Os principais indicadores de desempenho podem ser um fator essencial no sucesso da estratégia traçada pela organização. No processo de planejamento estratégico, essas informações precisam ser levadas em consideração para que seja possível alcançar os objetivos estratégicos.

Ou seja, todas essas informações servem como base para a tomada de decisão – tanto nas decisões internas de um setor quanto em decisões estratégicas da alta administração.

Com base nos indicadores de desempenho é possível obter inúmeros insights que impactam nos rumos da empresa. Compreender quais produtos geram mais receita pode guiar o desenvolvimento de um novo produto, enquanto a identificação das principais despesas que reduzem a lucratividade pode impulsionar cortes certeiros nos custos.

A estratégia de uma empresa é a maneira como ela se esforça para concretizar sua visão em médio e longo prazo. Para alcançar o estado previsto, a estratégia precisa ser traduzida em ação por meio de objetivos bem traçados de negócios – que ainda podem ser divididos em objetivos operacionais. A conquista de objetivos estratégicos e operacionais precisa ser monitorada regularmente para ver se a estratégia corporativa está no caminho certo.

É aqui que entram definitivamente os indicadores de desempenho, desta forma eles fornecem evidências sobre até que ponto os objetivos estratégicos e operacionais foram alcançados, esses indicadores servem como um sistema de alerta antecipado para problemas estratégicos e operacionais, aperfeiçoando a mitigação dos riscos. Se o desvio entre o desempenho medido e o desempenho almejado for significativo, é hora de reconsiderar, analisar as causas e agir.

COMO USAR OS INDICADORES DE DESEMPENHO?

Você deseja extrair o melhor dos indicadores de desempenho para otimizar os resultados conquistados pela sua empresa? Veja algumas dicas que podem ajudá-lo!

1. Alinhe os indicadores com os objetivos estratégicos

Conforme acabamos de ver, os indicadores de desempenho devem guiar os objetivos estratégicos da empresa. Por isso, é preciso trabalhar com indicadores que realmente sejam relevantes e alinhados com os objetivo da sua empresa como um todo. Quando as informações geradas pelos indicadores vão ao encontro das metas estratégicas, todos os departamentos saem ganhando e será possível direcionar de forma efetiva toda a equipe gestora, que terá por sua vez, uma visão ampla sobre a organização.

2. Aplique critérios rigorosos para selecionar seus indicadores

Os indicadores de desempenho são como lanternas usadas para iluminar diferentes cantos do seu negócio. Devido a recursos limitados, você não pode iluminar todos os cantos ao mesmo tempo. Por isso, você deve fazer uma seleção rigorosa de indicadores com base na relevância para seus objetivos estratégicos. Além disso, também é importante buscar um equilíbrio entre análises de dados passados e indicadores voltados para o futuro.

3. Integre os indicadores de desempenho em uma estrutura de gerenciamento estratégico

Você não pode simplesmente definir alguns indicadores importantes para a sua empresa mas fazer análises apenas uma vez a cada semestre. É preciso monitorar constantemente a evolução dos seus indicadores de desempenho para ter acesso a informações sempre atualizadas – embasando a tomada de decisão no dia a dia.

Para colocar isso em prática, integre os indicadores de desempenho em uma estrutura de gerenciamento estratégico. Essa rotina deve fazer parte dos fluxo de processos diários da organização. Quando isso acontece, as informações obtêm um grande salto na qualidade e relevância.

4. Encontre uma ferramenta adequada

Os avanços da tecnologia facilitaram o monitoramento e processamento de dados no ambiente empresarial. Se você deseja trabalhar com indicadores de desempenho, é importante buscar uma ferramenta adequada que facilite esse processo – automatizando processos e integrando informações. Uma correta solução tecnológica irá diminuir os erros em análises, darão mais agilidade na realização das rotinas de análise, cruzamento de dados e registro de informações em tempo real. Um sistema de gestão é parte vital para a estratégia do negócio.

Você gostou das informações sobre os indicadores de desempenho? Será que a sua empresa está preparada para integrar os indicadores com suas metas assertivas de negócios? Descubra neste e-book se o ERP do seu negócio está preparado para evolução ou revolução.

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