Você já parou para pensar em como melhorar o planejamento de logística e o Supply Chain da sua empresa, depois da crise causada pelo novo coronavírus? Esse é um assunto que interessa a qualquer gestor de organizações que fazem trabalhos que envolvem a logística.
É preciso agir com estratégia para gerenciar os armazéns, centros de distribuição, frotas e outros serviços relacionados à logística e ao Supply Chain. O SAP IBP pode ser um aliado nesse momento, ajudando a sua empresa a superar a crise. Continue a leitura e saiba mais!
ESTABELECENDO A RESILIÊNCIA DOS SUPRIMENTOS NA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Supply Chain nada mais é do que uma expressão em inglês para definir as cadeias de suprimentos. O conceito envolve desde a fabricação de um item, até a sua entrega para o cliente. Trata-se, portanto, de todos os processos logísticos que uma empresa precisa desenvolver para que os seus consumidores recebam aquilo que eles compraram.
O novo coronavírus, que surgiu no final de 2019, na China, e logo se espalhou pelo mundo fez com que muitas empresas tivessem que suspender as suas atividades, em nível mundial. O objetivo dessa parada, como você já deve saber, é evitar a disseminação do vírus, que causa a doença chamada Covid-19, para a qual ainda não existe medicamento ou vacina.
Agora inicia-se uma retomada gradual das atividades, conforme os casos recuam ou avançam em determinadas regiões. No Brasil, algumas empresas já estão voltando a trabalhar, com equipes reduzidas e tomando os devidos cuidados para evitar as contaminações.
Na área de Supply Chain os problemas observados são muitos. Exemplos deles são a escassez de itens devido o controle de exportação e fechamento de fronteiras de muitos países, falta de mão de obra para produção, paralisação dos pedidos etc.
Mais do que nunca os gestores da área precisam ser resilientes e a tecnologia pode ajudar nesse sentido. Entre os programas que contribuem para uma boa retomada no planejamento de logística e Supply Chain é o SAP IBP.
O SAP IBP E SUAS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES
O SAP IBP é funcionalidade desenvolvida com base no SAP HANA. Ele pode ser acessado via computadores e também dispositivos móveis, por meio do SAP Fiori. Trata-se de uma ferramenta que serve para o gerenciamento de Supply Chain, contendo aplicações que podem ser muito úteis nesse setor.
O programa pode ser muito útil nesse momento de retomada, quando as empresas lutam para se recuperar após a crise causada pelo novo coronavírus. Isso porque as atividades de planejamento de logística e Supply Chain tendem a se tornar mais complexas.
Para lidar com a incerteza das demandas e, ao mesmo tempo, suprir as expectativas dos clientes, os sistemas precisarão ser totalmente automatizados e unificados. É aí que entra o SAP IBP, que é baseado na nuvem e consiste de vários componentes independentes.
Com o programa é possível prever demandas e fornecimentos e trabalhar isso a curto prazo. Também são fornecidas metas de estoque para o futuro, para que se possa fazer um melhor planejamento de logística e Supply Chain em curto, médio e longo prazo.
As planilhas complicadas do Excel e outras formas de controle logístico estão ultrapassadas, tendo em vista que o SAP IPB faz análises em tempo real, de forma prática e rápida.
Em sua essência, esse programa é um modelo de dados abrangente, que possibilita a execução de um processo de negócios integrado ponta a ponta. Isso é muito importante para que tudo esteja alinhado e os produtos sejam entregues a tempo para os clientes.
Vale lembrar que, por conta da pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão ficando mais em casa e saindo menos para fazer compras. Por isso, os pedidos feitos pela internet aumentaram muito. Essa é uma tendência que deve ser olhada com bons olhos para as empresas não deixarem de lucrar nos próximos meses.
No entanto, para que as experiências de compra sejam positivas e as pessoas voltem a fazer negócios com você, é fundamental investir em novas tecnologias, como o SAP IBP.
DESAFIOS E EFEITOS ENVOLVENDO A RETOMADA COM O SUPPLY CHAIN APÓS A CRISE
Uma vez que a crise causada pelo novo coronavírus vá passando, alguns desafios deverão ser enviados pelas empresas, ao fazer o planejamento de logística e o Supply Chain. Veja os principais, a seguir!
Desafios e efeitos de curto prazo
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efeitos e considerações de curto prazo;
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fundos adicionais para estabilizar a oferta;
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principais fornecedores temporariamente indisponíveis.
Desafios e efeitos de médio prazo
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pedidos de longo prazo atrasados;
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indisponibilidade de bens para uso;
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adaptações econômicas e investimentos reduzidos.
Desafios e efeitos de longo prazo
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agilidade para se beneficiar com a recuperação;
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posicionamento estratégico de fornecedores e parceiros;
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ganho de mercado para empresas que souberam se reinventar e utilizar a tecnologia.
MEDIDAS QUE DEVEM SER TOMADAS AGORA PARA TER UMA BOA RETOMADA APÓS A CRISE
A seguir, apresentaremos algumas medidas que, se forem tomadas agora, contribuem para que a retomada da sua empresa seja mais rápida após a crise. Todas elas têm suporte no uso do SAP IPB. Veja!
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reequilíbrio da oferta, de acordo com as prioridades do mercado;
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planejamento da fabricação de itens para as cadeias logísticas;
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gerenciamento de cenários complexos e de risco;
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escolha de fornecedores alternativos para equilibrar os custos;
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combinação de dados para o desenvolvimento de estratégias com base em indicadores.
Sabemos que o momento atual pode ser bem desanimador para muitas empresas. Porém, é preciso pensar com otimismo, se reinventar e se apoiar na tecnologia para melhorar o planejamento de logística e Supply Chain depois de uma crise.
Esperamos que o nosso artigo tenha trazido bons insights para você. Continue conosco e confira agora 6 tecnologias para aumentar os resultados na área de vendas.