O Business Intelligence (BI) remete a sua tradução livre no português, inteligência do negócio e está interligado com a análise dos dados sensíveis ao negócio e no auxílio para tomada de decisão com embasamento nestas análises. Permite que a estratégia empresarial seja definida de forma assertiva e com base em dados.

Por entregar melhores formas de tomar uma decisão, essa ferramenta está auxiliando empresas de todos os portes e setores na fundamentação da sua estratégia de negócio. Como exemplo, mesmo que um novo produto ou serviço possuam as ferramentas que a empresa julgue relevantes para o mercado, não é certeza de que será um sucesso – e aí entram as análises do Business Intelligence.

 

O QUE É O BUSINESS INTELLIGENCE?

De forma direta, é todo o processo de coleta, aquisição dos dados importantes ao negócio com a sua posterior organização e análise. Este processo também conta com o compartilhamento e monitoramento desta análise afim de se gerar indicadores que auxiliem na tomada de decisão e no gerenciamento correto da estratégia do negócio.

Continuando com o exemplo citado acima, a utilização do Business Intelligence impede o famoso “chute”. Com base nos dados, a empresa poderia afirmar quais as ferramentas que realmente seriam relevantes para o mercado além de alinhar o seu produto com a expectativa dos seus usuários. Outro ponto importante é a verificação do julgamento da equipe de desenvolvimento, indicando ajustes que podem ser feitos para que a estratégia de lançamento do produto ou serviço seja de sucesso.

Sustentação

A ligação do BI com o Big Data

Os processos de Business Intelligence têm total relação com as práticas de Big Data. Inclusive a sua criação é considerada como uma evolução para explorar e analisar as informações armazenadas pela empresa. Esta análise consegue desenvolver percepções que são importantes ao negócio, além de melhorar o entendimento do mercado e de como a empresa está se posicionando neste mercado.

Uma boa estrutura de BI deve contar com uma boa política de armazenamento e gestão de dados por meio dos conceitos de Big Data, um bom entendimento do negócio e uma boa estrutura de tecnologia da informação como um todo.

E COMO APLICAR O BUSINESS INTELLIGENCE DE FORMA EFETIVA?

A aplicação do Business Intelligence permite que a empresa obtenha a identificação do que está ocorrendo em conformidade e o que não está ocorrendo de forma adequada dentro da organização. Esta análise ampla dos dados da empresa acontece por meio das informações do negócio e permitem um amplo termômetro do que está ocorrendo – inclusive quando a análise não é o que se espera.

Como exemplo, caso o gestor já possua conhecimento sobre determinada informação passada pela ferramenta de Business Intelligence, deve-se revisar de forma geral a aplicação da tecnologia. Não é de fato um erro, mas é necessário avaliar onde melhorar o fluxo informacional para sempre ter informações precisas sobre a estratégia do negócio.

O cruzamento de informações para melhorar o Business Intelligence

O cruzamento de informações entre os diversos setores da empresa pode melhorar consideravelmente as análises feitas pela ferramenta de Business Intelligence, principalmente por meio de uma fonte centralizadora que agrega os dados das mais variadas fontes. Além disso, permite também que a tomada de decisão seja feita de forma ágil e que integre os diferentes setores da empresa.

O ponto principal do cruzamento de informações é transformá-las em conhecimento e então este conhecimento em alguma forma de vantagem competitiva para o negócio. Quando se possui dados sobre todas as áreas, pode-se entender o impacto de cada uma perante a estratégia empresarial – e realizá-la em pouco tempo, de forma rápida e fácil.

Impacto positivo na gestão de riscos

A gestão de riscos também é uma das áreas de negócio onde é possível aplicar uma ferramenta de Business Intelligence com sucesso, permitindo que ações preventivas e corretivas sejam tomadas. Auditorias internas, treinamentos especializados do corpo de profissionais são alguns dos exemplos de medidas preventivas que podem ser tomadas de acordo com a gestão de riscos e com os indicadores da ferramenta de BI.

Como exemplo, a gestão de risco no setor de logística pode ser amplamente aprimorada a partir de uma análise e identificação dos fornecedores da cadeia produtiva e do negócio como um todo. Além de identificar pontos de correção neste setor, também pode ser capaz de mostrar oportunidades de atualização e inovação, como uma nova rota que se mostra mais eficiente ou até um novo local para instalação de uma fábrica, por exemplo.

Uma plataforma em BI para auxiliar o seu negócio

Para aplicar o BI de forma efetiva é necessário a utilização de uma ferramenta de agrupamento e geração de dashboards com os insights importantes ao negócio. O surgimento das ferramentas que oferecem o chamado BI “On-demand” ou BI “self-service” impulsiona enormemente a aplicação dos conceitos e obtenção dos ganhos ao se realizar um Business Intelligence de forma rápida e fácil.

Uma boa plataforma de BI consegue oferecer o poder de criação de dashboards interativos e que fornecem uma visão macro do negócio, facilitando a geração de insights úteis para a detecção de oportunidades de melhoria ou lacunas. Outro ponto importante de uma boa ferramenta de BI é o impacto na compreensão dos processos empresariais de uma forma geral. Mais ganhos podem ser destacados, como:

  • Fim das planilhas excel – uma fonte única de dados, de verdade!;
  • Tomada de decisão com base em dados e de forma concisa;
  • Coleta os dados de diversas fontes diferentes (como o ERP, CRM e etc) facilitando a interpretação desses dados espalhados pelos diferentes sistemas da empresa;
  • Dashboards com uma visão completa dos negócios;
  • Melhoria na produtividade da equipe a partir de uma visão macro da empresa;
  • Insights em tempo real, em qualquer hora e qualquer lugar a partir da utilização de uma boa ferramenta de BI que oferece uma maior interatividade e a capacidade de ser responsiva.

SAIBA MAIS!

O Business Intelligence é uma ótima tecnologia e que quando aplicada acarreta em melhores indicadores e decisões mais assertivas para a empresa, com base nos seus dados e nas suas características perante o negócio e perante os seus concorrentes. Quando utilizada de forma efetiva, permite que os benefícios sejam sentidos pelos diferentes setores, melhorando também a integração das informações como um todo. Continue acompanhando nosso blog para saber mais!

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