Empresa inteligente: o que significa e como concretizar
BLOG
Gestão Empresarial

Empresa inteligente: o que significa e como concretizar

10 de setembro de 2019

É bem provável que você já tenha ouvido falar em empresa inteligente, um termo que está bastante em evidência quando tratamos de gestão organizacional. Mas o que será que isso realmente significa de fato? E como concretizar essa situação, ou seja, que ações colocar em prática para desenvolver a inteligência na companhia?

Essas questões serão abordadas neste artigo, para que você possa ter uma visão mais aprofundada sobre o assunto. Está interessado? Então continue conosco e entenda definitivamente o que significa e como concretizar na sua empresa!

Empresa inteligente: entendendo o conceito

O conceito de empresa inteligente é bastante simples: trata-se de uma organização que utiliza a tecnologia a seu favor, abastecendo-se de dados para alavancar a automatização e a inovação de processos, obtendo assim melhores resultados e experiências, para os públicos externos e internos.

Isso quer dizer que uma companhia que aposta no uso de recursos tecnológicos, dados e processos torna os seus métodos mais ágeis, produtivos e competitivos, o que traz benefícios para clientes, fornecedores e também para os funcionários.

Passo a passo: veja como concretizar um projeto de empresa inteligente

A tecnologia é uma grande aliada para tonar uma empresa inteligente. Porém, não basta utilizar uma infinidade de recursos tecnológicos para que isso se efetive. Existem uma série de passos que devem ser dados para tornar uma empresa inteligente. Confira, a seguir!

Garanta que os projetos não foquem apenas em TI

Para tornar uma empresa inteligente, os projetos de implementação de um ERP por exemplo, não podem ter foco apenas na área de TI. Isso quer dizer que outras condições precisam ser consideradas, como a mudança de cultura organizacional.

Os gestores precisam compreender que as mudanças afetam o todo e que o programa não mudará a empresa sozinho, mas pode promover alterações significativas, caso as pessoas saibam lidar bem com ele.

Atente-se para os recursos humanos

É importante que se tenha um cuidado especial com os recursos humanos ao fazer a implementação de um tipo de software ou sistema SAP, por exemplo, para que se desenvolva uma empresa inteligente. De nada adianta ter um bom sistema de gestão, se os funcionários não souberem como lidar com ele.

Uma boa ideia para rever esse tipo de problema é definindo um líder para o projeto, que deve ser uma pessoa capacitada e gabaritada, que faça a ponte entre os colaboradores da empresa e a consultoria contratada para essa finalidade. Assim, o projeto será implementado de modo que se obtenha mais sucesso.

Convide pessoas importantes da empresa para fazer parte do projeto de implementação

A direção das empresas que querem se tornar inteligentes devem convidar os líderes de setor ou pessoas que exercem influência sobre os demais funcionários para fazer parte do projeto de implementação do sistema de gestão.

O objetivo é que esses profissionais atuem como influenciadores, compartilhando com os colegas sobre a importância das mudanças pelas quais a companhia passará. Criando essa consciência coletiva, se evitarão problemas, como com colaboradores mais conservadores, que são receosos na utilização das novas tecnologias.

Realize atividades lúdicas para valorizar o capital humano

Alguns colaboradores, principalmente os mais antigos ou tradicionais e pouco familiarizados com as novas tecnologias podem ficar apreensivos em fazer parte de uma empresa inteligente. Não é raro vermos trabalhadores com anos de casa que tentam contornar, resistindo aos projetos de implementação tecnológica, por julgarem que as atividades são feitas com mais facilidade quando são realizadas no modo manual.

Muitas dessas pessoas se sentem ameaçadas por sistemas inovador como um SAP, pensando por exemplo, que poderão perder espaços por conta disso. É por esse motivo que realizar atividades lúdicas e que valorizem o capital humano é tão relevante. Deve-se educar todos os indivíduos, para que eles saibam que seguem tendo valor e a que a tecnologia traz ferramentas que facilitará os seus trabalhos.

Incentive os novos modelos de negócios

As tecnologias como o machine learning, a inteligência artificial, a internet das coisas, entre outras, oferecem diversos insights que fazem com que as tomadas de decisões sejam realizadas com base em dados e não em meros achismos.

Isso fará com que novos modelos de negócios surjam, com menos foco nas atividades burocráticas e operacionais e um foco maior da questão estratégica das companhias. Desta forma, todos na empresa estão em um mesmo patamar, podendo sugerir melhorias e alterações.

Benefícios: saiba o que você ganha ao desenvolver uma empresa inteligente

Adotar o uso de um sistema de gestão inovador como base para tornar uma empresa realmente inteligente, são diversos os objetivos que são obtidos. Observe alguns dos principais deles!

Automatização e simplificação dos processos

A gestão empresarial com um ERP qualificado, automatiza e simplifica os processos que até então eram executados manualmente. Isso impõe uma nova estrutura lógica, resultando muitas vezes na reengenharia das atividades, o que gera economia de tempo nas operações, aumento da produtividade e crescimento da competitividade da companhia.

Integração de todas as áreas da empresa

Ao se tornar inteligente, uma empresa integra todas as áreas que possui, proporcionando um maior controle para os gestores. O funcionamento estabelece laços de cooperação e coordenação entre os diferentes departamentos, o que facilita os processos de auditoria.

Progresso da base de dados

Um banco de dados é criado no ERP e ele contém informações que são registradas, processadas e acompanhadas em tempo real e de forma inteligente. Isso acontece independentemente da localização geográfica do gestor, uma vez que o sistema é armazenado em nuvem.

Vale ressaltar que os dados contribuem para que a tomada de decisões seja mais eficiente, uma vez que todas as medidas serão tidas após uma análise minuciosa de informações reais e precisas, transformando a analise de dados em analise de insights.

Em suma, podemos dizer que tornar uma empresa inteligente é essencial para se manter em um mercado tão competitivo quanto o atual. Quem não se preparar, poderá ser passado para trás. É por isso que implementar um sistema como o SAP é imprescindível para o seu negócio.

Continue se informando sobre o assunto em nosso artigo que mostra como o ERP é a base da transformação do seu negócio!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS