Existem empresas que adotam o discurso de que o capital humano é o ativo mais importante que elas têm. No entanto, deixam de investir em ações que promovem a gestão de pessoas e não dão abertura para aprovar sequer um orçamento de RH.

O discurso não combina com a prática, certo? Mas o RH não pode se dar por vencido e deve apresentar seus projetos para mostrar como essa área é estrategicamente importante para o contexto da organização.

Nesse sentido, há alguns passos essenciais para conquistar seu orçamento de RH. Nós listamos e detalhamos cada um deles para que você obtenha sucesso nessa jornada e coloque em prática os projetos que farão a diferença na companhia. Veja quais são!

MOSTRE A REALIDADE DA COMPANHIA

O primeiro passo é básico e consiste em mostrar a realidade da empresa a partir do ponto de vista da área de Recursos Humanos.

Esse é o momento ideal para apresentar os desafios que sua área está enfrentando na gestão de pessoas, bem como o impacto que isso provoca na organização.

Seja realista. Não há profissional mais indicado que você, gestor de RH, para apontar problemas como falta de engajamento, baixa produtividade, alto absenteísmo ou turnover.

Reúna o máximo de informações em relatórios com gráficos de produtividade da equipe, diferentes indicadores de RH nos últimos 12 meses e os pontos mais criticados e elogiados pelos colaboradores na última pesquisa de satisfação.

Mostre os grandes profissionais que deixaram a empresa nos últimos meses e quais foram os motivos que culminaram na saída deles. É importante demonstrar o impacto financeiro que isso trouxe para a organização.

DESTAQUE OS BENEFÍCIOS DO INVESTIMENTO PARA A EMPRESA

O próximo passo é apresentar aonde a empresa pode chegar a partir da aprovação do seu orçamento de RH.

Elabore uma apresentação bem objetiva que seja dividida em três partes: problema, solução e benefícios.

É fundamental que os responsáveis pela companhia enxerguem claramente o que acontece quando há uma mudança de atitude e o investimento na gestão de pessoas. Nesse aspecto, algumas estratégias são indispensáveis;

  • Saiba com quem está falando. Estude profundamente o CEO, o CFO e os demais gestores que são responsáveis por aprovar seu orçamento de RH.
  • Pense nas metas que eles têm, nos projetos que apoiaram no passado e até em seus hobbies para ter insights e obter exemplos que impactam.
  • Outro aspecto é o tamanho da sua apresentação, que precisa ser curta e objetiva. O aprofundamento, por exemplo, pode ser colocado como anexo.
  • Apresente os benefícios em um encadeamento lógico, para que não pareçam superficiais. E tenha em mente que esses gestores querem aumentar o faturamento e o lucro, bem como diminuir custos.
  • Prepare-se ainda para as objeções. Imagine como eles podem reagir diante da sua proposta de RH e tenha em mãos os argumentos da primeira etapa para relembrá-los sobre a situação da companhia.

USE PESQUISAS PARA REFORÇAR SEUS ARGUMENTOS

Aumente seu poder de convencimento para conquistar a aprovação do orçamento de RH. Mostre aos gestores da organização a força de seus argumentos por meio de pesquisas e exemplos de outras companhias.

O ranking Great Place to Work, por exemplo, mostra as instituições mais cobiçadas do mundo pelos profissionais. A lista é segmentada por diferentes públicos, como gênero, idade, localização ou área de trabalho.

As empresas que aparecem nesse ranking podem ser utilizadas como exemplo para identificar e extrair boas práticas — úteis também para os seus colaboradores.

Observe as maneiras que essas companhias têm de atrair talentos, motivar colaboradores e reter esses profissionais. O caminho percorrido por elas para chegar ao topo do mundo corporativo serve de exemplo.

Busque ainda por pesquisas sobre gestão de pessoas, práticas de mercado e o que têm atraído as novas gerações.

Lembre-se da transformação que os millennials provocaram no mercado de trabalho e que tende a ser mais profunda com a chegada de uma nova geração: os centennials, ou seja, nascidos a partir do ano 2000.

APRESENTE RELATÓRIOS DE ROI

Você já mostrou a realidade da companhia, os benefícios que a aprovação do seu orçamento de RH trará e pesquisas que dão base aos argumentos. Mesmo assim, ainda há meios para seguir adiante e garantir o sucesso nessa empreitada.

Números são convincentes! No ambiente empresarial, em muitos casos, falam por si só. Um dos relatórios que deve ser apresentado é o de Retorno Sobre o Investimento, ou ROI.

Esse relatório possibilita saber se a empresa ganhou ou perdeu dinheiro em relação a cada investimento feito.

Logo, se a produtividade dos colaboradores está baixa, é possível estabelecer uma relação entre isso e o aumento de custos com saúde ocupacional.

Basta comparar o quanto a empresa gasta com essa baixa produtividade em diversos aspectos, como faltas, utilização do plano de saúde, afastamentos e outros, com os possíveis ganhos previstos com a aprovação do seu orçamento de RH.

FAÇA UMA VERDADEIRA PROPOSTA DE VALOR PARA CONQUISTAR SEU ORÇAMENTO DE RH

A proposta de valor é a principal razão pela qual seus gestores devem aprovar seu orçamento de RH. Ela explica como situações ou problemas serão resolvidos e apresenta benefícios específicos.

Para acertar em sua proposta, evite três erros comuns:

  1. Tornar seu projeto muito restrito, com benefícios apenas para quem trabalha no RH.
  2. Apresentá-lo de maneira não universal, ou seja, falando como se todos entendessem as expressões do RH e como sua área funciona.
  3. Não despertar a atenção de outras áreas para os benefícios que seu projeto pode trazer para todos.

Outro ponto importante é que seu orçamento de RH, por mais que dependa da participação de outras áreas, não pode ser liderado por elas.

Se o seu orçamento de RH prevê a implantação de um sistema de gestão, por exemplo, é comum que a área de Tecnologia de Informação participe. No entanto, esse é um projeto de Recursos Humanos!

Caso você não assuma essa responsabilidade, os demais gestores entenderão seu projeto como uma atualização de software.

Monte um comitê com os gestores de outras áreas que podem contribuir para a aprovação do seu projeto, tornando-os defensores da ideia e, desse modo, viabilizando a conquista do orçamento.

Reúna todos os elementos citados neste artigo e venda uma nova visão, mostrando como seu orçamento de RH ajudará a alcançar objetivos estratégicos para a companhia.

Utilize a técnica de storytelling para explicar e convencer os demais líderes, seguindo a lógica de introduzir, desafiar, apresentar possibilidades, avançar e resolver. Assim, a mudança proposta será descrita com o máximo de eficiência.

Prepare-se ainda para os principais desafios do RH para 2020. Nós listamos os principais que devem ser acompanhados de perto para manter alta a competitividade da sua empresa!