A inteligência artificial não para de evoluir! Cada vez mais os robôs conseguem desenvolver atividades de forma tão precisa quanto os seres humanos. É por isso que esses recursos podem tornar o ERP ainda mais eficiente, eliminando possíveis falhas cometidas no cotidiano empresarial.

Neste artigo, explicaremos como a inteligência artificial tem impacto nos sistemas de gestão, como o SAP S/4HANA e pode fazer com que você tenha mais resultados positivos nas suas atividades. Siga conosco e confira agora mesmo!

O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Antes de mais nada, você precisa entender o que é a inteligência artificial. De acordo com a autora Martha Gabriel, no livro “Eu, você e os robôs”, trata-se de uma “área da ciência da computação que lida com o desenvolvimento de máquinas/computadores com capacidade de imitar a inteligência humana”.

Para a pesquisadora, o termo inteligência artificial deve ser usado sempre que as máquinas reproduzirem os pensamentos humanos. Assim sendo, ela ocorre quando os computadores ou sistemas desenvolvem características como:

  • habilidade de manipular e mover objetos;

  • comunicação em linguagem natural;

  • solução de problemas complexos;

  • aprendizagem;

  • planejamento;

  • conhecimento;

  • criatividade;

  • percepção;

  • raciocínio;

  • etc.

De tal maneira, a inteligência artificial é um termo amplo, que abriga vários debates nos meios profissional e acadêmico. Um deles é justamente a integração com ERPs, tornando as atividades mais práticas, já que os robôs se encarregam de processos burocráticos, que antes eram destinados aos humanos.

A INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS ERPS

Quando ouvem falar de inteligência artificial, muitas pessoas pensam em robôs falantes e com forma similar aos seres humanos, como vemos nos filmes de ficção-científica. Não é para menos, tendo em vista que há muitos anos é assim que a mídia retrata esse recurso, na maioria das vezes.

Para você ter uma ideia, a primeira vez que a inteligência artificial foi tratada em uma obra fictícia foi em 1927, no filme “Metrópolis”, de Fritz Lang. De lá para cá, não faltaram novas representações fantasiosas, como o C-3PO, famoso robô da saga Star Wars.

Porém, a inteligência artificial, na realidade, é muito mais prática e simples, podendo ser integrada ao ERP da sua empresa. Com algoritmos de RPA, por exemplo, você pode automatizar trabalhos, como a digitação de notas fiscais que dão entrada na empresa.

A integração dessa e outras soluções é bastante simples e basta que você encontre uma empresa que tenha expertise na área e saiba como mesclar os recursos de inteligência artificial ao seu ERP, como o SAP S/4HANA.

VEJA AS PRINCIPAIS SOLUÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TORNAR O ERP MAIS EFICIENTE

As soluções de inteligência artificial podem tornar o ERP mais eficiente e fazer com que você ganhe tempo nas suas atividades. Veja os principais recursos que podem ser implementados!

Chatbots

Os chatbots são muito interessantes para facilitar e agilizar o atendimento a clientes nos canais digitais. São os robôs que conseguem ler e interpretar o que as pessoas escrevem em chats, como no site da empresa, Facebook Messenger ou WhatsApp, e dar respostas para as solicitações.

Muitas empresas adotam o uso do chamado atendimento híbrido, que mescla a inteligência artificial com a humana. Nesse caso, os robôs fazem uma triagem inicial, direcionando o usuário para falar com a pessoa mais adequada para atender a sua demanda, por exemplo.

Integração de setores

A inteligência artificial também pode ser usada para criar workflows de trabalho, integrando setores e tornando as atividades mais práticas e dinâmicas. Assim, quando um caminhão descarrega matéria-prima em uma indústria e a nota fiscal dos produtos é cadastrada no sistema, por exemplo, automaticamente os itens entram no estoque da companhia.

Logo, os líderes de produção saberão quais são as peças que têm disponíveis para passar as demandas aos operários. Tudo isso de forma automática e orquestrada, sem que ninguém precise ficar repassando comunicados, que inclusive podem gerar ruídos. Os robôs se encarregam de todo o trabalho.

Automatização do setor financeiro

A inteligência artificial também pode tornar o ERP mais eficiente para o setor financeiro. Isso porque as tarefas dessa área, como a programação de pagamentos, também podem ser automatizadas.

Até mesmo processos mais complexos, como o pagamento via risco sacado, são automatizados nos ERPs. Isso faz com que os valores possam ser antecipados aos fornecedores, gerando mais confiança e uma relação amigável, para que necessidades urgentes da empresa tenham sempre prioridade.

Automatização de serviços contábeis

O setor contábil das empresas demanda grandes responsabilidades, tendo em visto que cálculos errados podem fazer com que a companhia necessite pagar muito mais impostos, por exemplo.

Com a inteligência artificial integrada ao ERP isso também é evitado. A emissão e recebimento de notas fiscais é automatizada, com todos os cálculos de impostos incidentes realizados de forma automática. Tudo muito rápido e prático, sem a possibilidade de erros humanos, como falhas de digitação.

Os benefícios da inteligência artificial para as companhias são muitos! Os robôs abrem uma capacidade de eficiência incrível, tornando os ERPs ainda mais úteis e indispensáveis para que as empresas sigam eficazes e competitivas no mercado.

Além disso, com um ERP ainda mais eficiente, haverá redução do custo operacional e mudança de foco nas atividades. Os colaboradores deixarão de se preocupar com questões burocráticas e passarão a ter um pensamento mais estratégico.

Se este artigo foi interessante para você, siga conosco! Leia agora o nosso post que fala sobre os ganhos do setor fiscal com machine learning. Temos a certeza de que será uma leitura muito proveitosa para o seu negócio.