A coleta de dados, o armazenamento de informações e o uso da tecnologia em nuvem são essenciais para que as cadeias de suprimento sigam funcionando, até mesmo em situações mais adversas. É o caso do momento de pandemia, recente vivenciado pela sociedade e que causou transtornos e foi bastante desafiador para as empresas de todo o mundo, em todos os setores.

Para as organizações, saber lidar com os períodos de crise, sem que ocorram perdas nos processos que envolvem as cadeias de suprimento é fundamental. É por isso que as companhias devem adotar estratégias para que os cenários críticos possam ser antecipados, de modo que as entregas e prazos acordados com os clientes possam seguir sendo cumpridos.

Na pandemia da Covid-19, muitas organizações optaram por soluções de antecipação de recebíveis para ter uma injeção de dinheiro no fluxo de caixa e, dessa forma, continuar trabalhando. Outra opção feita por diversas companhias foi recorrer aos créditos bancários.

Tais soluções são interessantes e ajudaram as empresas a passar por esse momento de sufoco, que não estava previsto por ninguém. Porém, para manter as cadeias de suprimentos funcionando, apenas isso não é suficiente! É necessário que haja uma análise mais crítica do uso de dados, para que se possa agir com mais agilidade.

OS PROCESSOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PONTA A PONTA

Quem trabalha com cadeia de suprimentos sabe que esse processo é bastante complexo, já que envolve diversos procedimentos e pessoas, como os clientes, os parceiros estratégicos, os fornecedores, os colaboradores da companhia, os diferentes tipos de produtos comercializados etc.

Todos esses fatores geram muitos dados, que precisam servir como base para que os gestores possam tomar decisões rápidas e certeiras, que façam com que os processos sejam conduzidos corretamente.

A tecnologia em nuvem ajuda justamente nesse sentido, uma vez que possibilita que os líderes das atividades que envolvem a cadeia de suprimentos possam ter uma capacidade maior de respostas para as atividades que desejam desenvolver.

As plataformas de computação em nuvem são cada vez mais completas e possibilitam, por exemplo, que se tenham relatórios de Business Intelligence em tempo real. Em um processo logístico, isso é de extrema importância.

Imagine, por exemplo, que o gestor de logística receba uma ligação ou e-mail de um cliente, solicitando alterações em um pedido que já foi fechado e que está saindo para a entrega. Com a consulta aos dados, é possível verificar onde está o produto, fazer a separação dos novos itens solicitados, calcular a melhor rota para a entrega etc.

Tudo isso só é possível com a tecnologia em nuvem, que possibilita que você possa prever cenários a partir das informações geradas nas mais diversas fontes que a empresa tem.

Muitas empresas aprenderam isso, na prática, durante a pandemia, quando tiveram que se reinventar os processos. Em situações futuras, caso aconteçam outras adversidades, certamente as dificuldades serão menores.

Em suma, para desenvolver situações estratégicas é preciso seguir as diretrizes estratégicas relacionadas, a seguir:

  • fazer a reunião dos dados;

  • buscar meios para aumentar a transparência das operações;

  • compreender quais são os riscos a que a organização está exposta;

  • fazer recomendações para que o planejamento seja feito de forma mais adequada.

FAÇA COM QUE A SUA CADEIA DE SUPRIMENTOS SEJA MAIS RESILIENTE

É necessário buscar recursos para que o seu negócio possa ter uma cadeia de suprimentos mais resiliente. Para isso, contar com as soluções das tecnologias em nuvem é sempre essencial.

Você deve fazer um mapeamento na sua organização, para que sejam encontrados recursos que possibilitem o negócio a encontrar os melhores parceiros e, dessa forma, realizar possíveis ajustes, sempre fazendo as adaptações às mudanças de última hora nas demandas, sem que isso necessite interromper as operações do setor de logísticas.

Se você tiver uma cadeia de suprimentos mais resiliente e adaptável às mudanças repentinas, estará protegendo a sua empresa de danos financeiros e de outras naturezas. Isso garante a escalabilidade dos negócios.

Vale lembrar que a pandemia acelerou a transformação digital das companhias. Agora, as empresas perceberam a necessidade de digitalizar as informações, mais do que nunca. Afinal, os benefícios conquistados são diversos, como a agilidade para realizar mudanças e tomar decisões de forma mais estratégica.

Com os serviços de cloud computing, presentes em softwares como o SAP S/4HANA, os gestores da empresa quebraram barreiras geográficas. Agora não é mais necessário estar in loco onde as operações ocorrem, tendo em vista que tudo pode ser acompanhado em tempo real, em qualquer local.

É possível que o gestor de logística observe as atividades que estão sendo realizadas e consiga tomar decisões estratégicas onde quer que ele esteja. Grande parte dos trabalhos administrativos podem ser realizados em casa, em locais públicos com acesso à internet, em cafeterias, em coworkings, em hotéis, em bibliotecas etc.

Essa é uma cultura que ficou conhecida como anywhere office, ou seja, o trabalho realizado em qualquer local. Ela só se torna possível com a tecnologia em nuvem, que permite que o trabalho seja realizado em qualquer local, sempre mantendo as cadeias de suprimento funcionando.

Agora você já sabe como as organizações estão utilizando a tecnologia em nuvem para manter as cadeias de suprimento em funcionamento, mesmo em situações adversas, como a pandemia da Covid-19.