A transformação digital e a mudança no formato como os consumidores estão realizando a sua jornada de compra faz com que as empresas de bens de consumo estejam ainda mais conectadas. Estas mudanças são estimuladas pela mudança de comportamento dos usuários que estão buscando uma maior personalização para as suas demandas.

Ter uma solução que auxilie na integração de dados e na geração de insights importantes ao negócio na hora de manter o crescimento na economia digital é uma ótima forma de manter a saúde da empresa. Manter o cliente e entregar a sua melhor experiência é um dos focos do conjunto de soluções do SAP S/4HANA.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre como as empresas de bens de consumo continuam prosperando e gerando crescimento na economia digital!

AS MUDANÇAS NA JORNADA DO CONSUMIDOR

Cada cliente possui a sua jornada de consumo diferente do outro, consistindo de uma grande cadeia de momentos que podem ocorrer de diversas formas diferentes. O início da jornada pode ser pela internet ou numa loja, pode contar com algum auxílio ou não e o cliente pode chegar até o produto de diversas fontes diferentes.

Esta cadeia de momentos da jornada do consumidor também ocorre depois da compra, com as empresas de bens de consumo se fazendo presente e mantendo a atenção ao cliente. A mudança também ocorre na ligação digital dos clientes com a marca, uma vez que estão buscando formas de se sentirem conectados com empresas a partir das suas ações.

Já as empresas de bens de consumo estão buscando atender uma demanda cada vez mais personalizada dos seus consumidores que agora já entendem que essa demanda é importante para a saúde do negócio. Ao entender o cliente, as empresas de bens de consumo conseguem manter o crescimento na economia digital.

AS EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO NA ECONOMIA DIGITAL

Entender o panorama das empresas de bens de consumo dentro deste novo formato de mercado e da sua perspectiva de crescimento na economia digital é uma das melhores formas de se manter presente para o consumidor em qualquer momento.

Uma vez que as tecnologias disruptivas podem auxiliar na transformação digital do setor, estas mudanças devem ocorrer para atender a mudança de comportamento do consumidor.

Para que as empresas estejam presentes nesse momento, devem perceber, analisar e agir em função dos sinais do mercado – inclusive respondendo em tempo real a estes sinais que são gerados pela interação dos consumidores. Uma solução como o SAP S/4HANA pode auxiliar as empresas de bens de consumo para um bom crescimento na economia digital.

Um ponto importante é entender como as tendências e os novos formatos de consumo podem afetar as empresas e os consumidores neste novo cenário de tecnologia.

O impacto da tecnologia no setor

Já é notório que a tecnologia está de fato transformando o setor de empresas de bens de consumo. A ascensão da conectividade faz com que empresas e usuários estejam ainda mais integrados e proporciona também o acesso a mais informações sobre os fornecedores e seus produtos e serviços.

Para gerar crescimento na economia digital a empresa deve utilizar este fator ao seu benefício, promovendo o acesso as informações importantes e que tornam aquele produto diferente dos demais. Embalagens mais inteligentes, melhores condições de transporte e armazenamento do estoque são ótimas formas de demonstrar ao seu cliente que a empresa se preocupa com mais do que somente a venda do seu produto.

Uma boa solução de personalização e de gestão da experiência do consumidor também permite que o consumidor se aproxime ainda mais da empresa, gerando de fato uma identidade. Conhecer as características específicas desta identidade e gerar campanhas de marketing especializadas são formas de promover a melhor experiência ao consumidor.

Este tipo de solução também auxiliam na gestão da experiência e das operações para as empresas de bens de consumo, principalmente quando é importante acompanhar as tendências de mercado.

Mais visibilidade e impulso nas vendas

O mundo digital é uma realidade e que permite que as empresas de bens de consumo ganhem mais visibilidade e exposição para atingir um maior público alvo. O importante é manter a fidelidade dos seus consumidores e se fazer presente mesmo quando estes precisem de apoio nas lojas físicas para ter algum suporte ou queiram conhecer mais produtos de determinada marca.

Oferecer uma experiência nos mais diversos canais e formatos de atendimento para o consumidor faz com que ocorra um impulso nas vendas principalmente devido ao fato de unir a comodidade de comprar a partir de qualquer lugar e de ter um atendimento aprimorado, de onde o consumidor necessitar de auxílio.

Incorporar uma experiência que demonstre a união entre produtos e serviços também pode ser vantajoso para as empresas de bens de consumo. Assim, conseguem atrair mais clientes e ampliar o formato de lucro do negócio.

Alguns pontos são importantes para o crescimento na economia digital, como:

  • Pensar no cliente primeiro, promovendo recursos de forma integrada e criando experiências confiáveis;
  • Ter uma boa velocidade para chegada de produtos no mercado, reduzindo os ciclos de inovação com gerenciamento eficiente;
  • Ter um sistema modular e que permita a escalabilidade com confiança e integridade na aplicação.

SAIBA MAIS!

As empresas de bens de consumo podem e devem gerar crescimento na economia digital uma vez que podem estar presentes nos mais diversos momentos da jornada do consumidor – desde a pesquisa inicial pelo produto até depois da compra, fornecendo auxílio e suporte caso o cliente precise de alguma ajuda.

Para isso, é importante perceber e entender quais são os sinais do mercado e tomar ações rápidas e de acordo com a jornada de cada cliente diferente. Isso faz a diferença na hora de proporcionar a melhor experiência possível para este cliente e faz com que a empresa se destaque frente os seus concorrentes.

O SAP S/4HANA é a melhor opção para ajudar as empresas de bens de consumo a projetar uma experiência completa para os seus clientes, reunindo dados e aplicando tecnologia para aumentar o comprometimento com as vendas, serviços, marketing e o comércio de um modo geral.