A era digital trouxe um modelo disruptivo de RH, impactando fortemente as práticas de Human Capital Management (HCM). Tornou-se essencial acompanhar todo o ciclo de vida do colaborador. Para fazer isso, uma ferramenta como SAP SuccessFactors potencializa os ganhos para o departamento de Recursos Humanos e negócio em geral.

Essa é ferramenta ideal para guiá-lo nessa nova experiência em Recursos Humanos, pois coloca o colaborador de fato no centro dos processos e possibilita acompanhá-lo desde o recrutamento.

Na jornada rumo ao sucesso da gestão do capital humano, você precisa fazer escolhas certas e ter uma ferramenta completa ao seu lado — capaz de respeitar e cumprir o que chamamos aqui dos: 12 mandamentos do RH. Veja quais são:

1. ATRAIRÁS OS MELHORES TALENTOS

Atrair talentos exige ações concretas e bem planejadas. Trata-se de um dos grandes desafios de RH das empresas no mercado atual, que está muito competitivo e busca pelos melhores profissionais.

Para atraí-los, você precisa ir onde eles estão. SAP SuccessFactors contribui para uma abordagem certeira, além de agilizar e simplificar o processo de contratação. Cada passo é acompanhado pela ferramenta, que pode fornecer a orientação necessária na abordagem de novos colaboradores.

2. ENGAJARÁS EQUIPES PARA O SEU PROPÓSITO

Colaboradores engajados têm iniciativa para contribuir para o sucesso da empresa. Eles trazem paixão, energia e entusiasmo para a rotina de trabalho, pois são comprometidos, leais e automotivados.

Engajar é um processo que deve ser feito desde o começo do ciclo de vida do colaborador. Por isso, SAP SuccessFactors Onboarding reduz o tempo de integração e acelera seu desenvolvimento a partir de ações realizadas em três frentes: pessoas, processos e produtividade.

3. GERENCIARÁS DE MODO DESCENTRALIZADO

Para a empresa alcançar seus objetivos globais e específicos, ela deve contar com uma estrutura organizacional completa e composta, principalmente, por profissionais bem gerenciados e direcionados para tal.

SAP SuccessFactors Employee Central é a solução para administrar pessoas por meio de soluções descentralizadas — agilizando o dia a dia do RH. Possui recursos de autosserviço, para que os colaboradores não dependam de sua equipe para ter acesso rápido e preciso a certas informações.

4. GLOBALIZARÁS SUA GESTÃO

Locais ou globais, os negócios devem respeitar as particularidades e necessidades de cada região. Contudo, devem ser gerenciados de maneira integrada para que os colaboradores transitem entre as unidades sem maiores dificuldades.

SAP SuccessFactors Visa and Permits Management contribui para a automatização de processos como a e missão de vistos para os funcionários, verificando elegibilidade e autorizações — além de monitorá-los em tempo real.

5. CAPACITARÁS PESSOAS E FORMARÁS MULTIPLICADORES

Sua empresa pode trabalhar com ideias e processos modernos e bem planejados, no entanto esse conjunto só funciona se os colaboradores estiverem capacitados e atualizados em relação aos desafios atuais e futuros.

A solução SAP SuccessFactors Learning ajuda a criar o ambiente de aprendizagem ideal para levantar necessidades, formar multiplicadores e avaliar resultados por meio de abordagens flexíveis e abertas em ambientes corporativos estendidos.

6. IDENTIFICARÁS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO

A definição de metas envolve pensar estrategicamente, pois deixa claro o que a empresa deve alcançar e o período para tal. Também contribui para o aumento da produtividade, pois direciona a equipe para a finalidade desejada.

Nesse contexto, SAP SuccessFactors Performance & Goals é a ferramenta ideal para alinhar a estratégia organizacional e seus objetivos, além de melhorar continuamente a força de trabalho por meio de coaching, mentoring e feedbacks.

Esse gerenciamento de performance permite ainda melhores avaliações de desempenho, tornando-as precisas e identificando os talentos responsáveis pelos resultados acima da média.

7. RECONHECERÁS QUEM SE ESFORÇA

O reconhecimento profissional é motivador e promove conquistas, além de trazer benefícios para sua empresa. Dentre eles, está a equipe com foco direcionado para o sucesso da organização.

Para transformar a remuneração e os benefícios da força de trabalho em um componente-chave, SAP SuccessFactors Compensation faz esse gerenciamento seja parte de um programa maior e alinhado aos objetivos da companhia.

Os orçamentos de remuneração podem ser administrados com total precisão por meio dessa ferramenta, recompensando os colaboradores que estão realmente comprometidos com a empresa.

8. DESENVOLVERÁS COLABORADORES PARA SUCEDÊ-LO

Também é importante desenvolver os colaboradores em HCM, preparando-os para crescer dentro da organização. Em algum momento, seus líderes serão substituídos e somente uma força de trabalho preparada terá os sucessores ideais.

SAP SuccessFactors Succession and Development avalia, identifica, aprimora, engaja, motiva e retém esses talentos por meio de planos de desenvolvimento e oportunidades. Trata-se do suporte necessário para um crescimento sustentável e a longo prazo.

9. RESOLVERÁS DÚVIDAS DE MANEIRA SIMPLAS

Por mais claros que sejam os processos, os colaboradores também podem ter dúvidas. O contato deles com os analistas de RH pode ser simplificado por meio de um Help Desk rápido de ser acionado.

SAP SuccessFactors Employee Central Service Center tem uma interface simples e promove a melhoria na prestação de serviços em RH, pois oferece informações personalizadas e de acordo com as políticas da empresa.

10. REMUNERARÁS COM EFICIÊNCIA

A folha de pagamento também faz parte dos mandamentos do RH de sucesso, pois esse documento tem validade legal para comprovação de renda e atividade remunerada.

Gerenciá-la é um desafio diário, mas que pode receber auxílio do SAP SuccessFactors Employee Central Payroll, pois inicia o processo de automação e acelera o processamento da folha de pagamento — reduzindo as chances de risco e erro.

Destacamos ainda que a folha de pagamento, por meio dessa solução SAP SuccessFactors, pode ser monitorada em tempo real.

11. INTEGRARÁS PESSOAS PARA COLABOREM ENTRE SI

Cooperar, ajudar e participar fazem parte do processo de colaboração entre os funcionários de uma companhia de sucesso. Promover essas atitudes é um dos seus deveres, pois impulsiona os resultados da empresa.

SAP SuccessFactors Jam Collaboration é a ferramenta ideal para integrar os profissionais e, ao mesmo tempo, reforçar uma cultura de aprendizagem contínua e colaborativa por meio de processos de negócio e padrões de trabalho.

12. ANALISARÁS DADOS COM SAP SUCCESSFACTORS

Por último, mas não menos importante, o RH deve estar preparado para utilizar Big Data na HCM. Os dados produzidos pela própria organização oferecem insights e fatos que devem ser considerados na tomada de decisão.

Coletar, organizar e analisar dados é uma tarefa que SAP SuccessFactors Workforce Analytics faz com maestria, pois traduz eles em informações capazes de influenciar o ciclo de vida do colaborador e o destino da empresa.

A coleta de dados passa a ser automatizada, permitindo um rápido acesso para identificar riscos e oportunidades, Além disso, eles podem ser convertidos em relatórios personalizados.

Esses foram os 12 mandamentos do RH para a jornada rumo ao sucesso da gestão do capital humano. Todos podem ser alcançados por sua empresa, desde que ela tenha a ferramenta ideal para colocá-los em prática: SAP SuccessFactors.

Preparado para dar esse passo? Conheça as soluções em HCM da Castgroup para agilizar, aprimorar, integrar e gerenciar processos de RH!