As métricas, também chamadas de KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho), fornecem dados indispensáveis para o sucesso de qualquer estratégia, pois permitem analisar seus resultados com precisão — inclusive em RH.

Quando se trata de gestão de pessoas, a mensuração desses dados possibilita identificar se o planejamento da organização está ou não sendo cumprido. Eles ainda indicam quando há a necessidade de se fazer mudanças para alcançar os objetivos.

Na área de Recursos Humanos, auxilia o gestor de pessoas para trabalhar em favor do equilíbrio das necessidades da equipe com as demandas organizacionais. Por isso, é fundamental saber como gerenciar e monitorar as métricas.

DESCOBRINDO OS KPIS IDEAIS PARA O SEU RH

O primeiro passo para gerenciar e monitorar as métricas é entender quais delas podem fazer sentido para a realidade da sua empresa. Cada organização tem as suas particularidades, portanto os KPIs tendem a ser diferentes.

Conheça as métricas

Saiba quais têm potencial para medir o desempenho do negócio. Lembre-se de que o indicador de uma companhia pode não ser, necessariamente, o ideal para a sua.

Defina objetivos e metas

Após entender a realidade da sua corporação, defina objetivos e metas que estejam relacionados aos indicadores escolhidos.

Estabeleça uma periodicidade para a medição

Comprometa-se a coletar os resultados com frequência para entender como está a evolução da empresa.

Faça uma revisão dos KPIs

Os KPIs devem ser revisados periodicamente, pois a dinamicidade do mercado é variável e fatores internos e externos podem afetar o negócio ao longo do ano.

Utilize um software adequado

SAP SuccessFactors faz a análise de dados dos colaboradores da sua empresa. Trata-se de uma solução moderna e muito eficiente para:

  • Encontrar os candidatos alinhados com o que cada vaga precisa;
  • Estabelecer uma relação mais transparente e os colaboradores e os objetivos estratégicos da organização;
  • Identificar os fatores que geram maior satisfação, bem-estar e produtividade na força de trabalho;
  • Aprimorar os planos de onboardingtreinamento e desenvolvimento de talentos.

CUIDANDO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS MÉTRICAS DE RH

O próximo passo para gerenciar e monitorar os KPIs de RH envolve a implementação deles. Quando essas métricas são inseridas no ambiente de trabalho, requerem necessariamente novos mecanismos de controle.

Trata-se de algo simples, mas que nem sempre é explorado pelas organizações da maneira correta. Se a implementação das métricas não é suficientemente explicada para os colaboradores, acaba gerando ruídos, desconfortos e até conflitos.

Por esse motivo, o gerenciamento correto dos KPIs envolve uma implementação transparente para todos. A comunicação entre líderes e gestores deve contribuir para que todos entendam os motivos da adoção dessa metodologia.

É importante que o RH explicite os motivos que baseiam a adoção das métricas, apresentando as vantagens que acompanham esse processo:

  • Maior conhecimento sobre o negócio;
  • Alta capacidade de adaptação para as necessidades do mercado;
  • Construção de novas metas e objetivos e adequação das existentes;
  • Análise constante dos resultados;
  • Objetividade nas avaliações.

Outro ponto relevante diz respeito ao treinamento dos colaboradores da área de Recursos Humanos para que sejam capazes de utilizar os dados de maneira simples e efetiva.

ATRELANDO OS KPIS DE RH ÀS METAS

A gestão das métricas só será efetiva quando atender às necessidades estratégicas da companhia. Sendo assim, os indicadores precisam acompanhar as metas organizacionais para projetarem o prazo de cumprimento.

Como as métricas servem de base para criar metas, isso favorece um ambiente orgânico para que a equipe de RH as monitore constantemente. Assim que o analista notar um crescimento na rotatividade, pode estabelecer uma nova meta para reduzi-lo.

MONITORANDO OS RESULTADOS SISTEMATICAMENTE

Todo esforço para escolher, gerenciar e difundir as métricas de RH entre os colaboradores não pode ser em vão. A periodicidade para monitorar os KPIs não deve ser longa demais, pois isso afeta a capacidade da empresa de reagir rapidamente.

Os dados podem ser colhidos instantaneamente com o auxílio de um software, portanto faz sentido acompanhar a variação dos índices com bastante frequência.

Mudanças pontuais podem causar impactos imediatos. Reconhecê-los é uma tarefa importante, pois possibilita a identificação de tendências.

O monitoramento rotineiro das métricas de RH é uma medida preventiva que fornece agilidade tanto na correção de problemas quanto na expansão de soluções capazes de aumentar a satisfação e a produtividade dos colaboradores.

Vale ressaltar que as ações adotadas a partir da identificação de qualquer tendência podem levar algum tempo até que os efeitos desejados sejam visíveis.

DETERMINANDO CICLOS PARA GERENCIAR AS MÉTRICAS

O gerenciamento de KPIs deve estar sempre voltado para resultados consistentes com capacidade de impacto a longo prazo.

Os ciclos de análise dos medidores precisam ser capazes de alimentar o balanço global das ações em diversos períodos, pautando o que for necessário para alcançar os resultados desejados pela gestão.

Com o tempo, adquire-se um histórico capaz de determinar o período para o próximo ciclo de medições. Ele também pautará novas metas, adequando-as à realidade da organização.

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Gerenciar e monitorar métricas de RH permitem transformar os dados da companhia em valor comercial e empoderam a empresa de modo inteligente.

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Aliás, a tecnologia pode ir além e contribuir com o desenvolvimento de soft skills. Neste artigo você descobre como isso ocorre e de que maneira as competências comportamentais são identificadas nos profissionais.