Ownership, ou senso de dono, é a mentalidade diferenciada do colaborador que deseja ver prosperar a empresa onde trabalha. Esse tipo de intraempreendedorismo envolve também querer a estabilidade, o lucro e o crescimento do negócio.

No entanto, ele costuma ser visto como atitude somente do dono e/ou gestor da organização, mas imagine quais benefícios se tornam alcançáveis quando todos os colaboradores compartilham da mesma mentalidade!

Cabe ao RH desenvolver o owenrship entre os colaboradores, incentivando o intraempreendedorismo na organização. Veja como!

COMECE POR UMA BOA CONTRATAÇÃO

Saiba que é mais fácil encontrar profissionais com senso de dono do que formá-los. Por esse motivo, é fundamental melhorar o processo de recrutamento. Estabeleça, portanto, métodos que identificam essa mentalidade nos candidatos.

Busque características como proatividade, boa capacidade de se comunicar, saber trabalhar em equipe e ter senso de responsabilidade. Outras:

  • Conhece história da organização;
  • Se interessa por outras áreas;
  • Apresenta o desejo constante de aprender;
  • Olhar curioso por metas e métricas;
  • Melhora a partir dos feedbacks que recebe;
  • Abertura para novas ideias;
  • Resiliência constante;
  • Automotivação.

Aplicados pelo RH, os testes de personalidade e perfil comportamental são capazes de apontar quais características cada candidato possui. A avaliação DISC, teoria do psicólogo Dr. William Moulton Marston, segue o mesmo raciocínio.

MELHORE A COMUNICAÇÃO INTERNA

O próximo passo para implementar a mentalidade de dono nos colaboradores envolve a melhora na comunicação interna. Essa é uma importante chave para o intraempreendedorismo na organização.

Os colaboradores com senso de dono devem ser influenciados, jamais comandados. Para extrair o melhor de cada um, explique o que deseja e disponha-se para fornecer os materiais e ferramentas que são necessários.

Permita que o colaborador faça autogestão, criando a própria rotina com o estilo que lhe é peculiar. O importante é que o objetivo permaneça o mesmo que o seu e o da empresa!

Observe que a finalidade é mais importante que o processo. Sendo assim, evite interferências que sejam desnecessárias.

DÊ SIGNIFICADO AO TRABALHO

Para incentivar o intraempreendedorismo entre os colaboradores, é fundamental que eles saibam por que fazem suas atividades. É dessa maneira que se impulsiona a realização de atividades da forma correta.

Quando se dá significado ao trabalho, você desperta na sua equipe a cultura do desejo por conquistar os resultados desejados pela organização. Trata-se de um gatilho que gera comprometimento ― associado ao ownership.

As pessoas têm a necessidade de trabalhar com propósito, pois passam a enxergar o trabalho como um meio que vai além da manutenção de suas necessidades básicas.

CRIE UMA CONSCIÊNCIA CORPORATIVA

Dar significado ao trabalho contribui para a criação da consciência corporativa. Missão, visão e valores devem ir além das paredes e seções institucionais dos sites da companhia. Evidencie esses elementos no dia a dia de trabalho!

A consciência corporativa deve ser difundida por meio da cultura e dos processos organizacionais. Sendo assim, estimule que os líderes tenham atitudes associadas à missão, visão e aos valores da corporação.

São eles que dão o exemplo para os demais colaboradores. Se eles vivenciam e vivem essas diretrizes, conseguem incentivar e engajar de maneira orgânica os demais membros da equipe.

FORME E DESENVOLVA LÍDERES

Proprietários e gestores costumam ter o senso de dono, exatamente porque são líderes. Por isso, é essencial que a empresa tenha um bom programa de formação e desenvolvimento de lideranças.

Quando você estimula a autogestão, por exemplo, consegue incentivar automaticamente a postura de líder. O mesmo ocorre ao delegar tarefas!

Estimule essa postura em todos os integrantes da equipe, independentemente da hierarquia. Aproveite para criar oportunidades para que apareçam novos líderes em suas respectivas áreas.

colaborador engajado e com capacidade para liderar já conhece a cultura organizacional e os processos da corporação, portanto, será um líder mais bem-preparado do que outro que venha de fora.

RECONHEÇA QUEM TEM OWNERSHIP

Os colaboradores que têm ownership devem ser reconhecidos. Trate-os como verdadeiras joias! São eles que estarão à disposição quando a companhia mais precisar.

Ofereça um pacote de benefícios verdadeiramente atrativo para os profissionais e desenvolva um programa de reconhecimento pela dedicação dos mais esforçados. Alguns exemplos:

  • Funcionário do mês;
  • Viagem de incentivo;
  • Bonificação por produtividade;
  • Plano de carreira.

A vantagem de reconhecer os colaboradores com ownership é que ações assim despertam o interesse de outros profissionais que ainda não compartilham da mesma mentalidade.

REFORCE O INTRAEMPREENDEDORISMO NOS FEEDBACKS

Outra poderosa ferramenta para estimular o intraempreendedorismo é a política de feedbacks. Ela proporciona o alinhamento necessário para que todos trabalhem na mesma sintonia.

Esse alinhamento direciona os funcionários para o caminho certo, indicando pontos de melhoria. Desse modo, você fornece a eles uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional.

Destacamos, no entanto, que o feedback é uma ferramenta de mão dupla. Não basta dar feedbacks, pois faz-se necessário estar aberto a receber críticas e sugestões provenientes dos colaboradores.

Quando a cultura do feedback estimula a participação de todos, as falhas existentes são resolvidas de maneira mais rápida e eficaz. Proporcionalmente, são potencializadas as características positivas.

MELHORE A FORMA DE GERIR PESSOAS

Trabalhe na construção de uma marca empregadora. É dessa maneira que sua empresa atrairá talentos com o desejado senso de dono.

Aprimore ainda o nível da qualidade de vida no trabalho. Entenda esse ambiente como uma importante extensão do lar dos colaboradores, pois é nele que passam a maior parte do dia.

Se o ambiente é estressante, barulhento e cheio de conflitos pessoais, será maior a quantidade de erros e menor a produtividade e o comprometimento de todos.

Desenvolva programas que envolvam ergonomia, saúde e segurança no trabalho, gestão de estresse, boa alimentação, ginástica laboral e atividades físicas.

E não se esqueça da importância que os líderes e gestores atuais têm para fomentar o intraempreendedorismo. Eles devem dar o exemplo para os demais, incentivando-os a repetir a mentalidade e o comportamento de dono.

Nesse trabalho, a equipe de RH deve contar com soluções modernas que maximizam o potencial da força de trabalho. Uma boa ferramenta de gestão agiliza e aprimora os processos de contratação, de desenvolvimento de líderes e de motivação dos funcionários.

Essa solução está na Cast group! Veja como é possível maximizar os seus investimentos em recursos humanos por meio de uma eficiente transformação digital.