A gestão comercial se tornou mais prática e eficiente com o acesso a dados em tempo real. Como consequência de uma grande evolução tecnológica, existem ferramentas que auxiliam no processamento de dados para que o gerente comercial sempre tenha informações atualizadas a sua disposição.

O processamento manual dos dados de ações de marketing e vendas demanda tempo e recursos – além de estar suscetível a erros humanos. Porém, uma ferramenta digital pode automatizar essas rotinas. Assim, bastam alguns cliques para que você consiga filtrar as informações necessárias para a tomada de decisão.

As soluções de CRM já são usadas pelas empresas brasileiras há alguns anos, mas é fundamental acompanhar a evolução dessas ferramentas. Com sistemas em nuvem, essas plataformas são capazes de agilizar a comunicação e fazem a atualização de dados em tempo real. E essas soluções possuem custos cada vez mais acessível.

Considerando todo esse contexto, são vários os ganhos que a gestão comercial possui ao explorar a atualização dos dados em tempo real. Certamente a sua organização também pode obter saltos de produtividade e eficiência.

O QUE REPRESENTA UM CRM COM ATUALIZAÇÃO DOS DADOS EM TEMPO REAL?

O software CRM é um sistema de tecnologia modular que inclui automação de vendas, análise e ferramentas de automação de marketing para reunir dados de clientes e capacitar equipes de vendas para trabalhar com eficiência máxima.

As soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente tornaram-se parte integrante do mundo dos negócios. Os sistemas de CRM permitem que as organizações rastreiem os dados dos clientes em todos os canais, mantenham os membros da equipe informados sobre as atividades do usuário e eliminem a necessidade do trabalho manual na coleta e processamento de informações dos clientes.

Com o surgimento de soluções de CRM baseadas em nuvem, a tecnologia tornou-se mais acessível para empresas de todos os portes e ramos de atividade. Entretanto, precisamos considerar que vivemos em um momento de transformação digital – em que as tecnologias evoluem rapidamente. Em resposta às mudanças nas necessidades das organizações, o CRM continua a evoluir e passa a englobar novas funcionalidades, incluindo a atualização dos dados em tempo real.

Dados levantados pela consultoria Gartner ajudam a compreender a prioridade das plataformas de software como serviço (SaaS) para empresas que precisam reduzir custos e aumentar produtividade. Estima-se que cerca de US$ 42 bilhões devem ser investidos pelas empresas em plataformas de CRM hospedadas na nuvem em modelo SaaS – o que representa aproximadamente 75% de todo o gasto com CRM previsto para 2019.

COMO A GESTÃO COMERCIAL SE BENEFICIA DA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS EM TEMPO REAL?

Usar um software que automatiza muitas operações internas e gera dados em tempo real gera vários benefícios para a gestão comercial. Afinal, o aplicativo CRM integra dados de dispositivos, produtos, formulários e outros dados de negócios para permitir insights em um gerenciamento mais centralizado.

Para compreender melhor o impacto dessa tecnologia, veremos os principais benefícios da adoção da atualização dos dados em tempo real na gestão comercial:

1. Organização dos dados do cliente

À medida que a base de clientes de uma empresa cresce, aumenta também a necessidade de uma plataforma de gerenciamento centralizado. É difícil imaginar que as corporações modernas operem sem uma ferramenta para o gerenciamento de dados e clientes.

As plataformas de CRM armazenam dados em tabelas e permitem que os funcionários os acessem por meio de uma interface amigável. Por exemplo, é possível personalizar dashboards e o painel de CRM para exibir gráficos relevantes sobre leads, vendas e resumos mensais.

As ferramentas de relatório em tempo real também permitem que as empresas mapeiem dados e meçam seu desempenho conforme demanda de momento. Os funcionários podem criar relatórios que organizam vendas por produtos e clientes por exemplo. Ou então, relatórios com dados relevantes para apresentar a parceiros e fornecedores.

2. Acesso a insights valiosos

Os aplicativos de CRM podem incorporar algoritmos de machine learning para fazer previsões e antecipar tendências de consumo com base em informações de vendas anteriores. Por exemplo, uma empresa pode fazer uso de correlações anteriores de consumidor e produto para prever o desempenho futuro no mesmo mercado. Essa análise preditiva em tempo real é possível com o CRM e pode ser uma ferramenta eficaz para vendas e marketing e a integração destas áreas.

Em resumo, a análise de dados tem a capacidade de transformar dados brutos em informações valiosas para que as empresas possam tomar decisões mais bem informadas. Na gestão comercial, esse pode ser um grande diferencial para gerar mais negócios, impulsionar a competitividade e aumentar a satisfação do consumidor.

3. Salto na produtividade

Como uma unidade centralizada que fornece dados a vários departamentos por meio de uma única fonte, o CRM com funcionalidades em tempo real, ajuda a integrar de maneira transparente as funções de marketing e vendas. Ele ajuda várias equipes a colaborarem facilmente entre si – permitindo que os funcionários sejam mais ágeis para atender o cliente, no momento certo em que as ações precisam acontecer.

Com isso, é possível obter um aumento na produtividade da equipe de vendas e redução no tempo de acompanhamento entre gestores e representantes. Todo o setor de vendas se beneficia de uma gestão comercial com atualização de dados em tempo real.

Além disso, o processo de tomada de decisão também é otimizado. Para um gerente tomar uma decisão importante, ele precisa ter dados em tempo real. E isso é facilmente obtido através de uma plataforma que automatiza esse processo, tornando as decisões muito mais assertivas.

4. Indicadores atualizados em tempo real

Os indicadores de desempenho são essenciais para monitorar as atividades na gestão comercial. Com uma plataforma atualizada em tempo real, é possível ter acesso aos principais desses indicadores sempre atualizados – como a performance do time de vendas, negociações fechadas e em andamento, tendências do comportamento dos clientes, controle de custos operacionais e projeções de vendas.

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