Os chatbots são softwares, ou programas de computador, feitos para interagir com usuários em sites, plataformas e aplicativos. Para que sejam mais naturais e fluídos, eles utilizam soluções em inteligência artificial que imitam o atendimento humano.

Esse tipo de software funciona como um assistente virtual com a capacidade de se comunicar e relacionar com as pessoas por meio de mensagens de texto automatizadas, ajudando-as em suas solicitações e necessidades.

São muitos os benefícios dos chatbots para as áreas de Marketing, Costumer Service e e Recursos Humanos. Saiba como ele pode transformar o seu negócio!

CHATBOTS NO MARKETING

Os chatbots são utilizados para aperfeiçoar o relacionamento entre as marcas e os clientes, portanto veja quais são os benefícios dessa solução na área de Marketing da sua companhia:

Soluções imediatas

Devemos pensar no cliente moderno. Ele não gosta de esperar e, ao mesmo tempo, deseja soluções personalizadas e que atendam às suas demandas.

Tempo é dinheiro, logo é fundamental que as empresas entendam que longas esperas podem arranhar a imagem de qualquer companhia.

Os chatbots ajudam a suprir muitas soluções de forma imediata, como a consulta de créditos no celular, a disponibilidade de um produto no e-commerce ou o status do envio de um produto.

Esse atendimento pode ocorrer a qualquer momento, 24 horas por dia e 7 dias por semana ― diferentemente da possibilidade de se criar e manter uma equipe para atender por ininterruptamente.

Diminuição nos custos

Empresas desejam reduzir custos, principalmente em momentos delicados da economia como o atual. Quando isso é alcançado, pode-se pensar em investir em melhorias para crescer.

Basta imaginar o custo que teria em ter uma equipe para atender o cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana. Ao invés disso, os chatbots podem cuidar do atendimento inicial e oferecer soluções imediatas, redirecionamento o atendimento para um profissional quando este for necessário.

Aumento das vendas

Os chatbots qualificam leads para a equipe de vendas. Desse modo, diminui-se o esforço desses profissionais na preparação desses leads e aumenta-se a capacidade de precisão para encontrar quem tem mais probabilidade para conversão.

O gerenciamento de leads também é otimizado, pois ocorre em tempo real ― o que é excelente, pois isso pode acontecer fora do horário comercial.

Outro ponto importante é que o cliente em potencial pode tomar a sua decisão a qualquer momento, mesmo quando sua equipe não está à disposição. Por isso, os chatbots podem indicar o momento de abordá-lo a todo instante.

CHATBOTS EM COSTUMER SERVICE

Em Costumer Service, os chatbots não resolvem todos os problemas e nem descartam a necessidade de contratar atendentes humanos. Mas otimizam o trabalho dos profissionais e possibilitam a realização de ações mais estratégicas, como você verá agora:

Disponibilidade 24/7

Já citamos esta vantagem, mas precisamos reforçá-la. Essa alta disponibilidade é fundamental para suprir o atendimento em momentos que não tenham humanos ou que a força de trabalho esteja reduzida.

Também é possível disponibilizar um atendimento híbrido, ou seja, fazendo os chatbots atenderem as chamadas iniciais, enquanto os atendentes humanos recebem os casos mais complexos.

Múltiplos atendimentos

Basta um software de chatbot para ser capaz de dialogar com vários clientes ao mesmo tempo. Assim, eles não precisam esperar para que o atendimento seja iniciado ― melhorando a experiência desses usuários.

Destacamos ainda que os atendimentos ocorrem com menor quantidade de erros, principalmente de informação. Os chatbots são programados para fornecerem respostas exatas, sem espaço para dupla interpretação.

Melhora a experiência do consumidor

experiência do consumidor com a sua marca pode ser mais envolvente com a ajuda de chatbots. A linguagem, por exemplo, é adaptada para o tom de voz da marca ― criando uma proximidade com cada cliente.

De modo geral, os clientes passam a ter uma percepção de que sua marca é moderna e antenada com as soluções tecnológicas atuais, pois há ferramentas que contribuem para um atendimento sempre eficaz.

CHATBOTS EM RH

Transformar o seu negócio também requer mudanças na rotina dos colaboradores, principalmente os que trabalham diretamente com a gestão de pessoas. E os principais motivos são a redução de custos e o aumento da eficiência no trabalho. Veja:

Otimização da comunicação interna

É natural que os colaboradores tenham dúvidas sobre assuntos como o registro de ponto, o período de férias, os descontos no holerite, os benefícios fornecidos pela empresa e outros.

As respostas para essas perguntas são individuais e personalizadas, o que exige tempo e disponibilidade da equipe de Recursos Humanos. No entanto, podem ser automatizadas por meio de chatbots.

Essa solução contribui para que os profissionais de RH tenham mais tempo para tratar de outras demandas, principalmente as analíticas e relacionadas com as estratégias da companhia.

Agilidade no recrutamento e seleção

Outra atribuição do RH envolve os processos de recrutamento e seleção de talentos. Trata-se de uma responsabilidade importantíssima, pois viabiliza a entrada de profissionais com perfis requeridos pela organização.

Em Recursos Humanos, a utilização de chatbots contribui para a agilidade nesses e em outros processos ― como os de contratação e onboarding. O candidato pode tirar dúvidas com o assistente virtual, enviar documentos e até conferir o status da seleção.

Imagine, por exemplo, o quanto esse tipo de ferramenta pode contribuir para processos que atraem centenas ou milhares de candidatos. Sua equipe de RH poupa tempo e aumenta a qualidade no atendimento de todos.

Melhora nos filtros dos candidatos

Chatbots contribuem ainda com a melhoria nos filtros que selecionam os candidatos para as vagas disponíveis. Eles podem fazer perguntas relevantes para os profissionais, possibilitando separá-los por perfis.

Como se trata de uma ferramenta livre de preconceitos, o chatbot identifica quem se enquadra nos parâmetros estabelecidos ― que podem ser de localidade, disponibilidade de horários, pretensão salarial e outros.

Também ocorre o registro de outras informações que podem ser úteis para os recrutadores, como posicionamentos diante de situações pré-estabelecidas e as palavras mais utilizadas nas respostas.

Chatbots podem transformar o seu negócio de diversas maneiras, em todas as áreas. Basta encarar essa ferramenta como a solução ideal para aumentar a agilidade no atendimento ao cliente ou colaborador e diminuir os custos com a execução desse trabalho por um ser humano!

Para conhecer outras vantagens, veja neste artigo 6 formas de aumentar suas vendas com os chatbots.