Crescimento sustentável: o que realmente significa?
BLOG
Gestão Empresarial

Crescimento sustentável: o que realmente significa?

6 de fevereiro de 2020

O conceito de crescimento sustentável tem sido amplamente divulgado e aplicado nas empresas que querem conectar na sua imagem o cuidado com o meio ambiente e o social, sem perder o foco no seu desenvolvimento e crescimento. Alinhado a isso, os gestores e todo o corpo técnico também tem sido direcionados para este tipo de abordagem.

A definição de sustentabilidade é atender as necessidades da geração atual sem impactar ou comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações – mantendo a preocupação de não esgotar os recursos para o futuro. E assim o crescimento sustentável busca equilibrar o desenvolvimento econômico com ações que mantém a saúde de todo o negócio de forma perene.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre o significado do crescimento sustentável para o seu negócio.

O verdadeiro significado para um crescimento sustentável

Ter de fato um crescimento sustentável demanda bastante trabalho e atenção por parte de toda a empresa, principalmente por ser importante alinhar a eficiência a este conceito. A definição principal é a de crescer mantendo a gestão eficiente e todos os outros pontos positivos que fizeram com que o crescimento e o desenvolvimento da empresa a transformassem de forma efetiva.

Além disso, deve-se considerar todos os possíveis impactos ao meio ambiente e a sociedade, reconhecendo a responsabilidade que a empresa possui. Conforme já foi pontuado, o desenvolvimento sustentável deve suprir as necessidades atuais sem comprometer as necessidades das próximas gerações e deve-se ter estes pontos em mente para que a empresa contribua com o futuro.

O conceito de crescimento sustentável pode ser o ideal para a maioria das empresas mas aplicá-lo é de fato um desafio grande, que depende de uma boa estratégia, atenção e apoio dos líderes e do corpo de gestão. É necessário sempre perceber qualquer falha em potencial e deve-se manter a comunicação e a troca de informação sobre os processo da empresa da forma mais clara e simples possível.

Crescimento sustentável é crescimento repetível

Crescimento repetível está totalmente conectado ao crescimento sustentável. Significa manter todo o panorama da evolução da empresa tendo ainda a estabilidade nos negócios e prevendo quais demandas deverão ser atendidas para o seu cliente no futuro. É ir além dos impactos ao ambiente a sociedade e basicamente criar estratégias que mantenham a empresa numa trilha que garanta o sucesso do negócio de forma correta e perene.

A criação de estratégias que causem impactos positivos na redução de despesas ao longo do tempo e mantenham a saúde financeira do negócio também são pontos importantes e que fazem parte de um crescimento sustentável. Uma empresa não consegue se manter num futuro onde o panorama de seus gastos são maiores do que as suas receitas – deve-se pensar de forma responsável neste sentido.

A importância do crescimento sustentável

Trazendo o panorama de sustentabilidade e do benefício deste tipo de transformação para o negócio, consegue-se também atrelar uma imagem muito mais próxima de valores importantes para a sociedade atual. Conforme as empresas vão se desenvolvendo e permeando a sua atuação no mercado consumidor, fica mais latente o aumento da responsabilidade e a necessidade do crescimento de forma responsável.

Esta questão é tão importante para a empresa que deve ser transformado em valor e aplicado a cultura organizacional. Deve-se questionar qual o caminho correto a se seguir na trilha para o crescimento sustentável, também sendo constantemente observado, analisado, discutido e fiscalizado por todos que fazem parte do ambiente corporativo.

Entender que as ações realizadas hoje terão impacto no futuro do negócio, da sociedade e do meio ambiente faz com que o conceito de crescimento sustentável esteja enraizado de fato na empresa. Todos que compõem o ambiente corporativo passam a entender que o seu papel pode ser determinante no impacto causado no uso dos recursos naturais, ao meio ambiente e até no meio social onde estão inseridos.

Esses valores são importantes não só para o negócio em si, mas para todo o ambiente que aquela empresa está inserida de forma regional e global. Questionar qual é a relevância daquela empresa no espaço que ela ocupa também passa pela preocupação com as comunidades, com a educação, saúde e o desenvolvimento econômico local.

O crescimento sustentável como parte dos valores da empresa

Quando o crescimento sustentável faz parte dos valores da empresa, todas as ações em prol da sociedade e do meio ambiente reverberam dentro e fora do ambiente corporativo. Estas atitudes também fazem parte do entendimento do estado atual da empresa e de como se quer que ela esteja num futuro próximo, levando em consideração todos os pontos sociais e econômicas que estas atitudes impactam.

Ao contribuir com o desenvolvimento social e econômico de forma responsável, é ideal que também se mantenham os valores da empresa no mesmo formato numa forma permanente, pensando num futuro de forma consolidada e considerando possíveis questões sociais e econômicas que podem surgir durante a jornada.

Acompanhar as tendências e manter uma gestão num formato inteligente e eficiente são também fatores importantes e que podem estar atrelados a mudança de cultura da empresa. Outro ponto importante e que impacta diretamente nos valores da empresa é trazer para o negócio fornecedores e parceiros que corroborem com a sua cultura organizacional e mantenham este tipo de crescimento sustentável em conjunto.

Garantindo que os fornecedores tenham práticas e políticas de gestão eficiente e sustentável em comum com a empresa, garante-se também que os processos e o controle ocorram de forma correta, melhorando como um todo o formato da operação e da cultura da organização.

Saiba mais!

E seguindo estas diretrizes, a SAP contribui diretamente com os valores de uma empresa que preza pelo crescimento sustentável, auxiliando principalmente na gestão do ecossistema do negócio e impactando toda a cadeia de valor. As informações em tempo real permitem que os gestores tomem ações de forma mais estratégica, entregando mais eficiência e produtividade a todo o negócio e garantindo que este mantenha um crescimento sustentável, tendo a preocupação com as questões ambientais e sociais.

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas publicações no Blog da Cast group!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS