Contar com times multidisciplinares nas empresas é algo muito interessante para ter mais eficácia e agilidade na resolução de problemas. A prática vem sendo valorizada e deve ser incentivada pelo RH e líderes.

A ideia é que a empresa tenha colaboradores que conheçam bem a sua área de atuação e tenham facilidade em trabalhar em equipe. De tal maneira, cada um poderá desempenhar as suas atividades com foco no todo, trazendo benefícios para os envolvidos.

Neste artigo, vamos apresentar dicas para que você saiba como desenvolver times multidisciplinares na sua empresa, conheça os benefícios dessa prática e veja como fazer o gerenciamento dessas equipes com foco na resolução de problemas.

VEJA COMO DESENVOLVER TIMES MULTIDISCIPLINARES NA EMPRESA

Também conhecidas como squads ou esquadrões, os times multidisciplinares são aqueles que contam com diversos especialistas, que atuam em conjunto, cada qual na sua área de formação, para o cumprimento de uma mesma meta.

Antigamente era comum que as empresas tivessem uma estrutura mais verticalizada, em que os organogramas eram formados por um chefe, que determinava as ordens, que eram seguidas pelo time.

Atualmente, esse modelo está desatualizado e não é mais recomendado para as companhias  que deseja obter sucesso. As estruturas agora precisam ser mais verticalizadas, com todos mantendo o mesmo grau de importância, sem tantas hierarquias.

Um dos modelos de estrutura recomendado para o desenvolvimento de times multidisciplinares é o proposto por Henry Mintzberg, um conceituado autor de livros e estudioso da administração.

Mintzberg organiza as equipes das empresas em seis componentes. São eles:

  • núcleo operacional: as pessoas diretamente ligadas com a produção do produto ou serviço comercializado;

  • ápice estratégico: quem faz parte da alta cúpula administrativa do negócio;

  • linha intermediária: os gestores que fazem a ponte entre o ápice estratégico e o núcleo operacional;

  • tecnoestrutura: os analistas que projetam e planejam o núcleo operacional;

  • equipes de apoio: especialistas que fornecem suporte para as empresas, fora do núcleo operacional;

  • ideologia: os valores e crenças que norteiam a cultura organizacional e devem ser seguidos por todos.

A ideia é que as empresas sejam organizadas de forma multidisciplinar, com os times ocupando os devidos espaços no organograma apresentado. Todos têm a mesma relevância para o negócio.

CONFIRA 3 BENEFÍCIOS DE TER EQUIPES MULTIDISCIPLINARES

Ao formar uma equipe multidisciplinar para a sua empresa, são muitos os benefícios gerados para a companhia. A seguir, apresentaremos algumas das principais delas.

1. Troca de experiências entre colaboradores

Cada pessoa tem uma vivência, uma experiência profissional e de vida. Isso faz com que se tenha uma troca muito rica entre pessoas de diferentes áreas.

Todas as áreas juntas podem pensar na melhor solução para um problema em comum, de modo que o trabalho prestado aos clientes será muito mais eficiente.

2. Produtividade nas atividades

Ao trabalhar em times multidisciplinares, os colaboradores também serão mais produtivos. Isso porque a dúvida que uma pessoa tem pode ser esclarecida pela outra, por exemplo.

De tal maneira, há um ganho em produtividade e você poderá contar com mais resultados positivos no dia a dia da organização.

3. Inovação da empresa

Ao apostar em um time multidisciplinar, os empresários também terão uma maior inovação na empresa. Ações específicas poderão ser realizadas para a melhoria dos processos e a resolução de problemas.

SAIBA COMO GERENCIAR UMA EQUIPE COM FOCO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Entendidos os principais benefícios das equipes multidisciplinares, é importante reconhecer como elas podem ser gerenciadas nas companhias. O foco deve ser sempre na resolução de problemas! Veja, a seguir, algumas dicas!

Defina os papéis de cada colaborador

Embora se trabalhe em equipe e de forma verticalizada, é preciso definir corretamente os papéis de cada colaborador. Usar o cronograma de Mintzberg, anteriormente apresentado, é uma boa maneira de conduzir esse processo.

O ideal é que cada qual tenha a sua função, mas tenha liberdade em opinar e trabalhar com os colegas na resolução de problemas comuns.

Analise as características individuais de cada pessoa

Mesmo tendo a mesma formação universitária, é comum que as pessoas tenham personalidades e soft skills diferentes. Isso é interessante para saber quais vagas cada colaborador tem mais fit cultural.

Na área da engenharia, por exemplo, pode haver colaboradores com mais foco no desenvolvimento de ações estratégicas, enquanto outros preferem “colocar a mão na massa” e desenvolver as atividades operacionais. É preciso saber identificar cada perfil!

Crie a cultura do feedback

É fundamental que a sua empresa invista na cultura do feedback, para qualquer situação que aconteça. A resolução de problemas só se efetivará, de fato, se as pessoas forem bem orientadas  quanto a isso.

As empresas devem acompanhar o desempenho de seus colaboradores, possibilitando que eles desenvolvam ações de melhoria contínua. Apenas assim se efetivará o trabalho em equipe de forma plena.

Aposte em uma comunicação aberta

A comunicação também precisa ser aberta e direta. O objetivo disso é evitar gargalos e situações em que são formadas “bolas de neve”, por conta da falta de diálogo entre os times.

O trabalho em uma empresa depende de cada setor ou colaborador. Se algo dá errado no processo produtivo, pode afetar todas as demais etapas que devem ser cumpridas pela companhia. Por isso, usar canais de comunicação eficientes e incentivar o uso é tão relevante.

E então, parou para pensar em como os times multidisciplinares são fundamentais para o bom andamento dos negócios, sobretudo no que se refere à resolução de problemas? Isso é muito importante e convém ser colocado em prática na sua empresa.

Para continuar se informando sobre assuntos relevantes para o seu negócio, leia agora o nosso artigo que fala sobre a era da personalização.