A transformação digital cumpre a função de alavancar a melhoria nos serviços prestados à população. Por isso, o investimento em novas tecnologias no setor público é algo que deve, ou pelo menos deveria, ser sempre presente nas prioridades dos governantes, em todas as esferas.

Neste sentido, é preciso que os gestores públicos compreendam que a área de TI deixou de atuar como um setor que simplesmente “apaga incêndios”, passando a exercer um papel de protagonista no planejamento estratégico das organizações governamentais.

Neste artigo, falaremos sobre os principais desafios em relação ao uso das tecnologias no setor público. Também falaremos sobre os principais investimentos que podem ser realizados pelas organizações governamentais.

Para ficar bem informado sobre tudo isso, continue a leitura nos tópicos a seguir!

ENTENDA OS DESAFIOS EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS NO SETOR PÚBLICO

A tecnologia já faz parte da maioria das atividades do nosso dia a dia. É praticamente impossível encontrarmos uma pessoa que não utilize o WhatsApp para trocar informações pessoais, por exemplo. Os aplicativos para delivery de comida, de transporte, entre tantos outros também fazem parte do cotidiano e todos os utilizam com frequência.

transformação digital trouxe uma verdadeira revolução cultural nas pessoas. As empresas do setor privado estão se adaptando a isso e quem não souber se reinventar, será ultrapassado pelos concorrentes.

No setor público não é diferente e é por isso que os órgãos governamentais, secretarias, prefeituras e outras entidades devem fazer um investimento nesse segmento. Trata-se de uma necessidade, uma questão de otimização, para que os serviços não se tornem obsoletos.

E engana-se quem pensa que o investimento em tecnologia é desnecessário ou um desperdício do dinheiro público. Prova disso é um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

A pesquisa comprovou que cada R$ 1.00 que os governos estaduais investem em tecnologia, R$ 9,79 são economizados no ano seguinte. Isso porque as atividades passam a ser automatizadas, os processos se modernizam e exigem menos mão de obra e demanda de trabalho.

Apesar disso, os investimentos em tecnologia no setor público ainda não são tantos. Também é de conhecimento de todos que essa área é um pouco burocrática e os processos podem ser demorados. Isso porque as decisões não passam por uma única pessoa.

Em uma cidade, por exemplo, a implementação de um novo projeto idealizado por um secretário municipal pode depender de aprovação na câmara de vereadores e posteriormente do prefeito. É diferente de uma empresa do setor privado, em que os CEOs têm autonomia para tomar decisões.

Esse, talvez, seja um dos principais desafios a serem superados em relação às tecnologias no setor público. É preciso que os gestores compreendam a importância dos projetos tecnológicos e os impactos que eles trazem para os serviços prestados à população.

Além de softwares, os órgãos públicos também devem se preocupar com a migração de seu aparato de hardware, por vezes já desatualizados, para a tecnologia de processamento em nuvem. Somente assim será possível fazer com que programas e aplicativos modernos sejam colocados em funcionamento de maneira rápida, segura e eficaz.

VEJA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NO SETOR PÚBLICO

Quando falamos em tecnologias no setor público, existem alguns recursos que se destacam. A seguir, falaremos sobre os principais deles. Veja!

Big Data

O Big Data pode ser definido com um conjunto de dados estruturados ou não estruturados que são gerados diariamente. Com o uso estratégico desses dados, é possível que as empresas tenham uma maior capacidade de tomar decisões acertadas.

Imagine, por exemplo, a Secretaria de Saúde de um município. Se essa entidade registrar corretamente todos os atendimentos realizados nos postos de saúde e plantões de hospitais públicos, terá um panorama completo das principais doenças que atingem a cidade.

Se os índices de pessoas gripadas for alto, por exemplo, o secretário de saúde e o prefeito podem desenvolver campanhas de prevenção para a gripe. Assim, as pessoas ficarão mais conscientes e as incidências de casos tende a diminuir.

Atendimento multicanal

As formas como os atendimentos de órgãos públicos são realizados também podem melhorar muito com a implementação de tecnologias no setor público. Isso porque a maioria das pessoas já está conectada e pode ganhar mais agilidade na rotina, utilizando recursos tecnológicos.

Os ganhos valem para a administração pública e também para a população, que terá serviços de melhor qualidade e verá os seus impostos sendo bem aplicados.

Vamos novamente usar o exemplo de uma secretaria de saúde. Imagine que a prefeitura desenvolveu um app para que a população possa agendar consultas médicas nos postos, em casos que não são de emergência.

Isso pouparia tempo para o contribuinte, bem como evitaria que pessoas saudáveis esperassem em filas de espera com outras, que podem estar doentes. Assim se evita a proliferação de vírus e bactérias, que causam doentes e comprometem o bem-estar e a saúde pública.

O atendimento multicanal, portanto, também é uma das principais tecnologias no setor público.

Softwares de gestão

Finalmente, outra tecnologia que pode contribuir para o setor público são os softwares de gestão. Com esses programas muitas mudanças podem ser implementadas nos órgãos públicos, de modo que as tarefas serão automatizadas.

Fluxo financeiro, controle de estoque, elaboração de folhas de pagamento do funcionalismo, criação de orçamentos, entre outras atividades podem ser elaboradas com mais agilidade em um sistema online.

Conhecidos os desafios sobre as tecnologias no setor público? Então, se você é gestor municipal, estadual ou de alguma entidade pública, pense nisso e veja como a transformação digital pode revolucionar a forma como desenvolve as suas atividades.

Continue conosco e leia agora o nosso artigo que mostra como conduzir um processo de inovação centrado do ser humano.