Em momentos de crise e pandemia, como o do novo coronavírus, o papel estratégico do RH contribui para que estes sejam superados de maneira mais tranquila para as pessoas e empresas.

Diante da alta taxa de contaminação e letalidade da COVID-19, as ações preventivas e estratégicas do RH são essenciais para evitar uma propagação descontrolada, além de manter a produtividade das organizações.

A liberação do home office, a execução de reuniões online e a suspensão de eventos e viagens corporativas não essenciais são algumas das ações que podem ser tomadas. E da tecnologia que surgem outras soluções.

Nós listamos as principais ações e como elas podem facilitar a gestão da força de trabalho em situações como a atual. Veja qual é o papel estratégico do RH:

MONTAR O PLANO ESTRATÉGICO DA CRISE

Cabe ao RH contemplar ações de curto, médio e longo prazo, considerando todas as variáveis que uma pandemia pode causar.

Essas ações dependem diretamente de todos os recursos da organização, desde os financeiros até os humanos. Por isso, elas requerem reflexões como:

  • De que maneira o novo coronavírus pode afetar o fluxo de caixa?
  • Meus colaboradores correm algum tipo de risco?
  • As instalações da empresa estão preparadas para evitar o vírus?
  • As vendas aumentarão ou cairão?
  • E os preços?
  • Como fica a minha marca durante a crise?

Faz parte do papel estratégico do RH priorizar os recursos humanos em qualquer situação, montando uma estrutura com foco no bem-estar de todos.

LIBERAR O HOME OFFICE PARA QUEM FOR POSSÍVEL

A alta propagação do novo coronavírus fez com que governos e autoridades de saúde de todo o mundo alertassem para a necessidade de se evitar concentrações de pessoas em ambientes abertos e fechados.

Sabemos que essa é uma situação delicada para as empresas, afinal, os profissionais trabalham em conjunto em escritórios e outros espaços compartilhados. Sendo assim, torna-se necessário liberar o home office.

O papel estratégico do RH, nesse caso, é mapear os profissionais que podem exercer suas funções em casa e garantir que eles terão acesso aos equipamentos e demais ferramentas de trabalho.

Também cabe ao RH fazer a gestão dos benefícios corporativos neste período. Vale-refeição e vale-transporte deixam de ser obrigatórios para essa modalidade de trabalho, porém podem ser mantidos se a empresa assim desejar.

No caso das atividades que não podem ser exercidas em home office, a área de Recursos Humanos pode propor escalas de trabalho diferenciadas — evitando a aglomeração de pessoas.

Em situações mais extremas, quando o Governo solicita a suspensão de determinadas atividades, as opções que restam para manter os postos de trabalho são a emissão de férias e a negociação de banco de horas.

COMPARTILHAR INFORMAÇÕES SOBRE PROTEÇÃO E SEGURANÇA

Ações responsáveis de endomarketing fazem parte do papel estratégico do RH, orientando os colaboradores para que estejam sempre protegidos — independentemente de estarem em casa ou no escritório.

Uma delas é propagar o hábito de higienizar as mãos corretamente. A frequência é muito importante, porém o modo como isso deve ser feito precisa vir em primeiro lugar. Vídeos, gifs e cartilhas podem ajudar a ensinar o modo correto!

Dentro do local de trabalho deve ser disponibilizado álcool em gel para que os colaboradores que permanecerem com suas atividades consigam higienizar as mãos e os materiais que utilizam.

Além disso, a limpeza do local de trabalho deve ser constante — e não apenas realizada pelos colaboradores contratados para tal.

Contatos físicos, como as reuniões presenciais e comemorações em grupo, além de o compartilhamento de utensílios, devem ser desencorajados.

Lembre-se ainda de que há o grupo de risco para doenças como a COVID-19. Fazem parte dele:

  • Idosos;
  • Portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma;
  • Pessoas com mais de 60 anos.

PROMOVER UMA COMUNICAÇÃO INTERNA CLARA E EFICIENTE

O distanciamento social que momentos de crise e pandemia podem causar são capazes de diminuir a fluidez da comunicação interna, principalmente as organizações que não possuem colaboradores acostumados ao home office.

Por causa disso, o papel estratégico do RH deve ser a definição de um plano de comunicação entre os profissionais e seus líderes.

Dentre as soluções, destacamos a utilização de ferramentas online para controle de tarefas, documentos compartilhados e a escolha de um horário diário para que aconteça uma reunião entre todos.

Essas reuniões podem servir para combinar entregas, dar feedbacks, fazer ajustes no planejamento e outros.

EVITAR RELAÇÕES ABUSIVAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Uma pandemia como a do novo coronavírus torna as pessoas mais propensas a cometer erros, como nas relações de trabalho.

É papel estratégico do RH promover ações para que sejam evitados os preconceitos, principalmente com os colaboradores que retornaram de viagens internacionais, que possuem características físicas de algum país asiático, ou que se curaram da COVID-19.

Piadinhas e brincadeiras sem graça sobre o novo coronavírus são desconfortáveis e podem causar situações bem constrangedoras.

CONTAR COM A TECNOLOGIA COMO ALIADA

Nesta situação global sem precedentes, a tecnologia pode ajudar a cuidar da saúde e da segurança dos colaboradores.

SAP SuccessFactors possui uma ferramenta que permite ao colaborador informar qual é o seu estado de saúde.

Por meio do smartphone, além de ver informações pessoais e sobre o trabalho, o profissional passa a ter acesso a uma área sobre a própria saúde.

É por meio dela que ele compartilha o seu estado de saúde, marcando a data e registros como situação no momento, se teve contato com alguém infectado e se está disponível para home office.

Essas opções são totalmente customizáveis, permitindo que você as adapte de acordo com as necessidades da corporação.

Para o RH, essa é uma maneira muito eficiente de acompanhar o estado de saúde dos seus colaboradores. Bastam alguns cliques para que a ferramenta SAP SuccessFactors emita um relatório com todos os dados.

O papel estratégico do RH em momentos de crise e pandemia deve estar voltado para o bem-estar do seu principal capital: o humano. Sem ele, tudo o que for planejado para o futuro pode ser comprometido por falta de mão de obra apta e qualificada.

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